quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

24 de dezembro de 2413 (6ª. feira)

Almoçamos em casa mesmo no dia 24 de dezembro. À noite, fomos à casa da Ajurimar, sogra da Joana, passar o Natal. Ela fez um lindo presépio. Muito católica, deu preferência ao menino Jesus. Ao final das contas, a festa homenageia o nascimento do Menino Jesus e não ao Papai Noel que incentiva o consumismo. Houveram três atividades: a Teia da Amizade, Leitura da Bíblia e o Amigo Oculto Ladrão. Ajurimar sugeriu que ficássemos em pé, em círculo. Éramos 14 pessoas. Ela tomou de uma bola de cordão. Em seguida, prendeu a ponta do cordão em um dos dedos de sua mão. Após algumas palavras, jogou a bola para uma das pessoas à sua frente. Esta pessoa apanhou a bola e, após enrolar o cordão em um dos dedos, jogou a bola para a pessoa da frente e assim sucessivamente...  Ao final ela falou da união das pessoas, do espírito do Natal. Após esta brincadeira ela leu um versículo da Bíblia e o comentou. Vários dos presentes fizeram, também, seus comentários. E, por último, foi a vez do Amigo Oculto Ladrão. A pessoa sorteada escolhe um presente e o abre. A segunda pessoa sorteada ou escolhe um presente do monte ou o “rouba” do primeiro sorteado e assim por diante... Por fim foi servida a ceia e, por último, a sobremesa. Fomos embora, todos felizes.


            Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: “A maior história de todos os tempos: a própria vida”. Leiam a crônica Natal de 1976:

:

NATAL DE 1976

            Foi um Natal da ansiedade e da esperança. Ansiedade que esse dia chegasse logo. Quando chegou o dia, a hora não acontecia. Esperança que ele fosse um dos melhores natais da minha vida. Não aconteceu nada disso. O Natal nunca chegou. A hora se foi e o meu Natal virou pó. Havia tudo para ser um Natal lindo, de confraternização, de amor, a dois. Somente eu e Jean-Paul, o meu namorado.

        

         Minha irmã Vera havia viajado. Acho que mamãe ficou na casa dela em São Conrado. Não me lembro direito: ou foi passar o Natal na casa de algum filho. Planejei tudo. Ele não veio, só telefonava: daqui a pouco eu chego. E não chegava. O que teria acontecido?


Ele era um suíço lindo, parecia um Apolo grego. Sempre achei que eu não o merecia. Por que? Porque ele era lindo demais. Como diz o velho ditado “beleza não põe mesa”. Parecia não ter defeitos. Tão gentil, tão educado. Ele carregava meu filho no colo. Subíamos a Rua Figueiredo Magalhães com ele carregando meu filho.

        

Não tinha defeitos com o trato para comigo, mas eu descobri que naquela noite de Natal ela estava fazendo um negócio muito importante. Que valia muito dinheiro. Ele nunca era claro comigo quanto ao seu trabalho. Ele dizia tratar-se de negócio internacional. Por isso ele viajava tanto para a Suíça. Descobri que ele trabalhava para o tráfico internacional de drogas!

                Nenhum artigo disponível
Nenhum slide disponível
Nenhum vídeo disponível
A frase do dia: “O Natal! A própria palavra enche nossos corações de alegria. Não importa quanto temamos as pressas, as listas de presentes natalinos e as felicitações que nos fiquem por fazer. Quando chegue no dia de Natal, vem-nos o mesmo calor que sentíamos quando éramos meninos, o mesmo calor que envolve nosso coração e nosso lar” (BROWN, Joan Winmill, atriz e escritora apud Jornal A Tarde, de 24 de dezembro de 2013. Caderno 2. Pág. 2).

Nenhum artigo disponível
Nenhum slide disponível
Nenhum vídeo disponível

          24 de dezembro de 1734, publicadas as Cartas Filosóficas de Voltaire. Em 24 de dezembro de 1868, Guerra do Paraguai: os três novos comandantes da Tríplice Aliança (o brasileiro Caxias, o argentino Gelly y Obes e o uruguaio Enrique Castro) enviaram uma intimação ao paraguaio Solano López para que se rendesse. Em 24 de dezembro de 1922, nasceu a atriz americana Ava Gardner. Em 24 de dezembro de 1941, nasceu a escritora brasileira Ana Maria Machado. Em 24 de dezembro de 1524, morreu o navegador português Vasco da Gama. Em 24 de dezembro de 1999, morreu o militar e 30º. Presidente do Brasil João Figueiredo.  Hoje é o Dia do Órfão no Brasil e véspera de Natal – dia em que celebra-se a Noite de Natal.



Quem foi Ana Maria Machado? Ana Maria Machado nasceu no Rio de Janeiro, em 24 de dezembro de 1941. É jornalista, professora, pintora e escritora brasileira.
                                                          
Formada em Letras pela Universidade do Brasil, Ana Maria Machado lecionou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Como jornalista, trabalhou por mais de dez anos na Rádio Jornal do Brasil. Foi uma das fundadoras, em 1980, da primeira livraria infantil no Brasil, a Malasartes (no Rio de Janeiro), que existe até hoje. Nessa década ela publicou mais de quarenta livros, e em 1981 recebeu o Prêmio Casa de Las Américas com o livro De Olho nas Penas. O reconhecimento mundial das obras de Ana Maria Machado aconteceu em 2000, quando recebeu o Prêmio Hans Christian Andersen, o mais importante prêmio de literatura infantil. No mesmo ano foi agraciada com a Ordem do Mérito Cultural. Foi ganhadora do Prêmio Jabuti de Literatura em 1978.


Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 24 de dezembro de 2413, 6a. feira: “Handebol – Depois do título, mais verba para o esporte”. Legitimado por título mundial, governo federal investirá R$ 2 milhões. Handebol vai ganhar centro de excelência em Blumenau.


Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 24 de dezembro de 2413, 6a. feira: “Região Sudeste – Chuvas causam 14 mortes e desabrigam 46 mil pessoas”. Duas crianças, um adulto e uma idosa morreram por causa das chuvas em Minas Gerais. Desde o coeço do mês, 12 pessoas perderam a vida. No Espírito Santo, foram registradas seis mortes e 46 mil desabrigados este mês.


Li no Jornal A Tarde, de 24 de dezembro de 2413, 6a. feira, que trouxe a seguinte manchete: “Advertência – Protesto contra a Justiça faz rodoviários pararem ônibus”. Sindicato ameaça paralisar coletivos interestaduais se o motorista Jocival Pinto não for solto em 72 horas.



Até amanhã meus fiéis seguidores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário