segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

21 de dezembro de 2013 (sábado)

Hoje é o aniversário de meu neto João Fernando. Ele está fazendo 14 anos. É muito inteligente. Sabe cada coisa de informática! Também desde os três anos de idade que mexe em um computador. Telefonei para ele neste dia, pois ele mora no Rio de Janeiro e eu em Salvador. Fui almoçar no Restaurante Marinata, aqui perto, no bairro Stiep. Em pensamento dediquei este almoço para ele. Eu e Joana tomamos água de coco e Thiago tomou cerveja Bohemia. Como entrada comemos pane di aglio (pão de alho) e como prato principal fillet mignon empanado com parmesão, molho branco e bacon. Depois fui ao Supermercado G. Barbosa e comprei alface, ameixas frescas, chocolate granulado, confeitos, cravo, fermento, kits de bolas, maçã, mamão, pêssego, manga, nectarina, palito, panetones, papai noel de 30cm, pera, pimentão, ricota, salsa, uva, Hoje é o dia mais longo de nosso hemisfério e a mais curta noite. Já no hemisfério norte se dá o contrário.


            Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: “A maior história de todos os tempos: a própria vida”. Leiam a crônica Eu já sei escrever:

EU JÁ SEI ESCREVER


         João Fernando estava com três anos. “Vovó eu já sei escrever LIGA e DESLIGA”. Eram palavras difíceis para quem está aprendendo as primeiras letras. Mas nem isso ele estava. Ele estava na escola, mas ainda não estava na alfabetização. Estranhei saber que ele conhecia estas palavras e ainda sabia escrevê-las.


 – Como é isso? Você sabe mesmo?

 – Quer ver? Respondeu-me ele.


Pegou o lápis com muita propriedade – e quase encostando o nariz no papel – fez dois quadrados, bem feitinhos. Dentro do primeiro quadradinho escreveu com letras de forma grandes ON e no outro escreveu OFF. Ele não só escreveu como fez uma “translation” do inglês para o português mostrando como sabia exatamente o significado destas palavras.


Assim foi me surpreendendo pela vida afora.


         Nenhum artigo disponível
Nenhum slide disponível
Nenhum vídeo disponível
A frase do dia: “A influência exercida sobre nossa alma, pelos diferentes lugares, é uma coisa digna de observação” (BALZAC, Honoré de Balzac, escritor francês apud Jornal A Tarde, de 25 de outubro de 2013. Caderno 2. Pág. 2).

Nenhum artigo disponível
Nenhum slide disponível
Nenhum vídeo disponível

          21 de dezembro de 1903, primeira edição do Prêmio Goncourt de literatura francesa. Em 21 de dezembro de 1937, filme Branca de Neve e os Sete Anões, de Walt Disney, estreou nos cinemas norte-americanos. Em 21 de dezembro de 1859, nasceu o poeta simbolista Gustave Kahn. Em 21 de dezembro de 1876, nasceu o político australiano Jack Lang. Em 21 de dezembro de 1679, morreu o poeta português Bocage. Em 21 de dezembro de 1980, morreu o dramaturgo e escritor brasileiro Nelson Rodrigues.  Hoje é o Dia do Atleta.

 

Quem foi Bocage? Manuel Maria de Barbosa l'Hedois du Bocage nasceu em Sétubal, Portugal, em 15 de setembro de 1765 e morreu em Lisboa, em 21 de dezembro de 1805. Foi um poeta português e, possivelmente, o maior representante do arcadismo lusitano. Embora ícone deste movimento literário, é uma figura inserida num período de transição do estilo clássico para o estilo romântico que terá forte presença na literatura portuguesa do século XIX.
                                             Monumento de Bocage em Setúbal (estátua)
                                                                          
                                                        Autorretrato

Retrato gravado a buril e água-forte por Joaquim Pedro de Sousa
Magro, de olhos azuis, carão moreno,
Bem servido de pés, meão na altura,
Triste de facha, o mesmo de figura,
Nariz alto no meio, e não pequeno;
Incapaz de assistir num só terreno,
Mais propenso ao furor do que à ternura;
Bebendo em níveas mãos, por taça escura,
De zelos infernais letal veneno;
Devoto incensador de mil deidades
(Digo, de moças mil) num só momento,
E somente no altar amando os frades,
Eis Bocage, em quem luz algum talento;
Saíram dele mesmo estas verdades,
Num dia em que se achou mais pachorrento.

Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 21 de dezembro de 2113, sábado: “Imposto – IPVA de veículos usados na Bahia terá queda média de 55 em 2014”. Os proprietários de veículos na Bahia vão pagar, em média, 5% a menos no Imposto sobre Propriedade de Veículos Autônomos (IPVA), em 2014.


Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 21 de dezembro de 2113, sábado: “Chuva – Alagamentos travam Salvador”. Uma cratera se abriu na BR-235, em Uauá, e causou duas mortes, após tragar um caminhão e um automóvel. A ocupante do carro foi jogada para fora e arrastada pelo rio Vaza-Barris. Pé-d’água: volume de chuva registrado pela Defesa Civil foi de 57 milímetros.


Li no Jornal A Tarde, de 21 de dezembro de 2113, sábado, que trouxe a seguinte manchete: “Imposto – Redução Média do IPVA 2014 é de 5%”.

Uma boa notícia que deu no Jornal Folha de S. Paulo, de 21 de dezembro de 2113, sábado: “Esporte – Pela 1ª. vez, Brasil chega à final do Mundial feminino de handebol”. Brasil vence e disputará final inédita amanhã. Com técnico dinamarquês, seleção feminina bate Dinamarca. A vitória por 27 a 21 em Belgrado, na Sérvia, foi o penúltimo degrau na recente escalada na seleção brasileira rumo no topo da modalidade.


Uma notícia ruim que deu no Jornal Folha de S. Paulo, de 21 de dezembro de 2113, sábado: “Dilma terá a menor alta de PIB em ano eleitoral desde 2002”. O Banco Central prevê alta de 2,3% na produção e na renda do país – o PIB – no período de 12 meses até setembro de 2014. Ao tentar se reeleger, a economista Dilma Roussef enfrentará a pior taxa de crescimento em ano de eleições presidenciais desde 2002.


Li no Jornal Folha de S. Paulo, de 21 de dezembro de 2113, sábado, como principal manchete de capa: “IPTU não terá aumento em 2014”. Haddad perde no STF e desiste de elevar o tributo na cidade de São Paulo, haverá somente reajuste segundo a inflação.

Fiz palavras cruzadas e sudoku.

Até amanhã meus fiéis seguidores!

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário