quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

07 de dezembro de 2013 (sábado)

           Hoje fez 29 graus. O tempo às vezes fechava, às vezes ficava alegre, com sol. Choveu em outras partes da cidade, não onde eu moro. De manhã fomos ao apartamento de Joana. As obras já estão bem adiantadas e depois fomos ao Shopping Paralela comprar os presentes do César e do Thiago. No meu aniversário César me deu um bom presente e como eu vou passar três dias em Brasília, não custa levar um mimo. Para Thiago, porque hoje é o aniversário dele. Depois fomos almoçar no Rancho do Cupim. Pedimos como entrada bolinhos de bacalhau. Almoçamos trio nordestino (aipim, queijo coalho e carne-de-sol desfiada) e picanha. À noite, Thiago e Joana foram a um barzinho comemorar o aniversário dele com os amigos.


             Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: “A maior história de todos os tempos: a própria vida”. Leiam a crônica Os Insetos da letra P:

OS INSETOS DA LETRA P

 

         Convivi com vários insetos: não me acostumei e não gostei deles. Convivi com percevejo, pernilongo, piolho, pirilampo e pulga. Há outros insetos e bichos que não começam com a letra P, que terei a oportunidade de falar em outra ocasião. O choro e o grito dos ratos, andando, correndo e dançando acima de nossas cabeças... o zunido dos pernilongos... o caminhar e o pular dos piolhos... o saltitar das pulgas... o fedor dos percevejos e a luz dos pirilampos ...tudo são lembranças!

O percevejo me parece ser o pior deles. É picador-chupador. Exala um cheiro horrível. Esse odor é para se defender dos inimigos. Ele tem asas. É pequeno, mas após sugar o sangue fica grande, inchado e enrijecido. Após a picada ele vai para o seu esconderijo: as dobras do colchão. Fica por ali vários dias digerindo o alimento. Só sai dali para se alimentar de novo. Quando os percevejos picam, injetam um líquido que causa irritação, inflamação, coceira e transmissão de doenças.

Os pernilongos, ou muriçocas, como são chamados aqui em Salvador, são insetos que se alimentam de sangue, parasitando outros animais, inclusive o homem. Aquele zumbido horrível em nossos ouvidos é irritante. E a coceira? As marcas que deixam por todo o corpo que levam dias e dias para desaparecerem... O zumbido da fêmea é produzido pelo bater das asas de até 600 vezes por segundo. O pernilongo macho não pica... quem pica é a fêmea.

Os piolhos coçando a nossa cabeça, arranhando o couro cabeludo, saltitando aqui e ali, algumas vezes eu os adquiri na escola. Minhas tias (Ciria e Terezinha) me colocavam no colo e os catava. Às vezes ficávamos quase a tarde toda naquela catação. E era difícil de exterminá-los.

Os pirilampos (ou vaga-lumes) são do bem. São lindos, emitem focos de luz, que iluminavam nossas noites. Geralmente têm três fachos de luz. Eles se alimentam de vegetais e de outros insetos. Apenas os machos são alados. Desses insetos eu sinto saudades.

            A pulga doméstica, que põe ovos pelas frestas e móveis da casa, pode sobreviver na forma de larva durante anos, sem alimento. Ela simplesmente espera até que um novo hospedeiro chegue e, então, completa rapidamente o último estágio de seu desenvolvimento para a forma adulta, aparecendo para se alimentar do sangue do recém-chegado. Cada 1 pulga adulta bota por dia de 30 a 50 ovos, logo, para cada 5 pulgas que você vê em cães e gatos, existem 95 se desenvolvendo no ambiente sem que você veja. Elas saltam até 120 vezes a sua altura, rodopiando do ar para o solo, com as garras em forma de gancho prontas para se grudarem na pele.
        
Para matar os percevejos primeiro mamãe colocou querosene. Não resolveu. Eles eram muitos, muitos... Depois colocou veneno. Não sei como não nos intoxicamos. Mas resolveu!

Nenhum artigo disponível
Nenhum slide disponível
Nenhum vídeo disponível
A frase do dia: “Todos temos essa mesma alteração de humor. Há manhãs tristes e aziagas” (ASSIS Machado de, escritor brasileiro apud Jornal A Tarde, Caderno 2, de 31-10-13. Pág. 2).



07 de dezembro de 1988, o primeiro transplante simultâneo bem-sucedido de coração e pulmão em um único receptor foi realizado em São Paulo. Em 07 de dezembro de 1998, Boris Yeltsin, recuperando-se de uma pneumonia, saiku do hospital por três horas e demitiu vários de seus principais ajudantes. Em 07 de dezembro de 1937, nasceu o poeta português Ary dos Santos. Em 07 de dezembro de 1964, nasceu a atriz brasileira Roberta Close. Em 07 de dezembro 1848, morreu o dramaturgo e diplomata brasileiro Martins Pena. Em 07 de dezembro de 1947, morreu o jornalista, professor e poeta brasileiro Carlos de Laet. Hoje é comemorado o Dia do Oficiral de Justiça e Dia Internacional da Aviação Civil.


Quem é Roberta Close? Roberta Close, nome artístico de Roberta Gambine Moreira nasceu no Rio de Janeiro, em 7 de dezembro de 1964. É uma atriz brasileira. Nascida Luís Roberto Gambine Moreira, teve seu nome, bem como gênero, alterados em 10 de março de 2005 pela 9ª Vara de Família do estado do Rio de Janeiro, sendo uma das mais conhecidas transexuais do Brasil.

Em 1984, Roberta Close foi a vedete do carnaval carioca. Foi a partir dessa época que se sucederam as inúmeras aparições na imprensa, pode-se dizer que o auge do sucesso aconteceu quando a revista Playboy estampou-a na capa da edição de maio de 1984. Pela primeira vez na história do periódico, a principal atração não era uma belíssima mulher, mas um "homem". A chamada da capa da revista era: "Incrível. As fotos revelam por que Roberta Close confunde tanta gente". Entretanto, conforme cita o jornal virtual ´´Último Segundo,"esse homem era na verdade uma belíssima mulher transexual, e a revista obviamente não mostrou fotografias da sua genitália". Foi também capa das revistas Ele & Ela, na edição 184 (setembro de 1984), Manchete, Sexy, Amiga e Contigo e da própria revista Close de onde saiu seu nome artístico 

                                                                          (http://pt.wikipedia.org/wiki/Roberta_ Close).


Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 07 de dezembro de 2013, sábado: “Imobiliário – Construtoras dão presentes para quem comprar imóvel”. Em clima de Natal, construtoras tentam atrair clientes com descontos altos, vaga extra de garagem, viaem internacional e outros mimos.

 Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 07 de dezembro de 2013, sábado: “Ensino Superior – MEC suspende 16 vestibulares na capital e mais cidades”. O Ministério da Educação suspendeu o vestibular de 16 cursos superiores em sete cidades baianas – 12 poderão reabrir em 2014 e quatro só em 2015.


Li no Jornal A Tarde, de 07 de dezembro de 2013, sábado, que trouxe a seguinte manchete: “Futebol – Sorteio da Copa favorece Brasil e Bahia na primeira fase”. Os bons ventos da Costa do Sauípe favoreceram a seleção brasileira e a Bahia no sorteio que definiu os jogos da primeira fase da Copa de 2014. Os jogadores terão como rivais a Croácia, o México e Camarões, equipes de nível médio”.


Uma boa notícia que deu no Jornal Folha de S. Paulo, de 06 de dezembro de 2013, sábado: “Mundo – Países e líderes ressaltam legado pacifista de Mandela”.  Personalidade mundial, Nelson Mandela provocou manifestações por todo o planeta com sua morte.


Uma notícia ruim que deu no Jornal Folha de S. Paulo, de 06 de dezembro de 2013, sábado: “Mercado – Consumidor já paga 4% mais pela gasolina em SP”. Os combustíveis subiram acima do esperado nos postos de São Paulo. Uma semana após o reajuste da Petrobras na refinaria, o consumidor já paga, em média, 3,6% mais pela gasolina.

Li no Jornal Folha de S. Paulo, de 06 de dezembro de 2013, sábado, que trouxe a seguinte manchete: “Poder – Justiça veta privilégios a presos do mensalão”.  A Justiça determinou que os presos do mensalão em Brasília tenham regime de visitas igual ao dos demais detentos.

Até amanhã meus fiéis seguidores!


Nenhum comentário:

Postar um comentário