domingo, 15 de dezembro de 2013

13 de dezembro de 2013 (6a. feira)

            Fui à Multiclin fazer o exame de imagem Eco Coler Dopper de Carótidas e Vertebrais. Carótidas são grandes veias que passam pelo pescoço e vão irrigar a cabeça. Fiz o exame e o bom é que deram o resultado na hora. Há ausência de trombos ou compressões extrínsecas. Placas fibrolipídicas obstruindo ramos internos <50%. O que quer dizer isto? Isto quer dizer que há placas gordurosas obstruindo menos que 50% da veias. Se houver um entupimento das mesmas, pode dar o AVC ou até óbito. Como se vê o resultado não é tão assustador assim. 4ª. feira vou levar ao neurologista para dar olhada neste exame, na tomografia do crânio, mapeamento do cérebro, hemograma completo e vectoeletronistagmografia computadorizada. Continuo com bastante tontura, com pequenas melhoras à tarde e volta piorar à noite.
           
            Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: “A maior história de todos os tempos: a própria vida”. Leiam a crônica O Aniversário:
:

O ANIVERSÁRIO

 

Eu estava toda alvoroçada porque ia a uma festa. Nunca havia participado de nenhuma e eu sabia que festa era uma coisa boa e alegre. Nós havíamos sido convidados para ir ao aniversário de nossa prima Luciene, que morava no Bairro Amambaí. Papai achava que era coisa de burguês. Festa não era coisa para nós. Nós tínhamos que estudar e trabalhar. É para isso que nascemos. Mas eram os cinco anos da Luciene!


Corria o ano de 1956. Não sei com quem fomos. Talvez tenha sido com tia Lucila. Não me lembro da minha mãe lá. Eu fiquei deslumbrada com o bolo, que tinha uma princesa em seu topo. E a mesa de doces e salgados? Aquilo para mim era um conto de fadas. Achei tudo tão lindo e maravilhoso! Era um encantamento só. E a Luciene estava tão alegre, que pinotava de um lado ao outro.


Seu vestido era rosa, rodado, com babados. Parecia o de uma princesa. Eu nunca tinha visto princesa... mas eram as dos contos de fadas que eu lia e me encantava (eu lia muito). Tinha um enorme laço de fita na cabeça que a embelezava ainda mais. Para mim, aquela foi uma tarde de poesia, de uma coisa do outro mundo. Que festa! Brigadeiros, docinhos de coco, de leite, bombons... Aquilo tudo enchia meus olhos.


Vendo hoje as festas de criança são superproduções. Mas para mim aquela foi a melhor e maior festa que já fui!


Nenhum artigo disponível
Nenhum slide disponível
Nenhum vídeo disponível
A frase do dia: “As coisas que as pessoas mais querem saber nunca são da conta delas” (SHAW, George Bernard, jornalista e dramaturgo irlandês apud Jornal A Tarde, de 13 de dezembro de 2013. Pág. 2).



13 de dezembro de 1865, Guerra do Paraguai declarou guerra ao Brasil. Em 13 de dezembro de 2003, depois de vários meses sem paradeiro conhecido Saddam Hussein foi localizado escondido das tropas aliadas num abrigo subterrâneo.  Em 13 de dezembro de 1814, nasceu a precursora da enfermagem no Brasileiro Ana Nery. Em 13 de dezembro de 1912, nasceu o músico brasileiro, conhecido como “rei do baião” Luís Gonzaga. Em 13 de dezembro de 1603, morreu o matemático francês François Viète. Em 13 de dezembro de 1902, morreu o terceiro presidente do Brasil Prudente de Morais. Hoje é o Dia da deusa solar Lucina, na Suécia, com características similares às Santa Lúcia do catolicismo, Dia de Santa Luzia, Dia do Cego e do Oculista, Dia do Marinheiro e Dia do Pedreiro.


Quem foi a deusa solar Lucina? Lucina – ou Lucetia – era a deusa luminosa dos sabinos (povo montanhês da Itália), reverenciada em um imponente templo (erguido na colina Esquiline em 735 a.C.) e representada como uma jovem cercada de luz, segurando nas mãos uma tocha e um prato de oferendas (patera). Posteriormente foi considerada um aspecto da deusa Juno e honrada como a padroeira dos partos por propiciar o ato de “dar à luz”. Com o passar do tempo, outro aspecto de Juno – Eileithia, cultuada em Creta – assumiu esta regência nos seus aspectos de Natio, padroeira dos nascimentos e Lucina, deusa da luz. O culto de uma deusa padroeira da luz solar é muito antigo, oriundo dos países nórdicos e bálticos, que celebravam no solstício de inverno o nascimento da criança solar e honravam sua parteira, a Mãe da Luz (Acessado em 15/12/2013. http://www.teiadethea. org/?q=node/155).




Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 13 de dezembro de 2013, 6a. feira: “Show – Ivete faz a festa na Arena Fonte Nova”. Com expectativa de público de 40 mil pessoas, cantora grava DVD na Fonte Nova para festejar 20 anos de carreira. Amanhã é dia de Ivete.


 Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 13 de dezembro de 2013, 6a. feira: “Mortes em Ondina – Médica depõe e diz que não se lembra de acidente”. A médica Katia Vargas disse, em depoimento, não se lembra do acidente que causou a morte de Emanuel e Emanuelle Gomes, em Ondina. Até o dia 19, o juiz Moacyr Lima Filho decidirá se ela irá a júri popular e se ela continua presa ou não.


Li no Jornal A Tarde, de 13 de dezembro de 2013, 6a. feira, que trouxe a seguinte manchete: “Sem verbas – Greve de vigilantes causa apagão cultural”. Vi por causa da greve de vigilantes da empresa NS Segurança, que presta serviços ao estado. Os salários estão atrasados há cinco meses. O Ipac informou que desde agosto aguarda verba da Secretaria da Cultutra, que, por sua vez, espera repasse da Secretaria da Fazenda.



Até amanhã meus fiéis seguidores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário