terça-feira, 17 de dezembro de 2013

15 de dezembro de 2013 (domingo)

             Fomos almoçar no Picuí. Procurei manter ao máximo a minha dieta. Tomei apenas água de coco. Coca-cola nem pensar. Comi como entrada a metade de um pãozinho de alho. Não comi o queijo coalho com melaço. Morri de vontade. Prato principal foi filé-do-sol. Estava sem gordura. Como complemento comi meia colher de sopa de arroz, vinagrete e farofa de banana. Como não posso comer carboidratos eu os reduzi drasticamente.   
           
            Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: “A maior história de todos os tempos: a própria vida”. Leiam a crônica A troca:
:

A TROCA



Num certo dia, nós três (Eu, César e Renato) fomos convidados por papai – com um sorriso nos lábios – para conhecermos a nova mobília da sala. Eram 4 cadeiras de madeira, lisas, sem nenhum acessório maior. Para nós crianças não queria dizer muita coisa. Eram apenas cadeiras. Para nosso olhar de criança não serviam para nada. O que mudou em nossa avaliação foi como ele adquiriu as cadeiras.
Os meninos se deliciavam com a bicicleta que eles tinham. Montavam-na e se embrenhavam pelas ruelas do bairro. Cada vez era um que a pedalava. Nisso ficavam embebidos no prazer de ir e vir, de andar e correr na bicicleta pelas tardes no bairro do Cascudo (mas o nome oficial era Bairro de São Francisco). Era a alegria dos meninos. Eu só ficava olhando porque não aprendi a andar de bicicleta. Na última tentativa, levei uma queda feia arrancando grama com o rosto, na descida da Rua da Constitução.

Bicicleta,antiga,gorick


Papai disse que trocou a velha bicicleta pelas 4 novas cadeiras porque foi um bom negócio! “Trocou a bicicleta?” “Calados!” As lágrimas brotaram dos olhos dos meninos. O César foi ficando vermelho, vermelho... Renato ainda era muito pequeno, mas entendeu que a troca do prazer fora trocada pelo ócio. A decepção no rosto das crianças foi inenarrável. Papai ainda tentou argumentar, explicar para nós o que era um bom negócio. Bom negócio para quem? Só se fosse para ele!


Eu achei uma troca absurda. Era a maior das três crianças, compreendia mais. Só não conseguia compreender porque as cadeiras eram mais importantes que a bicicleta. Bicicleta é sinônimo de liberdade, brisa no rosto, exercício físico para pernas, pés, quadris e para o corpo todo. É uma liberdade em movimento. E a vida é uma eterna roda que só para quando deixamos de viver. Não pensava exatamente assim, mas era mais ou menos isso.



 
Nenhum artigo disponível
Nenhum slide disponível
Nenhum vídeo disponível
A frase do dia: “Eu não aguento mulher fresca, daquele tipo que reclama que o lugar é sujo, que está chovendo, que vai molhar o cabelo. Eu sou da lama, sou muito da várzea” (NERO, Alexandre apud Revista Quem, de 29 de novembro de 2013. Pág. 130).


15 de dezembro de 1963, o Maracanã registrou o recorde mundial de público entre clubes de futebol, no clássico "FLA-FLU", Flamengo 0x0 Fluminense, quando 194 603 espectadores (177 656 pagantes) compareceram à decisão do Campeonato Carioca daquele ano. Em 15 de dezembro de 2006, A VARIG – Viação Aérea Rio Grande S.A., mais tradicional das empresas aéreas do Brasil, deixou oficialmente de operar. Em 15 de dezembro de 1832, nasceu o engenheiro e arquiteto francês Gustave Eiffel. Em 15 de dezembro de 1907, nasceu o arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Em 15 de dezembro de 1500, morreu o escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral, Pero Vaz de Caminha. Em 15 de dezembro de 1966, morreu o desenhista americano Walt Disney. Hoje é o Dia da Advogad, Dia da Mulher Operadora do Direito, Dia do Arquiteto, Dia do Esperanto, Dia do Jardineiro.

Quem foi Oscar Niemeyer? Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho nasceu no Rio de Janeiro, em 15 de dezembro de 1907 e morreu em 5 de dezembro de 2012. Foi um arquiteto considerado uma das figuras-chave no desenvolvimento da arquitetura moderna mundial.

Ficheiro:Oscarniemeyer.jpg
             (Foto acessada em 17-12-2013. http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Oscarniemeyer.jpg)

Niemeyer foi mais conhecido pelos projetos de edifícios cívicos para Brasília, uma cidade planejada que se tornou a capital do Brasil em 1960, bem como por sua colaboração no grupo de arquitetos que projetou a sede das Nações Unidas em Nova York, nos Estados Unidos. Sua exploração das possibilidades construtivas do concreto armado foi altamente influente na época, tal como na arquitetura do final do século XX e início do século XXI. Elogiado e criticado por ser um "escultor de monumentos", Niemeyer foi um grande artista e um dos maiores arquitetos de sua geração por seus partidários. Ele alegou que sua arquitetura foi fortemente influenciada por Le Corbusier, mas, em entrevista, assegurou que isso "não impediu que [sua] arquitetura seguisse em uma direção diferente". Niemeyer se destacou por seu uso de formas abstratas e pelas curvas que caracterizam a maioria de suas obras, e escreveu em suas memórias:
      
“Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein.”
Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 15 de dezembro de 2013, domingo: “Empregos – Senai e Senac têm 25800 vagas em cursos gratuitos profissionalizantes”. A Bahia terá 25800 vagas para cursos gratuitos profissionalizantes do Pronatec oferecidos pelo Senai e Senac em 2014. No Senac são 25 mil vagas em 70 cursos de capacitação e técnicos, com carga horária entre 200 e 800 horas, em Salvador e outras 12 cidades baianas: Camaçari, Eunápolis, Itamaraju, Mucuri, Teixeira de Freitas, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Cachoeira, Lençóis, Vitória da Conquista, Jequié e São Francisco do Conde. No Senai são 800 vagas em 18 cursos somente em Salvador.      


 Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 15 de dezembro de 2013, domingo: “Manifestações – Preto pobre é o único condenado pelos protestos e junho”. “Parece piada macabra o fato de ser um preto sem teto o primeiro condenado (a 5 anos em regime fechado) por ação perigosa nas manifestações de junho no Rio” (Caetano Veloso).


Li no Jornal A Tarde, de 15 de dezembro de 2013, domingo, que trouxe a seguinte manchete: “Novo Vetor – Camaçari se descola de Salvador e vive boom”.  Expansão e diversificação da cidade atraem moradores da capital que fogem dos problemas de trânsito em busca de qualidade de vida.


Uma boa notícia que deu no Jornal Folha de S. Paulo, de 15 de dezembro de 2013, domingo: “Filhos e emprego levam adultos de volta à escola”. Índice de pessoas de 30 a 64 anos em colégios e faculdades dobrou em 20 anos. Dados mostram ainda salto na escolaridade de uma mesma geração, que pode estar ligada à competição com jovens.


Uma notícia ruim que deu no Jornal Folha de S. Paulo, de 15 de dezembro de 2013, domingo: “Mundo – Tutu diz que não vai a funeral de Mandela”. Arcebispo que recebeu o Nobel da Paz sugere que não é ‘bem-vindo’; ele é crítico do atual presidente, Jacob Zuma.


Li no Jornal Folha de S. Paulo, de 15 de dezembro de 2013, domingo, que trouxe a seguinte manchete: “Poder – Eleição faz Alckmin dobrar gasto mensal com propaganda”. O governador Geraldo Alkmin prevê concentrar recursos e investir R$ 31,5 milhões mensalmente em publicidade no primeiro semestre de 2014, ano em que tentará a reeleição.


Até amanhã meus fiéis seguidores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário