quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

10 de dezembro de 2013 (3a. feira)

              Hoje choveu muito em Brasília. A temperatura de 27 graus caiu para 18 graus. De manhã quando fui para a Câmara dos Deputados estava em torno de 23 graus.

Marcelo2
            A ANPGIEES-Associação Nacional dos Pós-Graduados em Instituições Estrangeiras de Ensino Superior e a APLB participaram na manhã desta terça-feira (10), de uma audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, em Brasília para discutir o Projeto de Lei N. 1981/2011, que regulamenta os critérios para revalidação de diplomas à luz do Dec. 5.518/2005, de autoria do deputado Gonzaga Patriota-PE (Essa de vestido estampado sou eu).

            É preciso que lutemos para que os parlamentares aprovem o Projeto de Lei N. 1981/2011, de admissão dos diplomas estrangeiros no Brasil.O encontro acontece no Anexo II, Plenário 10 – Comissão de Educação, Congresso Nacional, Brasília-DF.

“A nossa luta é para que possamos referendar a nível federal, estadual e municipal o que foi determinado pelo Governo Federal. Existe preconceito velado de pessoas da elite conservadora que está impondo dificuldades para aceitar esses diplomas de instituições com qualidade comprovada. Só na Universidade Federal da Bahia, existem cerca de 200 processos para revalidação de diplomas”, declarou Vicente França. De acordo com o educador, Salvador precisa se espelhar em exemplos como os de João Pessoa, Fortaleza, Aracaju e Rio de Janeiro, que já aprovaram projetos que obrigam o reconhecimento de diplomas de pós-graduação de instituições financeiras que tenham qualidade de ensino comprovadas”.

O relator da proposta que trata da revalidação dos diplomas de pós-graduação obtidos em países do Mercosul (PL 1981/11), deputado Waldenor Pereira (PT-BA), vai propor um substitutivo ao projeto. O novo texto, segundo ele, deve prever um mecanismo que dê agilidade aos processos de reconhecimento dos cursos no País.

Em audiência pública da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (10), Waldenor Pereira admitiu que a falta de regras gerais cria problemas para os estudantes, que enfrentam demora no reconhecimento dos cursos. O presidente da Associação dos Pós-Graduados, Vicente Celestino de França, afirmou que alguns processos ficam sem conclusão por até dez anos. O relator, no entanto, acredita que a revalidação automática dos diplomas poderia prejudicar a qualidade de ensino dos mestres e doutores no Brasil. “Hoje, já somos uma referência internacional em cursos de pós-graduação e não podemos voltar atrás”, declarou.
O autor do projeto de lei, deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE) – foto abaixo –, participou do debate e explicou que os diplomas brasileiros são normalmente reconhecidos automaticamente em outros países do Mercosul. Segundo ele, a revalidação automática é necessária para qualificação dos professores do País.
“Como vamos atender à regra de que os professores serão mestres e doutores se não temos como oferecer aos brasileiros cursos suficientes?”, questionou. Mas, segundo Martonio Mont'alverne, que é coordenador de Direito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), uma fundação do MEC, não há falta de vagas. “Só na área de direito, temos 89 programas de pós-graduação no Brasil e há uma perspectiva de aumento dos programas de mestrado e doutorado já em 2014”.
Patriota defende a revalidação automática. Segundo ele, não há cursos suficientes no Brasil.

Segundo palavras do presidente da Anpigees: “Como sempre a CAPES, destilou sua arrogância, Preconceito e intolerância ao processo de revalidação. Se depender destes senhores ninguém terá seu direito a revalidação reconhecido. Contudo, ainda temos deputados Guerreiros que enfrentaram a CAPES e defenderam o direito dos estudantes e a soberania do MERCOSUL. Conseguimos transformar o clima de enterro do Projeto de Lei em uma demonstração de Diálogo Social, uma vez que o Relator, Deputado Waldenor Pereira, acolheu nossos pleitos e fará mitificações em seu relatório, principalmente, exigindo o cumprimento do prazo de seis meses para que as Universidades respeitem os cidadãos brasileiros, e respondam os pedidos de revalidação. Conseguimos por meio do Diálogo, transformar um parecer negativo ao PL em um parecer com emendas de aperfeiçoamento ao PL que será apresentado em breve e colocado em votação na Comissão de Educação. Mais uma vez o Congresso reafirmou seu compromisso pela revalidação com Qualidade e Legalidade. Deixaram bem claro que o Brasil não admitirá os cursos Ilegais e Piratas que circula em todos os estados Brasileiros e que estes cursos e Diplomas Piratas não terão apoio nem Revalidação”.
             Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: “A maior história de todos os tempos: a própria vida”. Leiam a crônica Os guarda-chuvas do César:
:

OS GUARDA-CHUVAS DO CÉSAR

 

         – César, por que você está molhado?

         – Porque Deus mandou a chuva.

         – Mas para isso existe guarda-chuva.

         – Se eu o esqueci no trem! O que fazer?

         Mais ou menos assim aconteceu esse diálogo entre ele e tia Iracy. Ele “esquecia” no ônibus (mesmo estando chovendo), na faculdade, na rua, nas praças, no trabalho... “Esquecer” – para ele, era o mesmo que “Perder”. Parece que tia Iracy parou de comprar guarda-chuvas para ele. Também pudera!

Em menos de um ano o César perdeu onze guarda-chuvas. O César dizia que não ocupava a cabeça dele com pequenas coisas. Deve ser por isso que ele dava conta dos estudos em duas faculdades ao mesmo tempo. Mas, às vezes, precisamos nos ocupar de coisas comezinhas. Por não se preocupar com coisas elementares, ele perdeu onze guarda-chuvas! Não é muito?

Ele sempre foi muito espirituoso e ... inteligente. Não ligava mesmo para pequenos assuntos, meros, elementares ou vulgares. Não falava palavrões (isto foi a educação que recebeu em casa), não usava termos vulgares, não escrevia nada que o denegrisse ou o diminuísse. Sempre usava termos positivos em relação a si mesmo. Esse otimismo o levou pela vida afora.


Nenhum artigo disponível
Nenhum slide disponível
Nenhum vídeo disponível
A frase do dia: “Ser monetariamente privilegiado não significa necessariamente
Ser mal-educado, mimado, perdulário, fora da realidade. A realidade diz que para ter é preciso conquistar, e depois preservar, com ética e sensatez” (LUFT, Lya,  Guimarães Brandão, in Revista Veja, de 04 de dezembro de 2013. Pág. 26).



10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Em 10 de dezembro de 1999, a Associação dos Médicos sem Fronteiras recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Em 10 de dezembro de 1920, nasceu a escritora brasileira Clarice Lispector. Em 10 de dezembro de 1962, nasceu a cantora e compositora brasileira Cássia Eller. Em 10 de dezembro 1991, morreu o poeta, escritor e compositor popular brasileiro Celestino Alves. Em 10 de dezembro de 2006, morreu e ex-presidente chileno Augusto Pinochet. Hoje é comemorado o Dia Internacional dos Direitos Humanos.


Quem foi Cássia Eller? Cássia Rejane Eller nasceu no Rio de Janeiro, em 10 de dezembro de 1962 e morreu no Rio de Janeiro, em 29 de dezembro de 2001, foi uma cantora e violonista do rock brasileiro dos anos 1990.
Ficheiro:Cassia Eller.jpg

           Foi eleita a décima oitava maior Voz da música brasileira, pela revista Rolling Stone. Teve uma trajetória musical bastante importante, embora curta, com algo em torno de dez álbuns próprios gravados no decorrer de doze anos de carreira. De fato, somente em 1989 sua carreira decolou. Ajudada por um tio seu, gravou uma fita demo com a canção "Por enquanto", de Renato Russo. Este mesmo tio levou a fita à PolyGram, o que resultou na contratação de Cássia pela gravadora. Sua primeira participação em disco foi em 1990, no LP de Wagner Tiso intitulado "Baobab".

Cássia Eller sempre teve uma presença de palco bastante intensa, assumia a preferência por álbuns gravados ao vivo e ela era convidada constantemente para participações especiais e interpretações sob encomenda, singulares, personalizadas
Uma boa notícia que deu no Jornal Correio Braziliense, de 10 de dezembro de 2013, 3a. feira: “Tributos – IR ganha da poupança e de outras aplicações”. Valores pagos no último lote do Imposto de Renda serão acrescidos de 5,21%, enquanto que o IPCA renderá 1,83%; a poupança; 3,51%, o CDI, 4,92%.

 Uma notícia ruim que deu no Jornal Correio Braziliense, de 10 de dezembro de 2013, 3a. feira: “Ciência – Satélite brasileiro vira pó no espaço”. Equipamento de observação desenvolvido pela China e pelo Brasil ao custo de R$ 300 milhões se desintegra antes de entrar em órbita. Falha no foguete chinês causou o fracasso do projeto.


Li no Jornal Correio Braziliense, de 10 de dezembro de 2013, 3a. feira, que trouxe a seguinte manchete: “Esporte – Futebol brasileiro é refém de 30 torcidas”. A selvageria na Arena Joinville, na última rodada do Brasileirão, expôs uma triste realidade: a CBF, o poder público e, principalmente, os torcedores comuns são reféns de 30 torcidas organizadas, com 200 mil sócios registrados no país. Esses grupos impõem o terror nos estádios.


Até amanhã meus fiéis seguidores!



Nenhum comentário:

Postar um comentário