sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

11 de dezembro de 2013 (4a. feira)

              Estou voltando para Salvador pela Avianca – a melhor empresa aérea no meu modo e ver. Quando estava no Aeroporto, já com o chek-in feito, vi que estava sem o computador. Telefonei para o meu irmão e ele o trouxe para mim. Estava no carro dele. Estava muito tonta. Tive que providenciar o acompanhamento de um funcionário até o avião. Quando cheguei na Conexão Rio, tive a ajuda de uma funcionária até um determinado ponto. Ela me largou e esqueceu de mim. Me apoiando na parede, um passageiro-menino ajudou, inclusive a descer a escada. Fiquei muito grata. Embarquei, finalmente, para Salvador. Chegando em Salvador, minha filha Joana já me aguardava. O voo atrasou 1h30min, causado pelo mau tempo no Rio de Janeiro.
           
            Cheguei a casa, almocei e fui direto para a emergência do Hospital da Bahia. Lá, dra. Fernanda mandou que eu fizesse o eco-color doppler de carótidas e vertebrais. Esse exame é çpara verificar se há entupimento das grandes veias que vão para a cabeça. Não posso ter outro AVC, não é mesmo?
           
             Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: “A maior história de todos os tempos: a própria vida”. Leiam a crônica O Território de Ponta Porã:
:

O TERRITÓRIO DE PONTA PORÃ


Papai falava muito no Território de Ponta Porã, que ele havia servido o Exército para defender a fronteira do Brasil. Esse território foi criado em 13 de setembro de 1943, do governo Getúlio Vargas. Eu tinha 15 dias de nascida. Foi extinto em 18 de setembro de 1946, pela recém-promulgada Constituição de 1946. Estava eu com três anos de idade. O sonho de meu pai foi então interrompido.

Segundo meu pai moramos em Assunção, no Paraguai. Eu, mamãe, papai e meu irmão César. Os outros irmãos ainda não haviam nascido. Eu me lembro vagamente. Só me lembro que os soldados paraguaios não usavam sapatos. Eles eram muito pobres. Mamãe nos contava que foi uma época muito difícil, longe da sogra (vó Tereza) e das cunhadas (Iracy, Terezinha e Ciria), além, claro, dos pais dela (vó Luzia, vô José) e das irmãs (Lucila e Luci) e do irmão José Nolasco.
 
Com a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial o governo decidiu desmembrar seis territórios estratégicos de fronteira do país para administrá-los diretamente: Amapá, Rio Branco, Guaporé, Ponta Porã e Iguaçu e o arquipélago de Fernando de Noronha. O Decreto-lei n.° 5 812, que criou o Território Federal de Ponta Porã, estabeleceu que o mesmo seria formado do município de Ponta Porã (onde foi instalada a capital) e mais seis outros. A capital foi transferida para Maracaju em maio de 1944, voltando a Ponta Porã em virtude de Decreto de junho de 1946.
cliquez ici pour agrandir l'image
I
Eu era muito pequena e meu irmão ainda era um bebê. Foi para Ponta Porã aos três meses de idade. Moramos lá por dois anos. Dez, vinte anos depois de extinto o Território de Ponta Porã, papai ainda guardava sua farda: camisa, culote, polainas e botinas. Eram de cor caqui. Nos livros escolares de Geografia ainda estudávamos todos os territórios. Os livros didáticos não eram publicados anualmente, ainda mais no terrível pós-guerra. A Constituição Federal de 1988 aboliu os territórios então existentes.


O culote de papai era o da figura acima: o primeiro, o segundo e o sexto.


Nenhum artigo disponível
Nenhum slide disponível
Nenhum vídeo disponível
A frase do dia: “Pessoas extraordinárias são meteoros designados para se incendiar de modo que a Terra possa ser iluminada” (BONAPARTE, Napoleão, líder político e militar francês apud Jornal A Tarde, de 11 de dezembro de 2013. Caderno 2. Pág. 2).



11 de dezembro de 1792, foi iniciado em Paris o julgamento do rei deposto da França, Luís XVI, que guilhotinado. Em 11 de dezembro de 1994, Boris Yeltsin envilou milhares de soldados para a Chechênia, república separatista russa. Em 11 de dezembro de 1893, nasceu o educador e crítico literário brasileiro Alceu Amoroso de Lima. Em 11 de dezembro de 1910, nasceu o cantor, músico e compositor brasileiro Noel Rosa. Em 11 de dezembro de 1910, nasceu a primeira imperatriz do Brasil Maria Leopoldina, de Áustria. Em 11 de dezembro de 2002, morreu o ator brasileiro Carlos Zara. Hoje é o Dia da Infantaria da Aeronáutica, Dia do Agrimensor, Dia do Engenheiro, Dia do Tango, em Buenos Aires, Dia Internacional das Montanhde Pais e Amigos Excepsionais, Dia Nacional do Controle de Peso.


Quem foi Maria Leopoldina? Dona Carolina Josefa Leopoldina Francisca Fernanda de Habsburgo-Lorena nasceu em Viena, em 22 de janeiro de 1797 e morreu no Rio de Janeiro, em 11 de dezembro de 1826 que, no Brasil, passou a assinar Maria Leopoldina e Leopoldina, foi arquiduquesa da Áustria, primeira imperatriz-consorte do Brasil, regente do Brasil em setembro de 1821, e, durante oito dias, em 1826, rainha-consorte de Portugal.
Dona Maria Leopoldina de Habsburgo
                                                                                
Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 11 de dezembro de 2013, 4a. feira: “Concurso – Grupo A Tarde premia estudantes de escolas públicas”. As alunas vencedoras do concurso cultural Jovem Jornalista: um furo de notícia, foram premiadas ontem, na sede do jornal.


 Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 11 de dezembro de 2013, 4a. feira: “Operação Citrus – Bens de acusados de sonegar impostos são apreendidos”. Operação da Polícia Civil e Secretaria da Fazenda apreendeu apartamentos no Horto Florestal e Pituba, além de uma frota de veículos, incluindo um Camaro, para quitar dívida de R$ 4,8 milhões por sonegação. O patrimônio pertence à família Bordoni, dona do mesmo grupo do mesmo nome, que usaria “laranjas” na empresa JB Refeições.


Li no Jornal A Tarde, de 11 de dezembro de 2013, 4a. feira, que trouxe a seguinte manchete: “Tragédia – Lajedinho inicia reconstrução, mas ainda conta seus mortos”. Ainda de luto devido às mortes causadas pelo temporal que caiu no final de semana. Lajedinho começou o trabalho de reconstrução.


Até amanhã meus fiéis seguidores!



Nenhum comentário:

Postar um comentário