terça-feira, 24 de dezembro de 2013

22 de dezembro de 2013 (domingo)

            Como o tempo está carrancudo e escuro! Sem mais nem menos cai uma chuva forte que dura, no máximo, 5 minutos. Aí tem um intervalo de outros 5 minutos. Foi num intervalo desses que saí e fui a pé ao Super Econômico para comprar damasco e pimentão vermelho e amarelo. Damasco não encontrei no Makro, no Bompreço e no G. Barbosa. Todos grandes supermercados. Ainda bem que encontrei no Super Econômico (um supermercado pequeno). Hoje é o aniversário de meu renascimento. Já explico. Foi num 22 de dezembro que tive o aneurisma cerebral.

            Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: “A maior história de todos os tempos: a própria vida”. Leiam a crônica O Aneurisma:
:

O ANEURISMA

         Era 22 de dezembro de 1995. Mais ou menos uma hora da tarde. Que dor de cabeça! Tão absurdamente dolorida que desmaiei. Antes, porém, liguei para meu filho. Enquanto falava com ele minha língua ia embolando. Desmaiei e retornei à lucidez em frações de segundos. Era insuportável essa dor louca.

 

         Minha filha que estava com 10 anos foi quem me levou para o Hospital Salvador. Eu me lembro que o zelador Antônio me carregou no colo para o táxi. Chegando no hospital não havia neurologista de plantão. Olha a mão de Deus outra vez! Primeiro foi o discernimento de minha filha ou orientação de João Gilberto, em me levar para tratamento. Depois, quando não havia neurologista, mas o dr. Alvarenga que estava de férias, estava resolvendo uns problemas burocráticos...

        

         Foi este o médico que me operou. Fiquei vários dias em coma induzido. Quando deixei o hospital era dia 12 de abril de 1996. Cheguei a casa, meio grogue ainda e perguntei “cadê a árvore?” Na minha cabeça ainda era Natal. Eu não acreditei que já haviam desarmado a árvore. Mas, claro! O Natal havia ficado para trás. Foi preciso me mostrarem no jornal a data. Aí caí na real. Comecei a chorar.

 

         O médico disse para minha família que eu poderia ficar cega. Cega? Qual nada! Fiquei enxergando melhor. Deixei de usar óculos por 17 anos e meio! Fiquei com sequelas: de abril a setembro a minha língua ainda embolava, mas meus alunos compreenderam e consegui dar aula.  Como sequela também fiquei com o lado direito comprometido. Hoje não escrevo mais com a mão direita.

         Chegando lá no hospital minha filha não tinha dinheiro para pagar o táxi. felizmente meu filho e Pinheiro - o pai de Joana socorreram-na. ela não pode me visitar esse tempo todo porque tinha 10 anos. Era uma criança. Minha mãe veio do Rio para cuidar de mim. depois disso tive uma recuperação rápida e em três meses  estava dando aula. Eu digo que renasci de novo, porque dizem que de cada 10 pessoas acometidas de aneurisma apenas 3 sobrevivem! Dentro desses 3 sobreviventes, sobrevivi para lhes contar esta história.

         Nenhum artigo disponível
Nenhum slide disponível
Nenhum vídeo disponível
A frase do dia: “Todas as utopias imaginadas até hoje acabaram em distopias, ou tinham na sua origem um defeito qe as condenava sobre nossa alma, pelos diferentes lugares, é uma coisa digna de observação” (VERÍSSIMO, colunista apud Jornal A Tarde, de 22 de outubro de 2013. Caderno 2. Pág. 2).

Nenhum artigo disponível
Nenhum slide disponível
Nenhum vídeo disponível

         22 de dezembro de 1968, Anos de Chumbo: os cantores Caetano Veloso e Gilberto Gil foram presos no Rio de Janeiro, acusados de protestar publicamente contra a ditadura, em shows. Em 22 de dezembro de 1986, foi declarado oficial o 13º. Salário para todos os trabalhadores. Em 22 de dezembro de 1639, nasceu o escritor e dramaturgo francês Jean Racine. Em 22 de dezembro de 1876, nasceu o compositor de ópera italiano Giacomo Puccini. Em 22 de dezembro de 1987, morreu o artista plástico brasileiro Paulo Werneck. Em 22 de dezembro de 1988, morreu o seringueiro e ativista brasileiro Chico Mendes.  Hoje é o Dia do Atleta.


Quem foi Chico Mendes? Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido como Chico Mendes, nasceu em Xapuri, em 15 de dezembro de 1944 e morreu em Xapuri, em 22 de dezembro de 1988. Foi um seringueiro, sindicalista e ativista ambiental brasileiro. Ele lutou pelos seringueiros da Bacia Amazônica, cujos meios de subsistência dependiam da preservação da floresta e suas seringueiras nativas. Esse ativismo ecológico lhe valeu fama internacional.


        Em julho de 2012, foi eleito um dos "100 maiores brasileiros de todos os tempos" em concurso realizado pelo SBT com a BBC de Londres.

Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 22 de dezembro de 2213, domingo: “Empregos – Concursos públicos vão oferecer 47.100 vagas em 2014”. As oportunidades em concursos públicos federais serão para ministérios, autarquias e fundações.


Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 22 de dezembro de 2213, domingo: “Senado – Renan usa avião da FAB para implantar cabelo em Recife”. Presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB) usou avião da Força Aérea Brasileira para viajar até Recife a fim de implantar 10 mil fios de cabelo. A denúncia é do jornal Folha de S. Paulo.  


Li no Jornal A Tarde, de 22 de dezembro de 2213, domingo, que trouxe a seguinte manchete: “Entrevista – Novo Aeroclube começa a sai do papel em janeiro”. Em entrevista para o repórter Donaldson Gomes, o prefeito ACM Neto. Anunciou que o imbróglio que impedia a implantação do novo shopping Aeroclube que impedia a implantação do novo shopping Aeroclube está resolvido. Segundo ele, os investidores encabeçados pelo Grupo Tasso Jeressaite.


Uma boa notícia que deu no Jornal Folha de S. Paulo, de 22 de dezembro de 2013, domingo: “Mercado – Colocar ‘ordem na casa’ faz negócio ter mais oportunidades. Empreendedor deve deixar de usar caixa da empresa para despesas pessoais e verificar contratos já firmados. Precisam tomar atitudes básicas: formalizar o negócio, sistematizar as contas da empresa e analisar se o sistema tributário é o mais adequado.


Uma notícia ruim que deu no Jornal Folha de S. Paulo, de 22 de dezembro de 2013, domingo: “Esporte – Inglaterra jás prendeu 46 mil por violência em jogos de futebol”. Nos últimos 13 anos, a Inglaterra prendeu 46 mil torcedores por violência no futebol. Em 20000, o país, berço dos “hoolligans”, outrora considerados os torcedores mais violentos do mundo, criou lei que tornou passível de prisão atas como abuso de álcool, desordem e invasão do gramado.

Li no Jornal Folha de S. Paulo, de 22 de dezembro de 2013, domingo, como principal manchete de capa: “Congresso inerte é risco à democracia, diz ministro”. Para Barroso, Legislativo deixou escapar chance de fazer reformas e agora Judiciário tem ‘de empurrar a história’.


Fiz palavras cruzadas e Sudoku.



Até amanhã meus fiéis seguidores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário