sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

18 de dezembro de 2013 (4ª. feira)

         Fui ao neurologista e ele só estará lá dia 8 de janeiro de 2014. Liguei para o consultório particular dele e só voltará mesmo no ano que vem. O Sr. Roberto, da Tradição, me ligou transferindo a assinatura do contrato do apartamento para 10 de janeiro mesmo. Gostei, porque hoje está chovendo muito forte e Joana não poderia me levar lá no escritório dele.


            Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: “A maior história de todos os tempos: a própria vida”. Leiam a crônica As Flores:
:

AS FLORES


         Quem não gosta de flores? Mas há quem não goste, por incrível que possa parecer. Papai era uma dessas pessoas. Ao redor de minha casa nasciam flores que chamávamos de maravilha. Elas eram principalmente vermelhas, mas nasciam as de cor rosa, amarela, branca, violeta... dizem que essa planta foi exportada para o Brasil, a partir dos Andes Peruanos, em 1540.


4 O Clock Asit.JPG
Classificação científica
(Acessado em 20-12-2013. http://pt.wikipedia.org/wiki/Maravilha_(planta)

“Um aspecto curioso desta planta é que as flores de diferentes cores podem ser encontradas simultaneamente em uma mesma planta. Outro ponto interessante é um fenômeno de mudança de cor, por exemplo, as flores amarelas, quando a planta amadurece, elas podem mudar gradualmente para uma cor rosa escura. Da mesma forma, as flores brancas podem mudar a luz violeta”.



Papai passava a enxada em quantos pés de flor maravilha ele encontrasse. Dizia que não serviam para nada. Pesquisando na Internet descobri que ela – a flor maravilha –, além de ornamental, serve para o tratamento de muitas doenças. “As flores são usadas na coloração do alimento. As folhas podem ser comidas cozidas bem, mas apenas como um alimento de emergência”.

“Um corante comestível vermelho é obtido a partir das flores para colorir bolos e geleias. Na medicina herbal, as partes da planta podem ser usadas como um diurético, purgativo, e para cicatrização. A raiz é considerada afrodisíaca, mesmo assim como diurético e laxante. É usada no tratamento de edema. As folhas são usadas para reduzir a inflamação”.

“Suco das folhas podem ser usadas para tratar feridas. Em pó, as sementes de algumas variedades são usadas como um cosmético e um corante”. Se papai, naquele tempo, soubesse disso tudo ele até nos incentivaria cultivá-la, para depois vender como remédio. Bom vendedor ele era.

Sei que eu chorava todas as vezes que ele destruía as plantinhas da flor maravilha, que eram nativas. Eu ainda as regava para vê-las bem bonitinhas. São coisas da vida. Em um tempo elas não servem para nada, noutros elas servem para um monte de coisas. Como a flor maravilha é útil para o uso na medicina.

 

        A frase do dia: “O homem superior é impassível por natureza:pouco se lhe dá que o elogiem ou censurem – ele não ouve senão a voz da própria consciência” (BONAPARTE, Napoleão, imperador francês apud Jornal A Tarde, de 18 de dezembro de 2013. Caderno 2. Pág. 2).


Nenhum artigo disponível
Nenhum slide disponível
Nenhum vídeo disponível

        18 de dezembro de 2005, o São Paulo Futebol Clube se tornou tricampeão mundial de clubes ao derrotar o Liverpool por 1 x 0, gol de Mineiro. Em 18 de dezembro de 2007, ONU criou o Dia Mundial do Autismo. Em 18 de dezembro de 1855, nasceu o médico brasileiro Adolfo Lutz. Em 18 de dezembro de 1876, nasceu o médico e literato brasileiro Afrânio Peixoto. Em 18 de dezembro de 1969, morreu o criminoso britânico, assaltante do trem pagador, Ronald Biggs. Em 18 de dezembro de 2013, morreu o político brasileiro João Ribeiro. Hoje é o Dia de Nossa Senhora do Ó, Dia do Museólogo, Dia Internacional dos Migrantes e Dia Mundial do Autismo.



Quem foi Adolfo Lutz? Adolpho Lutz nasceu no Rio de Janeiro em 18 de dezembro de 1855 e morreu aos 84 anos no Rio de Janeiro, em 06 de outubro de 1640. Foi um médico e cientisa brasileiro, pai da medicina tropical e da zoologia médica no Brasil. Pioneiro na área de epidemiologia e na pesquisa de doenças infecciosas.  

Lutz foi o primeiro cientista latino-americano a estudar e confirmar os mecanismos de transmissão da febre amarela pelo Aedes aegypti, uma espécie de mosquito que é um reservatório natural e vetor dessa doença. Lutz foi o responsável pela identificação do blastomicose sul-americano. Sua dedicação à saúde pública fez com que lutasse e pesquisasse sobre várias epidemias de diversas regiões do Brasil, como a cólera, peste bubônica, febre tifóide, malária, ancilostomíase, esquistossomose e leishmaniose.

Outras de suas maiores realizações foram seu pioneirismo sobre a Entomologia Médica e as propriedades terapêuticas das plantas brasileiras. Como zoologista, ele descreveu várias novas espécies de anfíbios e insetos, como o Anopheles lutzii (uma espécie de mosquito).

Depois da aposentadoria em 1908, Dr. Adolfo Lutz mudou-se para a Cidade do Rio de Janeiro, onde trabalhou por mais 32 anos, até a morte em 6 de outubro de 1940, no Instituto Oswaldo Cruz.


Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 18 de dezembro de 2013, 4a. feira: “Exposição – Mostra A Divina Comédia tem 100 ilusrações de Dali”. Uma rara oportunidade de travar contato com parte da obra de um dos gênios do século XX se apresenta aos soteropolitanos, a partir de hoje.


 Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 18 de dezembro de 2013, 4a. feira: “IBGE – “Salvador cai para 33º. no ranking do PIB per capita”. “Salvador caiu da 23ª. para a 33ª. posição no ranking do PIB per capita entre os municípios baianos. Os dados divulgados ontem são de 2011, comparado com 2010. O maior PIB per capita do Brasil é o de Vitória (ES): R$ 85,8 mil.


Li no Jornal A Tarde, de 18 de dezembro de 2013, 4a. feira, que trouxe a seguinte manchete: “Parqueamento – Shoppings decidem iniciar a cobrança por estacionamento”. Representantes dos shopping centers de Salvador, com o superintendente do Procon-BA, informaram vão começar a cobrar dos clientes pelo uso do estacionamento. O Center Lapa e o Piedade deverão ser os primeiros a fazer a cobrança porque os seus estacionamentos vivem lotados, devkido à falta de vagas no centro.

Até amanhã meus fiéis seguidores!


Nenhum comentário:

Postar um comentário