quinta-feira, 1 de maio de 2014

01 de maio de 2014 (5ª. feira)

           Hoje é o Dia do Trabalho ou do Trabalhador. Há o que comemorar? Ou não há? É preciso saber um pouco de sua história.

         Em 1 de maio de 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores em Chicago. Eles apenas queriam reivindicar a redução de 16 horas de trabalho para 8 horas. Dois ou três dias depois aconteceram novas manifestações e a polícia, no confronto, matou alguns manifestantes. No dia 4 de maio uma bomba lançada pelos manifestantes matou 7 agentes. Em 01 de maio de 1891 uma manifestação no norte da França resultou na morte de dez pessoas. Assim, esse dia passou a ser um dia de luta dos trabalhadores.

Com a chegada de imigrantes europeus no Brasil, as ideias de princípios e leis trabalhistas vieram junto. Em 1917 houve uma greve geral. Com o fortalecimento da classe operária, o dia 1º de Maio foi declarado feriado pelo presidente Artur Bernardes, em 1925”. No Brasil a data vem sendo comemorada desde 1895. Com a habilidade do governo Vargas criando a Consolidação das Leis do Trabalho, em 1º. de Maio e 1943, este dia passou a ser o dia de festas: piqueniques, festas populares, desfiles, grandes shows e ultimamente sorteios de casa própria e anúncio do salário mínimo (Texto baseado em pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Trabalhador‎).


A frase do dia: “A vida é uma pedra de amolar. Desgasta-nos ou afia-nos, conforme o metal de que somos feitos” (SHAW, George Bernard, dramaturgo e jornalista apud Jornal A Tarde, Caderno 2, de 01-05-14. Pág. 2).


Em 01 de maio de 1994, Ayrton Senna sofreu grave acidente em Ímola no Grande Prêmio de 
 San Marino e morreu no mesmo dia. Em 01 de maio de 2014, o mensaleiro José Genoino se apresentou no Presídio da Papuda, em Brasília. Em 01 de maio de 1928, nasceu o economista e político brasileiro Delfim Neto.  Em 01 de maio de 1934, nasceu o radialista brasileiro Haroldo de Andrade. Em 01 de maio de 1994, morreu o piloto brasileiro de Fórmula 1 Ayrton Senna. Em 01 de maio de 2011, morreu o terrorista saudita e líder da organização Al-Qaeda Osama bin Laden. Hoje é comemorado o Dia da Literatura Brasileira, Dia Mundial do Trabalhador e Festa de São José Operário.

Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 01 de maio de 2014, 5ª. feira: “Filme – Getúlio agrada ao público no festival Cine PE”. Getúlio, de João Jardim, encena com riqueza de detalhes os últimos dias do ex-presidente do Brasil.
Getúlio Vargas
Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 01 de maio de 2014, 5ª. feira: Lago de Sobradinho – Criança morre e cinco pessoas somem em naufrágio”. O naufrágio da embarcação Travessia do Mar Vermelho, no lago de Sobradinho, deixou uma criança morta. Cinco pessoas estão desaparecidas.

Li no Jornal A Tarde, de 01 de maio de 2014, 5ª. feira, que trouxe a seguinte manchete: Pronunciamento – Dilma corrige tabela do IR e reajusta em 10% o Bolsa Família”. Presidente anuncia medidas que beneficiam classes média e baixa. Ela garante que manterá a política de valorização do salário mínimo.
Capa do jornal A Tarde 

         Li no site do SRZD, de 01 de maio de 2014, 5ª. feira, que trouxe a seguinte manchete: “IR: declarações podem ser enviadas nesta sexta-feira.A Receita Federal reabre nesta sexta-feira (2) o sistema para envio de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2013 para os contribuintes que não entregaram o formulário no prazo, que terminou na quarta-feira (30). Um total de 26.883.633 contribuintes enviaram a declaração este ano, número pouco abaixo da estimativa da Receita, que esperava receber 27 de formulários” (Redação SRZD). Leiam esta reportagem, acessando o link:

http://www.sidneyrezende.com/noticia/228420+ir+declaracoes+podem+ser+enviadas+nesta+sexta+feira

  

Até amanhã meus fiéis seguidores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário