quinta-feira, 28 de agosto de 2014

28 de agosto de 2021 (5ª. feira)

           Hoje cuidei de coisas triviais do dia a dia. Aguardei a chegada do eletricista que veio ver os meus problemas elétricos. Também levei o ferro elétrico na autorizada para consertá-lo. Dei aula.
     
           Abaixo, o décimo-sexto capítulo do romance Denise. O primeiro capítulo foi publicado no dia 15 de maio, o segundo em 22 de maio, o terceiro capítulo em 29 de maio, o quarto, no dia 05 de junho. O quinto, em 12 de junho, o sexto, em 12 de junho, o sétimo, em 26 de junho, o oitavo em 3 de julho, o nono, no dia 10 de julho, o décimo, no dia 17 de julho, o décimo-primeiro, no dia 24 de julho; o décimo-segundo, no dia 31 de julho; o décimo-terceiro, no dia 07 de agosto, o décimo-quarto, dia 14 de agosto; o décimo-quinto capítulo, dia 21 de agosto; hoje, o décimo-sexto capítulo do romance será publicado no dia 04 de agosto:


DENISE (continuação)

XVI     

Ele estava vestido de preto, em sua moto, andando devagar em frente ao ponto de ônibus, olhando para o lado do ponto. De acordo com a descrição das pessoas ele era de altura mediana, em torno de 1m70, magro, cabelo cortado rente, de cor indefinida, talvez parda, vestido com colete, jaqueta, luvas, calça de couro de motociclista, joelheira, cotoveleira, capacete e bota, aparentando vinte e poucos anos. Detalhe: tudo preto! Estava sempre vestido da mesma forma, da mesma cor, do mesmo jeito e atacava, principalmente mocinhas de 15 a 22 anos, nas paradas de ônibus.

A polícia resolveu abordá-lo para averiguações. Descobriu que ele trabalhava na farmácia fazendo entregas e, também, num shopping no horário oposto. Resumindo: era um trabalhador, batalhador. Não tinha o perfil de um possível estuprador. E estuprador tem perfil? Para a polícia tem. Claro que tem. Era umas vinte e duas horas quando ele passava por ali. Coincidia, mais ou menos, com o horário da saída dele do shopping. Será? Era como muitos outros motociclistas. Todos são parecidos, não são? Mas ele era conhecido de vista dos que aguardavam o ônibus na parada.

Com dois dias apenas, de investigação, a polícia chegou à conclusão de que ele era o estuprador ‘serial killer’. Faltava o reconhecimento das duas vítimas sobreviventes. Mas o que é um ‘serial killer’? É, em português, um assassino em série. É uma espécie de criminoso, de perfil psicopatológico, crimes frequentes, geralmente cometidos da mesma forma. Ao serem capturados, como no caso de nosso protagonista, aparenta ser um cidadão comum, de 27 anos, respeitável, trabalhador, admirado pela vizinhança. Acima de qualquer suspeita.

Quando perguntado, se urinava na cama quando criança, ele gaguejou. Até o delegado perguntar enfaticamente:

                 – Você urinava ou não?
    
               – Não... só ... às vezes ... até os 7 anos.

         Bingo! Um dos comportamentos durante a infância do ‘serial killer’ é urinar durante a infância. O estuprador assassino não tinha ideia do que esta pergunta tinha a ver com sua atitude. Aliás, ele não tinha arrependimento de seu delito. Parece que nem foi ele quem cometeu os crimes. Ao ser perguntado se gostava de incêndios ele se disse indiferente e foi categórico. Era cruel com os animais? Ele sorriu e disse que não, que só fazia umas brincadeirinhas. Coisa de criança. O delegado perguntou-lhe que brincadeirinhas eram essas. Insistiu muito para conseguir respostas.

           Enfiava uns gravetos no ânus dos gatos ou furava os olhos de cachorro. Mas era um olho só. Arrancava os cascos dos jabutis. Seu casco é bem mais alto e as patas traseiras têm formato parecidas com patas de elefantes... Não eram cágados, nem tartarugas. O rapaz era tão frio que ainda dava explicações sobre o tipo de animais. Só faltou dizer que os jabutis eram quelônios e que tais. Precisava ver o brilho nos olhos do indivíduo quando confessava seus delitos com os inocentes animais. O policial ficou revoltado e perguntou:

                 – E você não acha que isso é crueldade?

               – Era brincadeira de criança.

    O delegado estava enojado com a frieza e o ar de deboche do indivíduo. Ele tinha dois dos componentes de psicopata ‘serial killer’: urinar na cama quando criança e crueldade com animais. Precisava investigar melhor quanto à fascinação por incêndios. Ele era inteligente, apesar de ter até o 2º. ano do nível médio. Ele, mais ou menos, planejava seus crimes. Ele fazia tudo no menor tempo possível. Cometia seus crimes na maior frieza. Ao acabar de cometê-los tudo parecia que nada tinha acontecido. Um verdadeiro psicopata.

Dois oito casos examinados há duas testemunhas que conseguiram se livrar do maníaco e se foi ele que matou Denise. Poderia ter sido ele, porém ninguém viu chegar alguém de moto. Como Denise morava numa vila, todos os vizinhos poderiam ver quem chegava lá. Suponhamos que ninguém tivesse visto. Mas como esse maníaco poderia ter entrado na casa? Como ele teria a chave? Ou seria ele um chaveiro que pudesse abrir a fechadura sem deixar sinais? ... É uma hipótese. Segundo a averiguação da polícia ele não portava revólver. Ele matava por estrangulamento. E Denise morreu com um tiro.

Mas foi ele mesmo quem matou Denise?  
***
  
Fiz palavras cruzadas e sudoku.


frase do dia: “Eu não tenho ídolos. Tenho admiração por trabalho, dedicação e competência” (SENNA, Ayrton, piloto brasileiro apud Jornal A Tarde, Caderno 2, de 28-08-21. Pág. 2).

              Em 28 de agosto de 1913, a rainha Guilhermina inaugurou o Palácio de Paz em Haia.

 Em 28 de agosto de 1941, entrou no ar o primeiro programa noticioso do rádio brasileiro, Repórter Esso.
 

      Em 28 de agosto de 1953, nasceu o ator brasileiro Jackson Antunes. 
 

      Em 28 de agosto de 1984, nasceu a cantora e compositora brasileira Paula Fernandes. 
 

      Em 28 de agosto de 1862, morreu o pintor alemão Albrecht Adam. 
 

      Em 28 de agosto de 1993, morreu o historiador britânico Edward Palmer Thompson. 
 

      Hoje é comemorado o Dia da Avicultura, Dia do Bancário e Dia Nacional do Voluntariado.

Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 28 de agosto de 2014, 5ª. feira: “Infraestrutura – Estaleiro no Recôncavo já tem 80% das obras prontas”. Pelo menos seis navios-sonda, com tecnologia de perfuração para campos de pré-sal, devem ser construídos até 2020 em Maragogipe.


Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 28 de agosto de 2014, 5ª. feira: “Queixa – Mesas em xeque”. Proprietários de bares e restaurantes em bairros como a Mouraria estão preocupados com a proibição de uso mesas em calçadas ou ruas, pela prefeitura.


Li no Jornal A Tarde, de 28 de agosto de 2021, 5ª. feira, que trouxe a seguinte manchete: “Pesquisa IBOPE – Rui sobe sete pontos, mas Souto venceria no 1º. turno”. Candidato do DEM lidera com 44%, contra 15% do petista e 9% de Lídice da Mata.
 

            Li no site do SRZD, de 28 de agosto de 2021, 5ª. feira, que trouxe a seguinte manchete: Sidney Rezende está entre jornalistas mais admirados do Brasil. A newsletter semanal Jornalistas&Cia e a Maxpress realizaram uma ampla consulta junto ao universo da comunicação corporativa do Brasil para saber quem são, na opinião dos executivos, os jornalistas brasileiros mais admirados (Redação SRZD). Leiam esta reportagem, acessando o link:

 

http://www.sidneyrezende.com/noticia/236095


Sidney Rezende. Foto: Arquivo pessoal
          Até amanhã meus fiéis seguidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário