quinta-feira, 18 de abril de 2013

17 de abril de 2013 (4a. feira)



Levantei-me às 7h23min. Já me levantei pensando no que iria escrever no blog, quando vi no jornal na televisão, logo de manhã, que hoje era o Dia Nacional da Botânica. Achei que seria interessante eu pesquisar sobre o assunto. E quero dividir isso com todos. O dia é dedicado ao botânico alemão Cari Friedrich Phillipp von Martius, consagrado o "Pai das Palmeiras" no Brasil. Um dos naturalistas mais famosos do século XIX, von Martius nasceu no dia 17 de abril de 1794 e chegou ao Brasil no dia 15 de julho de 1817, como parte de uma comitiva de intelectuais que acompanhava dona Leopoldina, esposa de dom Pedro I. Em três anos de estudos, ele explorou 12 mil espécies da flora brasileira. Até a data de sua morte, foram catalogadas 300 mil espécies do mundo inteiro, sendo a metade existente na bacia Amazônica. Phillipp von Martius morreu em 1868. O decreto que instituiu uma homenagem a ele também declarou a carnaúba, considerada a palmeira brasileira, como planta-símbolo do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro (www.jambo.com.br/datas-comemorativas/23-17/04/2013 08h05 - Atualizado em 17/04/2013 10h00).
 Dia Nacional da Botânica

Após me levantar fui à Academia; nem bem terminei o treino, chegou a minha aluna Carolaine. Ela chegou mais cedo meia hora. Encerrei o meu treino pela metade e fui dar a minha aula. Almocei e, desta vez, fui dar aula para Guilherme. Ele chegou 1h30min atrasado. Não pude dar o horário regular da aula, porque eu iria à missa em sufrágio da alma de meu pai. Está fazendo 8 meses que ele faleceu.

Uma notícia boa: Hospital do Subúrbio (HS) é premiado pelo Banco Mundial. “O Hospital do Subúrbio recebe o prêmio concedido pelo Banco Mundial, em Washington, e pelo Infrastructure Journal, que classificou a unidade entre os dez melhores projetos de Parceria Público-Privada (PPP) da América Latina e do Caribe. O Banco Mundial considerou critérios como recursos investidos, inovação financeira e tecnológica, o impacto do desenvolvimento e replicabilidade do projeto. O HS tem estrutura disponível e atendimento prestado cumpriu todas as metas: 313 leitos comuns (60 leitos de terapia intensiva – 50 adultos e 10 de pediatria); 6 horas é o tempo para avaliação até o resultado; 1400 funcionários (sendo 400 médicos); 250 a 350 pacientes são atendidos diariamente (chegando a 400 em dias de festa ou feriados); 25 é a média de cirurgias feitas diariamente; R$ 12 milhões é a quantia repassada pelo governo da Bahia mensalmente para o HS” (Luan Santos in Jornal A Tarde). Estou apontando esta notícia para mostrar que em um Estado do Nordeste, num subúrbio muito pobre, quando os recursos são bem administrados tudo de bom acontece.
 Image
Uma notícia ruim: Médicos da Emergência Entram em Greve Hoje. Os médicos da emergência do Hospital Espanhol iniciarão uma greve a partir das 7 horas do dia 18. Segundo eles, nenhum atendimento de emergência ou urgência será realizado no setor, e se algum paciente solicitar assistência, o caso será encaminhado a outros hospitais. Os médicos decidiram paralisar as atividades por tempo indeterminado. Os profissionais alegam condições precárias de trabalho, desfalques nas equipes médicas; falta de materiais, equipamento e medicamentos; e atraso no pagamento de salários (Cátia Lima in Jornal A Tarde). Na mesma cidade, porém em bairro de classe média, quando os recursos não são bem administrados... dá no que deu).
 Hospital Espanhol

Li o Jornal A Tarde e a Revista Quem. Fiz palavras cruzadas e sudoku. Vi televisão. Fui dormir às 23h20min.


Nenhum comentário:

Postar um comentário