terça-feira, 23 de abril de 2013

22 de abril de 2013 (2ª. feira)


Eu me levantei às 7h05min. Fui à Academia. Na volta dei aula para Carolaine. Vim para o computador até a hora do almoço. Depois fui pesquisar as datas mais importantes. À tarde dei aula para Guilherme Lucca.

Não precisava pesquisar para saber que hoje é o dia em que o Brasil foi descoberto por Pedro Álvares Cabral. No 2º. Ano Primário tínhamos que decorar o “ponto”. Ponto era a lição. E eu detestava história porque tinha que decorar e ir para a frente, na sala de aula, e discorrer sobre o assunto. Assim aprendi sobre o 22 de abril. Só muitos anos depois, já na Faculdade, é que vim saber que outros navegadores aqui estiveram antes de Cabral. E deixaram registros sobre isso. Comecei a pesquisar e aí é que descobri que a história que eu aprendi estava toda “errada”. Era ufanista e distorcida.

Em 1325 circulava na Europa um mapa sobre terras além-mar chamada Hy-Brazil! (!??) Em 1487, Pedro Vaz da Cunha teria mapeado a costa brasileira. Ainda em 1487 João Fernandes Andrade teria feito o mesmo trajeto. Em 1488, o navegador Jean Cousin chegou ao Maranhão. Em 1493 e 1494, João Coelho Porta da Cruz esteve na costa brasileira para garantir informações para o Tratado de Tordesilhas. Em 1494, Portugal não teria assinado Tordesilhas se ele não tivesse certeza das nossas terras. Em 1498, Duarte Pacheco Pereira esteve no Maranhão e Pará. Em janeiro de 1500, o espanhol Vicente Yañez Pinzón esteve onde hoje é o Cabo de Santo Agostinho e em fevereiro esteve na foz do rio Amazonas que denominou de Mar Dulce.

Como se vê Pedro Álvares Cabral não descobriu o Brasil. Lá em Portugal a história do descobrimento do Brasil é contada diferente daquela que as crianças brasileiras aprendem.

Hoje à tarde, li o jornal A Tarde e a Revista Muito. Fiz palavras cruzadas e sudoku.

Fui dormir às 22h53min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário