quarta-feira, 3 de abril de 2013

30 de março de 2013 (sábado)


Levantei-me às 7h19min. Hoje as meninas (Sheila e Mani) foram para o Rio. Elas indo e eu voltando. Elas aproveitaram bastante. Frequentaram muitas e diversas praias. A primeira praia que foram (aliás, estavam comigo) foi a Praia do Porto da Barra. Visitamos também o Forte de Santo Antônio da Barra.

Conforme prometi no dia 21 de março, vou falar um pouco do Museu Náutico, conhecido como Farol da Barra. Instalado no Forte de Santo Antônio da Barra abriga rico acervo da história marítima do Brasil, especialmente do período colonial. Nele está parte significativa dos achados arqueológicos da expedição submarina ao sítio do Galeão Santíssimo Sacramento, naufragado na costa da cidade de Salvador, em 1668. Faianças, munições, canhões, instrumentos náuticos, selos, moringas e inúmeros objetos do uso cotidiano no século XVII compõem um diversificado painel dos hábitos e costumes da época.

No primeiro forte brasileiro, foi instalado também, o primeiro farol das Américas, em 1698. Inicialmente um quiosque de madeira com lampiões alimentados a óleo de baleia, protegidos por vidros; depois um equipamento rotatório, luz a querosene e a torre atual em alvenaria. Após 50 anos foi equipado com novo mecanismo e uma lente com 3,5 metros de altura, ainda em operação (mas nós não fomos lá). No ano de 1937 foi eletrificado, passando o seu alcance luminoso a ser de 70km (38 milhas náuticas) para a luz branca e 63km (34 milhas náuticas) para a luz vermelha (esses dados numéricos eu os tirei de um folder dado pelo recepcionista do Museu.

Elas foram a muitas outras praias. Apesar de minha ausência, elas aproveitaram bem Salvador.

Li os jornais A Tarde e a Folha de São Paulo. Fiz palavras cruzadas e sudoku. Vi televisão, a novela Salve Jorge e fui dormir à meia-noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário