segunda-feira, 6 de maio de 2013

05 de maio de 2013 (domingo)


Eu me levantei às 7 horas. Hoje não fomos almoçar fora: pois vamos todos os domingos. Eu acho que Joana e Thiago quiseram me preservar para não ter que andar até o carro. Joana fez o almoço: macarrão ao sugo com vinho e como sobremesa sorvete de creme. Só que eu não tomei vinho devido os remédios que eu estava tomando.

Antes do almoço Joana foi correr na orla marítima e na volta passou no G. Barbosa fazer as compras. Queria ir à piscina, mas não foi possível porque chegou sem avisar, uma cliente do interior e Joana teve que trabalhar: ver o projeto, discuti-lo, trocar ideias.

Hoje quero falar de abdicação. Não é daquela abdicação pela qual um soberano abandona o poder. Mas a abdicação que quer dizer renúncia, resignação e desistência. “Todas as vitórias ocultam uma abdicação (Simone de Beauvoir)”. “O sucesso requer muita abdicação. Para chegar lá é preciso abrir mão de muitas coisas (PEREIRA, Alexandre)”. É o mesmo que abri mão de algo que tih direito para viver outra situação. Foi o que Joana fez duas vezes: primeira) deixou de almoçar fora para almoçar comigo; segunda) deixou de ir à piscina para ver o projeto da cliente.

Uma boa notícia que deu no Jornal Folha de S. Paulo: “Diminui diferença entre não cotistas e cotistas, diz MEC”. O desempenho de alunos beneficiados por cotas ou bônus em universidades p´blicas é pior do que o de não cotistas, mas a disparidade está menor, segundo dados do Minístério da Educação. Em 2008, a diferença entre as notas médias dos alunos era de 9,9%. Em 2011, caiu para 3% (Fábio Takahashi e Érica).

Uma notícia ruim que deu no jornal Folha de S. Paulo: “Pior seca em 50 anos fecha empregos e arruína lucros”. Considerada a pior dos últimos 50 anos, a seca que atinge o Nordeste desde 2011 já provocou ao menos R$ 3,6 bilhões em perdas diretas nas lavouras da região (Nelson Barros Neto e Renata Moura).

Li o jornal Folha de S. Paulo que trouxe as seguintes matérias: “Triplica déficit do Brasil no turismo nos últimos 5 anos”; “TSE ignora o mensalão e aprova contas de 2003 do PT”; “Bastidores de Washington viram filão de séries de TV nos Estados Unidos”; “Ex-modelo dá dicas de beleza na web para mulheres com câncer”; “Esporte – Abatidos, São Paulo disputam vaga na final do Paulista”; “Pai e filho viajam 2 200 quilômetros para avaliar gastos das motos flex”; “Piora das contas externas se acelera e traz riscos futuros”; “Mandioca importada do Sul do país é até 30% mais barata”; “’Queria ter mais Eikes’, diz chefe da ANP”; “Cresce desvantagem do Brasil em turismo”, além dos cadernos Ilustrada, Ilustríssima, Cotidiano, Mercados, Esporte e Classificados e dos articulistas Élio Gaspari, Hélio Schwatsman, Eliane Catannêde, Carlos Heitor Cony, Henrique Meirelles, Leão Serva, Karine Pansa, Suzana Singer e Jânio de Freitas.

Li o Jornal A Tarde que trouxe as seguintes matérias: “Maioridade penal divide parlamentares baianos”; “Saúde – Gravidez diminui em até 4 vezes o risco de câncer de mama”; “Literatura – Cresce produção de jovens autores”; “Funcionalismo – Wagner sai fortalecido de negociações, diz cientista político”; “Bahia na decisão – Tricolor despacha Juazeiro e está habilitado para o sonho do bicampeonato”; “Dívida – Governo ajuda a dar socorro ao Hospital Espanhol”; “manutenção – Abandono  da Pça. N. Sra. da Luz é denunciado”; “Estreia – Denise Fraga retorna com 3 Teresas, no GNT”; “Cultura – Situação física do Arquivo Público dificulta pesquisas”; Trabalho – Famílias começam a se adequar à lei das dom´sticas”; “Entrevista – A atriz Letícia Isnard dá adeus ao visual perua em Sangue Bom;”Coelba registra 4,6 mil ligações elétricas irregulares”, além dos cadernos Política, Populares, Empregos, Esportes e Caderno 2. Também há os artigos de Caetano Veloso, Dora Kramer, Veríssimo, Hélio Pólvora, Lourenço Mueller.

Li, também uma reportagem bastante contundente na Revista Veja intitulada Os Órfãos da Impunidade.“O pagamento do “bolsa-bandido” explodiu nos últimos doze anos e chegou a quase 40 000 famílias; enquanto isso, uma geração de órfãos do crime cresce desassistida no Brasil. A média do pagamento é de 730 reais mensais, acima do salário mínimo no país, de 678 reais. É correto alguém que roubou ou matou tenha direito a um benefício desses? (Laura Diniz e Julia Carvalho)”. Há outras matérias: “Caso Rosemary”; “Chavismo à força”; “A mina de grampos da Vale”; “Fidelidade absoluta”; “Greve de fome em Guatánamo”; “O apocalipse terá de esperar”; “O primeiro clique”; “Rainha da Holanda”; “Show biz à cubana”, além dos articulistas: Lya Luft e Roberto Pompeu de Toledo.
                                                                                                                                 
A frase do dia: Construa uma carteira de habilidades. Seja generalista, acompanhe as mudanças tecnológicas e saiba lidar com o estresse (D’AVENI, Richard apud Revista Você S.A, de julho de 2004. Pág. 50).


Fui dormir às 23h18min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário