terça-feira, 21 de maio de 2013

20 de maio de 2013 (2ª. feira)

Levantei-me às 6h28min.

20 de maio de 1940 os primeiros prisioneiros do Nazismo chegaram ao campo de concentração de Auschwitz. 20 de maio de 2002, independência do Timor Leste, fim da ocupação das tropas da Indonésia. 20 de maio de 1967 nasceu o padre e cantor Marcelo Rossi e em 1980 nasceu o ator Cauã Raymond. Morreu em 20 de maio de 1506, o navegador italiano Cristóvão Colombo. Em 20 de maio de 1880, morreu a enfermeira Ana Néri. Hoje é comemorado o Dia do Pedagogo.

Fui ao SAC para fazer o meu recadastramento. A recepcionista me perguntou se eu estava agendada. Não, não estava. Ela me deu um número de telefone para agendar.

Hoje vou falar do Annus mirabilis. Algumas pessoas me perguntaram o que era Annus mirabilis, que eu escrevi ontem quando falava do dia 19 de maio de 1905. É uma expressão latina que se refere a ‘ano miraculoso’. É usada, sobretudo, para se referir aos anos de 1665-1666 – Isaac Newton e a 1905, quando Albert Einstein publicou a Teoria da Relatividade Restrita, que revolucionou a Física moderna.

A frase do dia: E = mc2. Com essa fórmula – talvez, a mais famosa da Ciência – Einstein fundiu as leis da conservação da massa e da energia.

Ontem terminei de ler o livro O Diagnóstico Operatório na Prática Psicopedagógica, de Jorge Visca. É um livro adequado para os principiantes em clínica psicopedagógica. Ele explica com todos os detalhes: os aspectos comuns a todas as provas, estratégias do entrevistador, condutas do entrevistado, aspectos particulares das provas e protocolos de crianças entrevistadas. Li 34,5 páginas por dia, em média.

Hoje comecei a ler o livro Qual é a Tua Obra?: inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética, de Mário Sérgio Cortella. Conforme o livro se propõe, ele trará algumas inquietações acompanhadas de algumas proposições relacionadas à gestão, liderança e ética. Um dos maiores desafios do líder é inspirar, animar as pessoas a se sentirem bem com o que fazem...Vou ler. Depois voltarei a falar deste livro, que promete. Tem 141 páginas.

Uma boa notícia que deu no jornal A Tarde: “Paradoxo – Cidades Baianas de PIB baixo investem em saúde e educação”. Cidade pobre gasta melhor dinheiro público. Ichu tem a 5,9 mil habitantes e um PIB de R$ 22,7 milhões. Ichu, dentre os 417 municípios é a  410ª. cidade em PIB da Bahia, mas tem a 2ª. melhor em saúde.

Uma notícia ruim que deu no jornal A Tarde: “Boatos levam milhares às agências da CEF”. Foi uma verdadeira balbúrdia. Milhares de pessoas foram aos caixas eletrônicos sacar o seu Bolsa Família. Um boato dava conta que o programa iria ser encerrado ou que o governo daria uma cota extra!!???

Li o Jornal A Tarde que trouxe as seguintes matérias: “Vitória levanta taça e coroa supremacia”; “Abate irregular – Apreensão de carne clandestina cresce na BA”; “Ricardo Maurício vence na Bahia e lidera Stock Car”; “Paulistão – Timão empata com Santos e é campeão”; “Paradoxo – Cidades Baianas de PIB baixo investem em saúde e educação”; “Bolsa Família - Boatos de suspensão do benefício geram tumulto na CEF”; “Infecção Hospitalar – 80% dos hospitais não têm controle adequado”;”Dificuldades – César Borges ataca TCU por atrasos em obras”; “Castelo Branco – Polícia investiga ataque a grupo”; “Aeroporto baiano fica em 6° lugar”; “Ex-alunos da Uneb dão aulas pra o Enem”; “Integração – Semana da África começa com foco no audiovisual”; “Sesi festeja Dia Nacional da Indústria”; “Ufba recepciona calouros com feira”; “Saúde – Subnotificação em casos de infecção hospitalar preocupa especialistas”; “Dados da Anvisa indicam baixa adesão à prática de lavar as mãos”; “Festa do Espírito Santo mobiliza fiéis em Barreiras”;“Dia Mundial do Meio Ambiente”; “Quijingue discute prioridades”; “Devotos de Andaraí reúnem festas profana e religiosa”; “Gestão ambiental potencializada”; “Explosões em Antônio Cardoso”; “Pedagogia italiana é modelo para Salvador”, além dos cadernos Agronegócios, Economia, Escola Viva, Política, Salvador, Brasil, Mundo, Esportes e Caderno 2. Também há os artigos de André Curvello, Clodoaldo Lôbo, Emiliano José, Marcia Dessen, Ricardo Noblat, Roberto Zentgraf e Sarah Roberta Carneiro.

Li, também, a Revista Época as seguintes matérias. Na seção Primeiro Plano, temos 1. Caixa Postal; 2. Opinião; 2.1 Está faltando liderança; 2.2 Limites aos avanços da ciência; 2.3 Fronteiras abertas na saúde; 3. O Filtro; 3.1 A seleção do Brasil; Casamento gay é oficial; 3.2 Caíram em tentação; 3.3 Vem aí ÉPOCA para iPhone; 3.4 O petróleo é deles; 3.4 Escondidas na Amazônia; 3.5 Cláudio Gandelman. Ele vai pagar pelo seu post. Curtiu? 3.6 Caixa Postal; 3.7 Bombou na web; 3.7 Dois pontos. Na seção Tempo, temos 1. O Fator Teori; 2. O aerotrem da alegria; 3. Entrevista: Karem Armstrong – “Não espere muito do papa Francisco”; 4. O poder come na mão dele; 5. O amigo invisível do Garotinho.

Amanhã quando eu terminar de ler a revista vou incluir os itens das seções Ideias e Vida.

Ainda há os seguintes articulistas e colunistas: Eugênio Bucci; Entre amantes e namoradas; Felipe Patury

Fiz palavras cruzadas e sudoku.

Fui dormir às 23h38min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário