segunda-feira, 20 de maio de 2013

19 de maio de 2013 (domingo)

Levantei-me às 7h38min.

19 de maio de 1905 (Annus Mirabilis) é o dia em que Albert Einstein publicou os quatro artigos que revolucionaram a Física como era conhecida. 19 de maio de 1980, um mês após ser preso, Luiz Inácio Lula da Silva foi libertado pelo então diretor do DOPS (polícia política do Regime Militar), Romeu Tuma, sem ninguém saber. 19 de maio de 1956 nasceu o diretor de televisão Jayme Monjardim e em 1957 nasceu o apresentador de televisão José Luiz Datena.  Morreu decapitada em 19 de maio de 1536 a segunda mulher de Henrique VIII, da Inglaterra, Ana Bolena. Em 19 de maio de 1994, morreu a ex-primeira dama dos Estados Unidos, Jacqueline Kennedy Onassis. Hoje é comemorado o Dia de Santo Ivo, padroeiro dos advogados; o Dia do Físico devido aos quatro revolucionários artigos publicados por Albert Einstein; e o Dia da Juventude, de Atatürk e do Desporto na Turquia.

Hoje vou falar do Dia de Pentecostes. Para os cristãos, tanto católicos como ortodoxos, é uma data muito importante no seu calendário. Comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo. É celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa (7° dia depois do Dia da Ascensão de Jesus + 40 dias após a ressurreição dando os últimos ensinamentos a seus discípulos + 3 dias em que ficou na sepultura. Pentecostes é histórica e simbolicamente ligado ao festival judaico da colheita, que comemora a entrega dos Dez Mandamentos no Monte Sina, cinquenta dias depois do Êxodo.

A frase do dia: “Eu creio”: é a fé da Igreja, professada pessoalmente por cada crente, principalmente, por ocasião do Batismo. “Eu creio”: é também a Igreja, nossa Mãe, que responde a Deus pela sua fé e nos ensina a dizer: “Eu creio”. “Nós cremos” (Porta Fidei – Bento XVI).

            Sonhei nesta noite com uma casca de banana, que eu a colhia e a jogava no lixo.
Interpretação do sonho: “a casca da banana indica sérios obstáculos na realização de um objetivo”. Eh, eh, eh,... Não gostei.

Hoje não fui almoçar fora porque Joana foi almoçar com o pai, mas ela me trouxe um sanduíche da Subway com uma sobremesa. À tarde fui à Farmácia São Paulo apanhar o Maleato de Enalapril, remédio da pressão, que o governo oferece gratuitamente. Comprei o Enablex e obtive 30% de desconto dado pelo laboratório. Às 18 horas fui à missa na Paróquia Nossa Senhora da Anunciação, para rezar pelo sufrágio da alma de minha mãe que completou 2 anos de falecida.

A Igreja estava toda adornada de vermelho. Até um tapete vermelho foi esticado da porta de entrada até o altar. E olha que a Igreja não é pequena! No início da missa aconteceu uma pequena procissão: mensageiros, mensageiras, coroinhas e o padre! Sete pessoas levaram as velas acesas (os sete dons do Espírito) para o candelabro. Após a acolhida, acenderam o círio. Teve um lindo canto de entrada. E a missa transcorreu durante 80 minutos.

Uma boa notícia que deu no jornal A Tarde: “Projeto incentiva empresas a investir em educação”. Uma proposta aprovada pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado pode incentivar empresas brasileiras a custearem a educação de funcionários e dependentes. Proposta define gastos do empregador com cursos de capacitação e qualificação para empregados sejam desonerados (Clarissa Borges e Edely Gomes).

Outra boa notícia que deu no jornal A Tarde: “Polo têxtil gera riqueza no interior de Pernambuco”. Foi de retalho em retalho, com fabriquetas no início só de fundo de quintal e sem qualquer interferência do estado, que Toritama – localizado a 167 quilômetros de Recife – construiu sua economia. A cidade, que possui o menor território de Pernambuco (33 quilômetros quadrados), não tem desemprego, importa trabalhadores e seu crescimento foi de 101,2%. A cidade é considerada “a capital do jeans” e consome 14% de toda a produção brasileira do tecido (Letícia Lins).

Uma notícia ruim que deu no jornal Folha de São Paulo: “Líder do PMDB ataca governo e ameaça ‘crise atrás de crise’”. Eduardo Cunha diz que tratado como oposição e nega ser ‘gênio do mal’. Deputado afirma que ministras Gleisi Hoffmann e Ideli Salvatti estão nas funções erradas (Natuza Neri).

Li o Jornal A Tarde que trouxe as seguintes notícias: “Saúde – Jolie gera corrida por exames na Bahia”; “Eleição de 2014 – Aécio é eleito presidente do PSDB em clima de campanha”; “Igreja – Irmandades católicas estão em processo de esvaziamento”; “Estreia – Bianca Comparato em série na MTV”; “Novelas – Amor à Vida e Dona Xepa chegam à telinha”; “Com amão na taça, Leão encara o Bahia”; “Camplexo Viário – Posto 1 da Petrobras na Parlela encerra atividades”;”Entrevista – O PT precisa de reciclagem, diz postulante petista”; “Feiraguai – Comerciantes acusam chineses de deslealdade”; “Paulistão – Peixe e Timão decidem quem é o mais forte de São Paulo”; “Stock Car agita Salvador”; “Esgotos – Desaceleram as obras do PAC do saneamento básico”; “Tratamento – Barra foi palco de parada antimanicomial”; “mobilização – Protesto na Barra contra o abuso sexual de crianças”; “Feira de Santana – Acidente em fábrica mata operário”; “Chineses no comércio causam protestos”; “Jovens – O que diz essa menina”;“Líder do PMDB ataca governo e ameaça ‘crise atrás de crise’”; “Polo têxtil gera riqueza no interior de Pernambuco”; “Brasil perde US$ 7,4 bi em exportações para a América do Sul”; “Setor de petróleo atrai grupos financeiros”; “Programa – Rede de esgotos é um problema no Brasil”; “Coreia do Norte dispara 3 mísseis de curto alcance no Mar do Japão”, além dos cadernos Política, Poder, Economia, Ciência & Vida, Populares, Empregos, Salvador, Brasil, Mundo, Esportes e Caderno 2. Também há os artigos de Armando Avena, Caetano Veloso, Danuza Leão, Dom Murilo S.R.Krieger; Dora Kramer, Hélio Pólvora, João Ubaldo, Loureço Mueller, Vera Magalhães,

 Li no jornal Folha de S. Paulo as seguintes matérias: “Inflação devolve 22 milhões para situação de miséria”; “Só o Brasil não puniu Alstom ou suspeitos de receber propina”; “Esporte – Decisão na Vila (e de Neymar?); “Paraditador Assad, invasão à Síria é provável”; “Ilustrada – Curadores já projetam virada do ano que vem”; “Cresce impaciência com Obama entre seus alados”; “Prolieraçõ de shoppings agita franquias”; “Cliente oculto é tática para manter qualidade da marca”, além dos diversos cadernos: Cotidiano, Mercado, Ilustrada, Esporte, Folhinha, Opinião, Poder, Mundo e os articulistas e colunistas Alexandre Padilha, André Singer, Carlos Heitor Cony, Fernando Grella Vieira, Ferreira Gullar, Hélio Schwatsman, Henrique Meirelles, Igor Gielow, Janio de Freitas, José Simão, maurício Stycer, Monica Bergamo, Paulo Vinicius Coelho, Roberto Luiz d’Ávila, Tostão, Vera Magalhães.
Fiz palavras cruzadas e sudoku.

Fui dormir às 23h38min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário