quarta-feira, 3 de julho de 2013

02 de julho de 2013 (2ª. feira)

Em 02 de julho de 1823, independência da Bahia: rendição das forças pró-lusitanas na Bahia – data máxima do Estado. Em 02 de julho de 1897, o inventor Guglielmo Marconi patenteou o rádio. Em 02 de julho de 1877, nasceu o escritor e poeta alemão, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, em 1946, Hermann Hesse. Em 02 de julho de 1916, nasceu a escritora brasileira Zélia Gattai. Em 02 de julho de 1566, morreu o astrólogo e matemático francês Nostradamus e em 2011, morreu o 33° presidente do Brasil Itamar Franco. Hoje é comemorado o Dia da Independência da Bahia, Dia do Bombeiro e Dia do Hospital.

Hoje não fui à Academia porque é feriado: é a data magna da Bahia. É o dia de sua independência. Na Bahia a luta pela Independência veio antes da brasileira, e só concretizou-se quase um ano depois do 7 de setembro de 1822: ao contrário da pacífica proclamação às margens do Ipiranga, só ao custo de milhares de vidas e acirradas batalhas por terra e mar emancipou-se de Portugal. Finalizou em 2 de julho de 1823.

Por volta do meio-dia fui ao Supermercado. Esta é a minha semana de fazer as compras. Comprei abóbora, abobrinha, alho, banana, batata, biscoito, carambola, cebola, cebolinha, chá, doce de leite, frango, goiabada, laranja, maçã, mamão, manga, melão, ovos, pepino, queijo, suco, tangerina, tomate, torrada e uva.

Hoje esta data é muito importante para mim. É o aniversário de minha irmã Vera, nove anos mais moça que eu. Lembro-me perfeitamente do dia em que ela nasceu (a amnésia que eu tenho é de uns 10 anos antes do AVC – década de 90). Nasceu na década de 50, em casa, com a parteira Basília. Fui retirada de casa enquanto ocorria o parto e fui para a da minha avó Luzia que morava em uma chácara em frente à nossa. Depois que o nenê nasceu eu pude voltar para casa e ainda fiz o almoço que todos elogiaram. Mas como? Até hoje não sei cozinhar! Ou foi a mão de Deus ou a boa vontade de todos. Não me lembro de ter feito outro almoço durante a infância e a adolescência, ou antes, de ter completado 25 anos. Mas aí já é outra história...

Da queda de ontem, fiquei com um hematoma no rosto. Hoje está muito melhor que ontem. Joana tirou esta foto abaixo:


A frase do dia: O mal do nosso tempo é a superioridade. Há mais santos do que 
nichos (Honoré de Balzac).


Uma boa notícia: ANS realiza processo seletivo com 200 vagas. Os aprovados no concurso terão remuneração de R$ 6.130,00.

Uma notícia ruim: Vencedora de concurso diz ter levado “calote cívico”. 2 de julho: moradora reivindica ‘prêmio de fachada mais bonita’ no ano de 2009. Segundo  a professora Márcia Pessoa, 62 anos, desde 2009, quando teriam vencido em primeiro lugar eles não receberam o valor do prêmio de R$ 3.000,00.

Li o Jornal A Tarde que trouxe como principal notícia: “Onda de Protestos: voz das ruas: Dilma quer reforma já em 2014”.

Li, também uma reportagem e entrevista na Revista Isto É, com o maior especialista contemporâneo em movimentos sociais nascidos na internet, o sociólogo espanhol Manuel Castells, diz que a condução da crise no Brasil mostra que há esperanças de se reconectar instituições e cidadãos. A reportagem de capa “E o poder se mexeu” diz que “as autoridades tentaram dar uma resposta rápida e à altura do clamor das ruas. Houve de tudo: da Câmara dos Deputados, que, em tempo recorde, rejeitou a PEC 37 – que limitava o poder de investigação do Ministério Público –, ao governo federal, que anunciou uma série de medidas de combate à corrupção e inclusive, a convocação de uma assembleia nacional constituinte a partir de um plebiscito popular para o tema específico de uma reforma política (...). Com as primeiras iniciativas partindo do Executivo, o Legislativo parece ter saído da letargia em que se encontrava, acordado pela voz do povo”.

Fiz Palavras Cruzadas e Sudoku.

Nenhum comentário:

Postar um comentário