sábado, 13 de julho de 2013

09 de julho de 2013 (3ª. feira)

Em 09 de julho de 1932, início da Revolução Constitucionalista no Brasil. Em 09 de julho de 1934, o Ministério da Saúde proibiu o uso da talidomida. A substância ingerida por gestantes é responsável pela má formação de fetos. Em 09 de julho de 1879, nasceu o médico e cientista brasileiro Carlos Chagas. Em 09 de julho de 1935, nasceu a cantora argentina Mercedes Sosa. Em 09 de julho de 1980, morreu o poeta, compositor e diplomata Vinícius de Moraes e em 09 de julho de 2012, morreu o Cardeal e Arcebispo Emérito do Rio de Janeiro Dom Eugênio Sales. Hoje é comemorado o Dia do Protético, Dia do Soldado Constitucionalista e Dia Estadual da Defesa Civil (Rio Grande do Sul).

Hoje fui à Clivan para fazer a cirurgia de catarata no olho esquerdo. Estava marcada para as 11 horas da manhã. Quando estávamos na Garibaldi, já próximo da Clínica ouvimos um estrondo forte. E à nossa direita uma bola de fogo caiu de um poste. Foi um enorme susto. Olhamos para a frente e vimos que a sinaleira estava apagada. Aí minha filha falou: “Lá também deve estar sem energia”. “Será?”. Não deu outra. Dos três elevadores, apenas um estava funcionando. O ascensorista nos disse: “é o gerador!” Chegamos no Centro Cirúrgico. Pediram para aguardarmos um pouco, que estavam entrando em contato com a Coelba (Companhia Estadual de Energia do Estado da Bahia). A resposta era o que esperávamos: “Vamos marcar para amanhã”. No dia seguinte eu teria que voltar às 9 da manhã para fazer a cirurgia.

A frase do dia: “Quem não é senhor do próprio pensamento, não é senhor das próprias ações” (HUGO, Victor, escritor francês apud Jornal A Tarde, de 09 de julho de 2013).

O pensamento é inerente ao ser humano. Pode-se pensar com delicadeza ou frieza. Pensa-se sabendo ou não sabendo. Quem não pensa não existe. E pensar pode ser a razão de nossa existência. Pensar para decidir.

                Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde: “Educação – Instituições oferecem horários diferenciados”. Cursos de graduação e pós são estruturados para facilitar a frequência de quem tem longa jornada de trabalho. Algumas instituições de graduação têm adequado cursos superiores para atender à demanda de pessoas que não conseguem conciliar as atividades corporativas aos horários tradicionais de ensino.

            Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde: “Bahia registra 15° óbito causado por meningite meningocócica em 2013”. Dos 48 casos de meningite meningocócica registrados na Bahia, nos seis primeiros meses deste ano, 31,25% resultaram em mortes.

 Li o Jornal A Tarde, de 09-07-2013, 3ª feira, que trouxe como principal notícia: “Saúde – Médicos se revoltam contra plano da presidente Dilma”.

Li a Revista Isto É, de 3 de julho de 2013, que trouxe como principal matéria de capa: “Você mandou e o poder se mexeu”. Despertados pelo ruído que vem das ruas, governos, Congresso e até o Judiciário se movem em um verdadeiro mutirão par apresentar propostas, votar medidas e atender às demandas populares. Uma nova ordem política começa a funcionar no Brasil.

Fiz Palavras Cruzadas e Sudoku.


Nenhum comentário:

Postar um comentário