sábado, 2 de novembro de 2013

01 de novembro de 2013 (6a. feira)

         Logo cedo fui ao Banco do Brasil sacar um dinheiro. Depois fui de táxi de Botafogo até o Le Monde, na Barra, onde João Gilberto trabalha. De lá ele me levou de carro até a casa dele. Cheguei na hora do almoço. João Gabriel estava dormindo, por isso não foi à escola. Acordou e foi almoçar. Vocês não avaliam a sua alegria ao me ver: me abraçou, beijou, deu pinote, me mostrou a “pintura” dos desenhos que estava fazendo... foi uma alegria só! Claro que fui brincar com ele. Fiz também Palavras Cruzadas.

         Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro:A maior história de todos os tempos: a própria vida” . Leiam a crônica Eugenia Jambolana:

EUGENIA JAMBOLANA

         É um nome bonito, romântico Eugenia Jambolana’: é o nome do pé de jamelão. E lá em casa tinha um. Coloria o chão de roxo. O pé de jamelão possui frutos pequenos e arroxeados quando maduros. A coloração dos frutos provoca manchas na língua, nas mãos, tecidos, calçados e pinturas de veículos. O fruto possui uma semente única e grande, quando comparada com o tamanho do fruto, envolta por uma polpa carnosa. Apesar de sabor um pouco adstringente, é agradável ao paladar. Além de ‘jamelão’ é conhecida como jambo, jambolão, jalão, joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva, guapê...

            “Segundo a tradição hindu, o deus Rama alimentou-se somente desta fruta na floresta por 14 anos durante o seu exílio de Ayodhya. Devido a isto, muitos hindus denominam o jamelão como o "fruto dos deuses", especialmente em Gujarat, na Índia, onde é conhecido localmente como jamboon. Krishna e outros protagonistas da mitologia hindu foram descritos como tendo a pele da cor do jamelão. Sua copa possui folhagem abundante. Seus ramos possuem coloração acinzentada-claro com fissuras escuras e cicatrizes foliares aparentes. Apresenta folhas simples, opostas e elípticas, inflorescência com numerosas flores pequenas hermafrodita de cor creme. O fruto é de cor escura, variando entre o roxo e o negro, de forma ovóide, possui uma única semente e mede de 2 a 3 cm de comprimento”.

            Nós não dávamos importância àquela frutinha. Só queríamos saber quem ficava com a língua mais roxa, mas a casca do jamelão, na forma de pó de decocção, é popularmente, usado contra hemorragias, leucorreia e disenteria. O pó das sementes é usado no tratamento da diabete. Tínhamos ouro dentro de casa e não sabíamos. Os hindus fazem doces e compotas com essas frutas. Elas não podem ser comercializadas porque são altamente perecíveis.

             A apresentadora Regina Casé fez um bonito vídeo sobre esta fruta. Acessar o conteúdo em http://www.umpedeque.com.br/site_umpedeque/arvore.php?id=650 e, para outras informações acesse <http://www.infobibos.com/Artigos/2008_1/Jambolao/index. htm>. Acesso em: 3/5/2009. O nosso pé de jamelão ficava bem em frente da casa, ao lado da cerca de arame farpado. Como subir até lá em cima, se na base não tínhamos acesso?

           A frase do dia: "Depende de cada um de nós realizar todos os dias a própria mudança para crescer hoje mais do que ontem e amanhã mais do hoje" (BS-1897).
01 de novembro de 1942, entrou em vigor o padrão monetário do Cruzeiro no Brasil. Em 01 de novembro de 2004, notas de yen antigas foranm trocadas por novas no Japão. Em 01 de  novembro 1978, na Lázaro Ramos. Em 01 de  novembro de 1981, nasceu o ator brasileiro Thiago Fragoso. Em 01 de  novembro de 1922, morreu o escritor brasileiro Lima Barreto. Em 01 de novembro de 1972, morreu o poeta americano Claude Ezra Pound. Hoje é comemorado o Dia de Todos os Santos e Dia Mundial do Veganismo.

 Li a Revista Muito, de 20 de outubro de 2013, que trouxe como matéria de capa: “Inconsciente Coletivo”. As ideias de Carl Jung vivem um florescimento ba Bahia com cursos lotados e mercado editorial aquecido. Discípulo – grande desafeto – de Freud, o psiquiatra Carl Jung acrescentou questões fundamentais na busca pela mente humana. Após 52 anos de sua morte, seus estudos estão em pleno desenvolvimento no Brasil.

            Até amanhã meus fiéis seguidores!


Nenhum comentário:

Postar um comentário