segunda-feira, 25 de novembro de 2013

24 de novembro de 2013 (domingo)

         À tarde, fui ao cinema no Shopping Paralela. Estive no Shopping há 2 anos. É novo e bonito. O cinema e bom. Vi o filme Jogos Vorazes: em chamas. É um drama. A saga relata a aventura de Katniss (Jennifer Lawrence), jovem escolhida para participar aos “jogos vorazes”, espécie de reality show em que um adolescente de cada distrito de Panem, considerado como “tributo”, deve lutar com os demais até que apenas um saia vivo. Neste segundo episódio da série, após a afronta de Katniss à organização dos jogos, ela deverá enfrentar a forte represália do governo local, lutando não apenas por sua vida, mas por toda a população de Panem. Acho que é porque eu não vi o primeiro episódio, o filme deixou a desejar.Tive 2 pesadelos com Joana: um dos quais bastante nítidos para mim: ela caía da janela. Sua cara de pavor foi terrível!

             Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: “A maior história de todos os tempos: a própria vida”. Leiam a crônica Cadê a Boiada?:

CADÊ A BOIADA?

 

         Quando minha irmã Vera nasceu, foi escolhida para madrinha, não me lembro se foi tia Eulália ou tia Bilu. Estou inclinada a achar que foi tia Bilu. Chegou o dia do batizado: ela estava vestida de vermelho forte, uma bata que minha mãe havia feito para a ocasião, mas tia Bilu trouxe uma branca de renda, linda. Para nosso entendiento de criança, tia Bilu era uma ‘fazendeira rica’.

         Vera já era grandinha. Devia estar por volta de um aninho. Tia Bilu ofereceu para ela um bezerro – como fazia com todas as crianças que ela batizava – segundo suas próprias palavras. Como iríamos fazer com esse bezerro? Não, ele não iria ficar conosco. Ele seria criado na fazenda junto com os outros bezerros e Vera poderia retirar o gado quando completasse 18 anos.

         Eu deveria estar com uns 10 anos e comecei a fazer as contas. Um bezerro se torna adulto (sexualmente maduro): se fêmea, aos 2 anos; se macho, aos 5 anos. Vamos colocar um tempo médio de 3 anos (porque depende da raça), então aos 3 anos a primeira cria. Seriam 5 vezes que uma novilha procriaria. Cinco novas vaquinhas procriariam 5 vezes. 5 + 25 +125 + ... = 155 + ...

         Aos 18 anos Vera teria, em média, pelo menos, 155 bois ou vacas. Eu, na época, não conseguia fazer os cálculos de análise combinatória, mas eu supunha que fossem uns 200 animais! A madrinha dela nunca a visitou e nunca mais se falou no bezerro que ela ganhara em seu batizado. Vera, hoje seria uma fazendeira criadora rica.

Cadê a boiada?

         Nenhum artigo disponível
Nenhum slide disponível
Nenhum vídeo disponível
A frase do dia: “A gente às vezes se sente seguro por estar dentro de um shopping center, mas não é bem assim” (SANTOS, Vanessa, comerciária, apud Jornal A Tarde, Primeiro Caderno, de 24-11-13. Pág. A 3).



24 de novembro de 1631, a cidade de Olinda foi incendiada pelos holandeses. Em 24 de novembro de 1967, o marechal Castello Branco outorgou nova Constituição, legitimando o governo militar no Brasil. Em 24 de novembro de 1861, nasceu o poeta brasileiro Cruz e Souza. Em 24 de novembro 1864, nasceu o pintor francês Toulouse-Lautrec. Em 24 de novembro de 1929, morreu o estadista, jornalista e médico francês George Clemenceau. Em 24 de novembro de 1957, morreu pintor mexicano Diego Rivera. Hoje é comemorado o Dia Nacional da Cultura Científica.


Quem foi Cruz e Souza? João da Cruz e Sousa nasceu em Nossa Senhora do Desterro (atual Florianópolis), em 24 de novembro de 1861 e morreu na Estação do Sítio em 19 de março de 1898. Foi um poeta brasileiro, com a alcunha de Dante Negro ou Cisne Negro. Foi um dos precursores do simbolismo no Brasil.

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Cruz_e_Sousa)

Filho dos negros alforriados Guilherme da Cruz, mestre-pedreiro, e Carolina Eva da Conceição, João da Cruz desde pequeno recebeu a tutela e uma educação refinada de seu ex-senhor, o Marechal Guilherme Xavier de Sousa – de quem adotou o nome de família, Sousa. A esposa de Guilherme Xavier de Sousa, Dona Clarinda Fagundes Xavier de Sousa, não tinha filhos, e passou a proteger e cuidar da educação de João. Aprendeu francês, latim e grego, além de ter sido discípulo do alemão Fritz Müller, com quem aprendeu Matemática e Ciências Naturais.


Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 24 de novembro de 2013, domingo: “Empregos – Cresce oferta de emprego em cidades médias da Bahia”. Três cidades criam 23 mil empregos: Feira de Santana, Lauro de Freitas e Vitória da Conquista estão entre os municípios baianos que mais geram oportunidades.

Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 24 de novembro de 2013, domingo: “Saúde – Bahia é o estado com maior incidência de doença falciforme”. A cada 650 crianças nascidas vivas na Bahia, uma tem a doença falciforme, o que representa 65 crianças por ano. O estado tem o maior número de casos de pessoas com a patologia no País. Patologia genética e muito prevalente entre a população negra.


Li no Jornal A Tarde, de 24 de novembro de 2013, domingo, que trouxe a seguinte manchete: “Natal – Shoppings reforçam segurança”. Medida tem o objetivo de tentar evitar a ação de ladrões atraídos pelo maior fluxo de consumidores em dezembro.


Uma boa notícia que deu no Jornal Folha de S. Paulo, de 24 de novembro de 2013, domingo: “Ilustrada – Ben Stiller”. Comediante deixa palhaçada de lado para protagonizar e dirigir filme mais sério.
 
                                                                                                                 (pt.wikipedia.org/wiki/Ben_Stiller‎)
Uma notícia ruim que deu no Jornal Folha de S. Paulo, de 24 de novembro de 2013, domingo: “Cotidiano – Nomes parecidos levam pelo menos 56 à prisão em SP”. Ao menos 56 pessoas foram presas em São Paulo, desde 1994, por crimes que não cometeram. A reclusão ocorreu por terem nomes parecidos aos dos acusados.


Li no Jornal Folha de S. Paulo, de 24 de novembro de 2013, domingo, que trouxe a seguinte manchete: “Poder – Governo paulista infla salários de servidores públicos”.  Critérios frouxos de análise de desempenho permitem que funcionários do governo Alkmin mais que dobrem ganhos.


Até amanhã meus fiéis seguidores!


Nenhum comentário:

Postar um comentário