sexta-feira, 29 de novembro de 2013

28 de novembro de 2013 (5ª. feira)

            Como chove! A cântaros! Olho para fora da janela e vejo aqueles fios de prata derramando do céu que não posso ver de tão embaçado que está! Chove, chove, troveja, e riscam relâmpagos no firmamento. Eles são dourados e aterrorizantes e brilhantes e lindos. Hoje realmente não pude sair. O tempo não deixou mesmo. Por alguns minutos houve um apagão à noite. É assustador. Felizmente, passou logo.

             Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: “A maior história de todos os tempos: a própria vida”. Leiam a crônica A Lamparina:

A LAMPARINA

 

         A lamparina lá de casa era feita de flandres (lata), com um bico de onde saía um pavio de tiras de pano e era abastecido com querosene. Tinha gente que vendia estas rústicas lamparinas feitas artesanalmente. Em seu corpo vinham escritas as propagandas da lata de onde elas foram cortadas. Há as de vidro, pavios com filetes de algodão e com álcool ou azeite.

         Eu ficava olhando, bem de perto, porque ela clareava quase nada. Sua luz era nada mais nada menos que um filete de fogo que saracoteava e balançava pelo ar e terminava com um filete de fumaça que subia, subia, dançava, vinha e voltava e subia... no silêncio da noite esta fumaça penetrava nas narinas, nos olhos e na mente. Deixava uma risca negra nos olhos e entupia-me as narinas.

         Dos olhos escorriam aquelas lágrimas negras que a fuligem provocava. As narinas ficavam totalmente negras. Com um paninho (porque os cotonetes não existiam), água, muita água as limpávamos. Mas eu estudava com esse tipo de luz. Antes de chegar a luz elétrica sofríamos muito com a iluminação noturna.
        
Nenhum artigo disponível
Nenhum slide disponível
Nenhum vídeo disponível
A frase do dia: “Os maus costumes são a única coisa que as pessoas emprestam sem refletir” (COCTEAU, Jean, ator e dramaturgo francês apud Jornal A Tarde, Caderno 2, de 28-11-13. Pág. 2).



28 de novembro de 1974, John Lennon se apresenta e mais público num palco pela última vez, ao lado de Elton John, no Thanksgiving Day Concert no Madison Square Garden, em New York. Em 28 de novembro de 1979, um DC-10 da Air New Zeland choca-se contra o monte Érebo, na Antárctica quando morreram 257 passageiros e tripulantes. Em 28 de novembro de 1941, nasceu o pianista, cantor e compositor brasileiro Benito di Paula. Em 28 de novembro 1988, nasceu a cantora brasileira Perlla. Em 28 de novembro de 1934, morreu o escritor brasileiro Coelho Neto. Em 28 de novembro de 1975, morreu o escritor brasileiro Érico Veríssimo. Hoje é comemorado o Dia do Soldado Desconhecido.


Quem foi Érico Veríssimo? Érico Lopes Veríssimo nasceu em Cruz Alta, em 17 de dezembro de 1905 e morreu em Porto Alegre, com quase 75 anos, em Porto Alegre, em 28 de novembro de 1975. Foi um dos escritores brasileiros mais populares do século XX.


(Foto acessada em 28-11-2013:http://www.releituras.com/everissimo_bio.asp)

Os livros de Érico Veríssimo foram traduzidos para o alemão, espanhol,  finlandês, francês, holandês, húngaro, indonésio, inglês, italiano, japonês, norueguês, polonês, romeno, russosueco tcheco.

Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 28 de novembro de 2013, 5a. feira: “Televisão – Baiana é finalista do concurso para escolha da Globeleza 2014”. Negra soteropolitana da Federação concorre ao posto na Globo com mineira e carioca.

 Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 28 de novembro de 2013, 5a. feira: “Saúde – Nordeste terá 99 mil novos casos de câncer em 2014”. O Ministério da Saúde estima em que 2014 haverá 99.060 novos casos de câncer no Nordeste. Em todo o país, o número de novos portadores da doença chegará a 576.580. O tipo de câncer mais comum para homens e mulheres é o de pele.

Li no Jornal A Tarde, de 28 de novembro de 2013, 5a. feira, que trouxe a seguinte manchete: “Festas – Carnaval e Réveillon passam por mudanças”. A prefeitura    anunciou que a festa da virada será na praça Cairu, no Comércio. Haverá shows de Gilberto Gil, Saulo e Pablo, dentre outros. Quanto ao Carnaval, o circuito do Campo Grande diminuirá. A rua Carlos Gomes será destinada a fanfarras. No Largo 2 de Julho, a festa terá foco no público gay.

Até amanhã meus fiéis seguidores!


Nenhum comentário:

Postar um comentário