sábado, 16 de novembro de 2013

15 de novembro de 2013 (6a. feira)

           Hoje é o Dia da Proclamação da República, mas para mim, é o dia do aniversário de Da. Geltrudes, a avó de minha filha, que está fazendo 95 anos de idade. Lúcida, eloquente e bela! Também não posso deixar de marcar a comemoração do aniversário de minha amiga Nalon, que por dois anos, foi professora de Joana, aos 4 e 5 anos. Nalon foi, também, minha colega no Colégio Frederico Costa. À noite, fui à festa do aniversário dela. Muito fina a festa. Tudo de primeira e de muito bom gosto. Fátima me levou lá. Tive o prazer de conhecer sua mãe (Da. Lourdes, de 86 anos! Nem parece!), sua amiga Simone (muito alegre e simpática), além de seu netinho (João Vítor, de 6 anos: uma graça!). na festa tive o prazer de rever Beth (professora de Língua Portuguesa) e Patrícia (diretora do Frederico). Depois chegou Pereira (ex-professor de Educação Física). Nalon estava linda! Durante o dia fomos (eu, Joana e Thiago) à Praia da Aleluia (fica entre Stella Maris e do Flamengo). Curtimos a praia até as 17 horas. Comemos acarajé (eu com Coca Cola, Thiago com cerveja e Joana com água de coco). Depois fomos ao Rancho do Cupim almoçar (ou seria jantar?).

            Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro:A maior história de todos os tempos: a própria vida” . Leiam a crônica Fim da Maratona e Início de uma Vida:

Fim da Maratona e Início de uma Vida

Desde os 6 anos e idade eu levava João Gilberto para correr em mini-maratonas infantis. Eu achava que o esporte iria ajudar meu filho no condicionamento físico e para a vida. Tanto que ele fazia judô também. Com 6 anos ainda morávamos no Rio de Janeiro e, aos 10 já morávamos em Salvador.

Ele nunca ganhou qualquer prêmio. Mas o importante era competir, porque ele, até então, era filho único. Não tinha experiência em trocar e perder. Tudo era para ele. Não tinha irmão para dividir os ganhos, as conquistas, as perdas. Quer eu quisesse ou não, tudo era para ele, por isso busquei o esporte. Embora ele fizesse natação também eu acho que as competições eram muito limitadas.

Eu estava grávida, prestes a dar a luz, mas mesmo assim fui para a pista para levar apoio ao meu filho. Senti uma cólica forte e vi que não dava mais para ficar esperando ele concluir a corrida. Expliquei para ele rapidamente que minha filha iria nascer e que eu não poderia ficar com ele, mas Leni ficaria. Ele ainda falou assim: “Não dá para ela espera pra nascer?” Não, não dava. Ele, ao ouvir um “não” quase chorou.

Cheguei a casa e falei com uma vizinha, Marly. Ela me levou para a maternidade. Naquela tarde mesmo, Joana nasceu. Ali se iniciava a vida de uma linda menina. Foi João Gilberto quem deu o nome a ela. Naquele momento ele deixava de ser filho único e de ser atleta. Foi o fim de um maratonista, mas o começo de uma  vida.
  
A frase do dia: “A cada novo minuto você tem a liberdade de a responsabilidade de escolher para onde quer seguir, mas é bom lembrar que tudo na vida tem seu preço”(CONFÚCIO, filósofo chinês  apud Jornal A Tarde, de 15-11-2013 in Caderno 2. Pág. 2).


15 de novembro de 1889, Proclamação da Republica brasileira. Rui Barbosa assinou o primeiro decreto do governo provisório. Em 15 de novembro de 1908, primeira manifestação do Caboclo das Sete Encruzilhadas por intermédio da mediunidade de Zélio Fernandino de Moraes, no distrito de Neves, em São Gonçalo, no estado do rio de Janeiro, fundando então a Umbanda. Em 15 de  novembro de 1894, nasceu o político  brasileiro Osvaldo Aranha. Em 15 de  novembro 1958, nasceu a jornalista e escritora brasileira Leilane Neubarth. Em 15 de novembro de 1630, morreu o matemático e astrônomo alemão Johannes Kepler. Em 15 de novembro de 1917, morreu o sociólogo francês Émile Durkheim. Hoje é comemorado o Dia do Esporte Amador, Dia do Joalheiro, Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, Dia Nacional da Umbanda e Proclamação da República.

Quem foi Rui Barbosa? Ruy Barbosa de Oliveira nasceu em 05 de novembro de 1849:, na rua dos Capitães, hoje rua Ruy Barbosa, freguesia da Sé, na cidade de Salvador, na então Província da Bahia. Morreu em Petrópolis, à tarde,aos 73 anos, em 1º. de março de 1923. Aos cinco anos, fez seu professor Antônio Gentil Ibirapitanga exclamar:”Este menino de cinco anos de idade é o maior talento que eu já vi. (…) Em quinze dias aprendeu análise gramatical, a distinguir orações e a conjugar todos os verbos regulares”.
 Ficheiro:Ruy Barbosa.jpg

Em 1861, aos onze anos, quando estudava no Ginásio Baiano de Abílio César Borges, futuro Barão de Macaúbas, fez o mestre declarar a seu pai, João Barbosa: "Seu filho nada mais tem a aprender comigo." Ali, como disse mais tarde, viveu a maior emoção de toda a sua vida, quando recebeu uma medalha de ouro do Arcebispo da Bahia. Em 1864, concluído o curso ginasial, mas sem idade para entrar na Universidade, ingressou na Faculdade e Olinda (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ruy_Barbosa).

Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 15 de novembro de 2013, 6a. feira: “Requalificação – Trecho de 40 metros é aberto na Barra”. Um trecho de cerca de 40 metros da orla da Barra, que passa por obras de requalificação, foi liberado para a circulação e pedestres e ciclistas ontem pela manhã. Quem transitou ontem pelo corredor sinalizado e aberto (entre a avenida Oceânica e a rua Dias d’Ávila) pôde visualizar como ficará o local após a conclusão do protesto.


Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 15 de novembro de 2013, 6a. feira: “Feriadão – Embarque de carro no ferry foi difícil levação recorde no nível do manhã”. Os carros tiveram de aguardar, em média, cerca de três horas na fila do Terminal de São Joaquim. Dos 840 horários disponibilizados na rodoviária, 300 são extras. Agerba estima a saída de 45 mil passageiros.

Li no Jornal  A Tarde, de 15 de novembro de 2013, 6a. feira, com a seguinte manchete: “Colisão –  Justiça nega liberdade para a médica suspeita de matar irmãos”. Por 3 votos a 1, desembargadores da 2ª. Câmara Criminal decidem manter na prisão oftalmologista denunciada por duplo homicídio triplicadamente qualificado.

Até amanhã meus fiéis seguidores!




Nenhum comentário:

Postar um comentário