domingo, 10 de novembro de 2013

09 de novembro de 2013 (sábado)

          Nesta noite sonhei que meu pai havia morrido (só que ele já morreu há 1 ano e dois meses e 23 dias). O corpo estava sendo velado em Lisboa, ao ar livre, no meio de uma linda praça. Não sei interpretar este sonho. Hoje viajei do Rio para Salvador. Foi uma viagem muito tranquila. Só que não almocei, então fiz um lanche rápido: 1 cappuccino e 2 pãezinhos de queijo. Achei caríssimo! No aeroporto tudo é mais caro mesmo. Já na aeronave lanchei biscoito salgadinho com suco (50ml) de pêssego diet. Uma delícia! O  voo foi pontual. Horário britânico. O comissário de bordo chamou alguém para  me acompanhar até eu pegar minhas malas na esteira, porque eu tive dificuldade em me levantar e também tinha que carregar como bagagem de mão, o meu notebook que, para mim, estava pesado. Foi bom. À noite, eu, Joana e Thiago fomos ao Coco Bahia, aqui do lado de casa, e comemos um Camarão à Iracema. Estava delicioso, matou a minha fome e ainda trouxemos para casa.

         Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro:A maior história de todos os tempos: a própria vida” . Leiam a crônica Cine Rialto:

CINE RIALTO

Na minha época de adolescência havia três cinemas em Campo Grande, MS: Alhambra, Santa Helena e Rialto. O Cine Rialto, instalado na Rua Antônio Maria Coelho, possuía 800 lugares e uma arquitetura simples que marcou época. Apesar de ser a menor sala dos três cinemas, o Rialto fez parte da constelação de lazer que mobilizava a cidade. Alcançava grande simpatia de pessoas que se deslocavam à noite para assistir à sessão, às vezes utilizando lampião a gás, pois a energia elétrica não alcançava todas as residências. A fila que se formava em frente à bilheteria era grande, chegando ocasionalmente a faltar ingressos. Isso porque o rádio era coisa de privilegiado e a televisão não existia. A única forma de diversão era o cinema, ou o circo, quando chegava à cidade.

         Maria da Glória de Sá Rosa, minha professora da 1ª. a 4ª. séries do Ginásio, também conhecida como Professora Glorinha, acompanhou o crescimento desse movimento nos outros estados brasileiros e foi quem organizou e fundou o Cineclube de Campo Grande. Sem nunca ter estrutura física própria, ele funcionava pela “paixão dos cineclubistas”. Por isso, o lema desses cinéfilos era “uma ideia na cabeça e um projetor 16 mm nas costas”. As projeções podiam ser feitas até mesmo em telas de lençol, isso o tornava itinerante. As reuniões aconteciam na casa dos cineclubistas, nos salões dos colégios localizados no centro e também nas dependências da Faculdade Dom Aquino de Ciências e Letras. Além das exibições, o Cineclube abrigava cursos de cinema. Dessa maneira os participantes tinham a oportunidade de estudar as técnicas e o funcionamento das produções, começando neste momento a surgirem os primeiros cineastas do estado (http://www.cpcb.org.br/artigos/historia-dos-cinemas-de-campo-grandems/#comment-11422).
            Foi nesse clima que nós gazeteávamos as aulas (nunca as da Professora Glorinha: ela era muito querida) e íamos assistir alguma sessão. O colégio descobriu que estávamos indo para o cinema e proibiu que fôssemos com o uniforme da escola. Um aluno, somente um, havia ido com uma camisa comum sobre o uniforme. Ele conseguiu entrar. Os outros não. O que ele fez? Foi para o lado do cinema e jogou a camisa por sobre o portão. Assim, um a um de nós entrou no cinema. Não estávamos interessados no filme, mas, sim, na aventura.

Isto ocorreu em 1957.

A frase do dia: O que é necessário não é a vontade de acreditar, mas o desejo de descobrir, que é justamente o oposto” (RUSSEL, Bertrand, filósofo e matemático brítânico apud Jornal A Tarde, de 6-11-2013 in Caderno 2. Pág. 2).

09 de novembro de 1986, inaugurada a Casa do Cantador do Brasil, obra de Osar Niemeyer. Em 09 de novembro de 1989, queda do Muro de Berlim. Em 09 de  novembro de 1911, nasceu a romancista, ciontista, e cronista brasileira Dinah Silveira de Queiroz. Em 09 de  novembro 1922, nasceu a atriz brasileira de origem húngara Eva Todor. Em 09 de novembro de 1964, morreu a poetisa brasileira Cecília Meirelles. Em 09 de  novembro de 1970, morreu o estadista francês Charles de Gaulle. Hoje é comemorado o Dia dos Inventores.

Quem foi Cecília Meirelles? Cecília Benevides de Carvalho Meireles nasceu no bairro da Tijuca, rio de Janeiro, em novembro de 1901, filha de açorianos. Em seguida, Cecília tornou-se órfã, sendo criada por sua avó açoriana. Aos nove anos, ela começou a escrever poesia. Frequentou a Escola Normal no Rio de Janeiro, entre os anos de 1913 e 1916 e estudou línguas, literatura, música, folclore e teoria educacional.
                                                               Cecília Meireles
           Em 1919, aos dezoito anos de idade, Cecília Meireles publicou seu primeiro livro de poesias, Espectros, um conjunto de sonetos simbolistas. Embora vivesse sob a influência do Modernismo, apresentava ainda, em sua obra, heranças do Simbolismo e técnicas do Classicismo, Gongorismo, Romantismo, Parnasianismo, Realismo e Surrealismo, razão pela qual sua poesia é atemporal.

Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 09 de novembro de 2013, sábado: “Carreira – Pequena editora e edital são alternativas para escritor iniciante”. Pequenas editoras e editais são a saída para escritores iniciantes que querem publicar os seus livros e manter-se em mercado competitivo.

Uma notícia ruim que deu no jornal A Tarde, de 09 de novembro de 2013, sábado: “Supertufão – Número de mortos nas Filipinas pode chegar a 1.200”. A tempestade chegará à costa do Vietnã onde as autoridades começaram a evacuar mais de 100 mil.

Li no Jornal A Tarde, de 09 de novembro de 2013, sábado, que trouxe a seguinte manchete: “Economia – Empresário vê 2014 com cautela”. Juros e inflação altos provocam apreensão, mas Copa pode ajudar; para economista, pessimismo é exagerado.

Uma boa notícia que deu no Jornal Folha de S. Paulo, de 09 de novembro de 2013, sábado: “Olha a janelinha!”. Uma reportagem muito bem feita e muito esclarecedora sobre a troca de dentes a partir dos 6 anos. Serve para crianças e adultos.

Uma notícia ruim que deu no Jornal Folha de S. Paulo, de 09 de novembro de 2013, sábado: “Cotidiano – Em Chamas”. Incêndio em academia atingiu 2 prédios no centro de São Paulo e deixou sete hospitalizados; segundo a prefeitura, imóvel estava em situação irregular.

Li no Jornal Folha de S. Paulo, de 09 de novembro de 2013, sábado, que trouxe a seguinte manchete: “Cotidiano – Kassab arquivou apuração contra mim, diz fiscal”. Ex-prefeito diz que afirmações de Ronilson Rodrigues, subsecretário de sua gestão, são ‘falsas e mentirosas’.

Até amanhã meus fiéis seguidores!



Nenhum comentário:

Postar um comentário