domingo, 3 de novembro de 2013

02 de novembro de 2013 (sábado)

       Fiquei por aqui mesmo. O dia esteve lindo e eu não saí para lugar algum. Brinquei muito com João Gabriel. Fiz Palavras Cruzadas e vim para o computador.

         Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro:A maior história de todos os tempos: a própria vida” . Leiam a crônica O Tomate:

O TOMATE

         Papai era vegetariano e o sonho dele era que seus filhos também o fossem. Mas, na verdade, ninguém era. Comia-se muito alface, couve, tomate, abobrinha, grão-de-bico, aipim, batata, e não me lembro mais que tantas verduras. Como sentávamos todos à mesa (menos mamãe) não ficávamos livres das terríveis verduras. Terríveis, sim, porque para uma criança seria muito melhor comer outras coisas na hora do almoço: um bife, batatas fritas...

            A grande esperança de papai era o seu filho caçula. Meu irmão caçula é o Sidney. Mamãe conseguiu driblar papai quando Sidneyzinho tinha até 4 anos, porque ele ainda não era obrigado sentar-se à mesa. Comia com a mamãe e mamãe, muito esperta, ensinou ao menino que carne chamava-se tomate. De tomate em tomate – isto é, – de carne em carne, mais longe deixava de ser vegetariano.

            Um dia papai achou que ele deveria se sentar à mesa. Mamãe fez o prato dele só com as verduras. E, claro, ele não quis. Ficou pedindo tomate e meu pai colocou mais tomate em seu prato. E ele chorando repetia que queria comer tomate, até que papai percebeu que tomate para ele era outra coisa, e mamãe confessou o que verdadeiramente era.
            Vocês não imaginam quão grande foi a fúria de papai!

           A frase do dia: Conhecimento é saber que um tomate é fruta, sabedoria é saber que não se deve usar um tomate em uma salada de frutas” (ALBERT, Charliton).
02 de novembro de 1895, primeira corrida de automóveis na América. Em 02 de novembro de 1930, Haile Selassie tornou-se o 111º. Presidente da Etiópia. Em 02 de  novembro de 69 a.C., nasceu a rainha do Egito Cleópatra. Em 02 de  novembro 1755, nasceu a arquiduquesa da Áustria e rainha da França Maria Antonieta. Em 02 de  novembro de 1975, morreu o escritor, poeta e cinegrafista italiano Pier Paolo Pasolini. Em 02 de novembro de 2004, morreu o realizador de cinema holandês Theo Van Gogh. Hoje é comemorado o Dia de Finados.

Quem foi Haile Selassie? Foi o imperador da Etiópia. Reinou de  abril de 1930 até setembro de 1974. Nasceu em Ejersa Goro, Etiópia, em 1898 e moreu em Adis Abeba, Etiópia, aos 83 anos em agosto de 1975.

Selassie.jpg
Selassie em visita a Washington D.C. (1963).
 
Haile Selassie, em foto da década de 1930
É uma figura crucial na história da Etiópia e da África. É considerado o símbolo religioso do Deus encarnado, entre os adeptos do movimento rastafári, que conta com aproximadamente 800000 seguidores atualmente. Os rastafáris também o chamam de H.I.M, que quer dizer His   Imperial Majesty (Sua Majestade Imperial). Durante o seu governo, entre as diversas rebeliões entre as raças que compõem a Etiópia, além do fracasso que foi ao querer modernizar o país. Seu protesto, em 1936, na Liga das Nações, contra o uso de armas químicas, contra o seu povo, pela Itália foi o ptenúncio da II Guerra Mundial.
Selassie era um orador talentoso, e alguns de seus discursos foram considerados entre os mais memoráveis do século XX. Suas visões internacionalistas levaram a Etiópia a se tornar membro oficial das Nações Unidas, e sua experiência e pensamento político ao promover o multilateralismo e a segurança coletiva provaram-se relevantes até os dias de hoje.

             A Itália estabeleceu um governo na Etiópia e tentou controlar os movimentos de resistência através de massacres e segregação. Selassie tentava angariar simpatia pelo seu país, e só veio a consegui-lo quando a Itália se aliou, na Segunda Guerra Mundial, à Alemanha. Com o apoio da Inglaterra, mas contando essencialmente com forças de resistência etíopes e norte-africanas, Selassie retoma Adis Abeba em 5 de maio de 1941. Aos poucos conseguiu afastar-se da influência britânica, mas ao mesmo tempo vem do exílio com novas ideias inspiradas na evolução da Inglaterra.

Na visita de Haile Selassie ao Brasil estourou um golpe de Estado em Adis Abeba; o embaixador Edmundo Barbosa da Silva, secretário-geral do Itamaraty, foi encarregado de transmitir ao imperador a notícia do golpe e levou-o ao aeroporto. Na ocasião, ouviu dele a garantia de que voltaria a seu país e debelaria a insurreição "sem derramar uma gota de sangue". De fato, assim procedeu: mandou executar todos os rebelados na forca.

            Até amanhã meus fiéis seguidores!


Nenhum comentário:

Postar um comentário