quarta-feira, 27 de novembro de 2013

26 de novembro de 2013 (3a feira)

             Fui à Clivan (Clínica Oftalmológica) fazer refração (exame para definir a acuidade visual e o grau dos óculos). Uma vez isso feito irei a uma ótica. Não vou hoje porque o tempo está muito feio. Parece que vai chover muito. Não só isso, está muito tarde. Fui, também, ao Supermercado e comprei abacaxi, abóbora, aipim, alface, amanteigados, banana, batata doce, batata inglesa, berinjela, canela, cenoura, coentro, laranja, mamão, manga, melão, pepino, pimentão, queijo, tomate e uva.
             Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: “A maior história de todos os tempos: a própria vida”. Leiam a crônica João-de-barro, o arquiteto:

JOÃO-DE-BARRO, O ARQUITETO

         João-de-barro é arquiteto, engenheiro e construtor, além de ser uma pequena ave que canta. Ele é capaz de construir a sua casa apenas com o bico e os pés, além de usar o bico e as asas para transportar o material: gravetos, barro úmido e esterco misturado à palha. Geralmente ele tem a ajuda da fêmea.

         
         Sua casa geralmente tem dois cômodos: a câmara mais interna é forrada com penas, musgo e pelos e serve para por os ovos e acomodar os filhotes. O outro cômodo – seria a sala – é o lugar onde o pássaro gosta de estar com a sua companheira. A sua casa dura por mais ou menos 1 ano, quando o casal parte para a construção de outro ninho (a sua casa). Tudo muito bonito, romântico até.

         Imagina a gente viver numa casa minúscula onde caberia, no máximo, o casal. Uma casa sem janelas seria sufocante em nosso clima tropical. Quase sem móveis seria difícil viver. É um exemplo que os humanos não devem seguir. E como construir a porta em direção contrária à chuva e aos ventos? Só perguntando para ele...

         É muito bonito assistir ao casal cantar à porta de sua casa. É bucólico se assistir ao casal namorando e saber-se que é fiel até o fim da vida; do contrário, a porta é fechada com a fêmea traidora dentro da casa. Para nós, humanos, não funcionaria. Seria no mínimo um crime de arrepiar.
        
         Na enorme jaqueira, que ficava no meio do quintal, havia uma linda casinha do joão-de-barro e eu assisti – ao menos por uns 2 meses – a sua construção. E isso me encantava, ver as milhares de idas e vindas do casal trazendo pelo bico, e outras vezes debaixo das asas, o material para a sua lenta e persistente construção.
        
Nenhum artigo disponível
Nenhum slide disponível
Nenhum vídeo disponível
A frase do dia: “A melhor maneira de ser feliz é contribuir para a felicidade dos outros” (CONFÚCIO, pensador apud Jornal A Tarde, Caderno 2, de 26-11-13. Pág. 2).


26 de novembro de 1884, após ter liquidado as dívidas com os seus credores, o Barão de Mauá recebeu carta de reabilitação de comerciante. Em 26 de novembro de 2007, o Estádio da Fonte Nova, em Salvador, na Bahia, foi fechado devido a um desabamento na arquibancada. Em 26 de novembro de 1971, nasceu a atriz brasileira Vanessa Lóes Vanessa Lóes. Em 26 de novembro 1983, nasceu a atriz brasileira Sheron Menezes. Em 26 de novembro de 1696, morreu o advogado e poeta barroco brasileiro Gregório de Matos. Em 26 de novembro de 1993, morreu o ator, comediante e cantor brasileiro Grande Otelo. Hoje é comemorado o Dia do Ministério Público.



Quem foi Gregório de Matos? Gregório de Matos Guerra nasceu em Salvador em 23 de dezembro de 1636 e morreu em Recife, em 26 de novembro de 1695, alcunhado de Boca do Inferno ou Boca de Brasa. Foi um advogado e poeta do Brasil colônia. É considerado o maior poeta barroco do Brasil e o mais importante poeta satírico da literatura em língua portuguesa, no período colonial
Gregório  



Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 26 de novembro de 2013, 3a. feira: “Meio-ambiente – Jogar lixo na rua vai custar multa de R$ 50 em Barreiras”. Lei sancionada no dia 11 prevê punição a quem descartar resíduos em ruas, terrenos baldios e estradas. É uma boa notícia porque agora Barreiras terá suas ruas limpas.


Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 26 de novembro de 2013, 3a. feira: “Educação – Nota de redação de alunos que fizeram o Enem piora”. A nota média das redações do Enem piorou, comparando-se resultado de 2011 e 2012. Na rede pública, caiu de 512 para 495. Nos colégios particulares, passou de 612 para 602,16.


Li no Jornal A Tarde, de 26 de novembro de 2013, 3a. feira, que trouxe a seguinte manchete: “Impostos – Programa que premia quem pedir nota fiscal começa na segunda”. Prefeitura fecha o cerco a comerciantes e  prestadores de serviço que sonegam IPTU e ISS.


Até amanhã meus fiéis seguidores!


Nenhum comentário:

Postar um comentário