terça-feira, 26 de novembro de 2013

25 de novembro de 2013 (2a. feira)

            Hoje é o dia de aniversário de minha filha querida, Joana. Ela é jovem, bonita, alegre, responsável, culta, inteligente e competente no que faz. Não fizemos qualquer comemoração, nem sequer cantamos parabéns. Ela não gosta. Fui à Academia e ao Pilates.

             Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: “A maior história de todos os tempos: a própria vida”. Leiam a crônica O Velório:

O VELÓRIO

 

         Em Campo Grande/MS, nas décadas de 1950 e 1960, não existia necrotério. Como faziam com os cadáveres para esperar as 24 horas para enterrá-los? Existiam as flores, coroas, velas e rezas como hoje. Principalmente as flores (cravos, crisântemos, margaridas, rosas, tulipas...). Os choros, a tristeza e tudo o mais.

         Geralmente era servido um cafezinho com intervalos mais ou menos curtos. Haviam aqueles que eram “fregueses” de velório. Iam para lá abocanhar o lanche da noite e usufruir das conversas quase sempre agradáveis tidas nos velórios. Aquilo varava a noite e, às vezes, até as famílias gostavam desse tipo de público.

         Os cadáveres eram acomodados na sala, sobre uma mesa grande, até a hora do enterro. Não existia ainda a cremação dos corpos. No Brasil só iniciou em 1974. Em Campo Grande ocorreu muuuuito depois. Em alguns velórios haviam até as carpideiras (mulheres pagas – com os bens do cadáver ou dinheiro – para chorar).

         Nenhum artigo disponível
Nenhum slide disponível
Nenhum vídeo disponível
A frase do dia: “Se tiveres que ditar a conduta aos outros, fazei com que a tua própria conduta seja irrepreensível” (HOTEP, Ptah, faraó egípcio apud Jornal A Tarde, Caderno 2, de 25-11-13. Pág. 2).



25 de novembro de 1975, em Portugal, golpe de 25 de novembro de 1975, uma tentativa de golpe militar, e subsequente contra-golpe, que pôs fim ao PREC. Em 25 de novembro de 2007, desabamento da arquibanca do Estádio Octávio Mangabeira, em Salvador, na Bahia. Em 25 de novembro de 1844, nasceu o engenheiro alemão, um dos inventores do automóvel Karl Benz. Em 25 de novembro 1845, nasceu o romancista português Eça de Queirós. Em 25 de novembro de 311, morreu martirizado Pedro, Patriarca de Alexandria. Em 25 de novembro de 1957, morreu o novelista e dramartugo Yukio Mishima. Hoje é comemorado o Dia da Baiana de Acarajé, Dia do Doador de Sangue no Brasil e Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.
Ficheiro:Eça de Queirós c. 1882.jpg

Quem foi Eça de Queirós? José Maria de Eça de Queiroz ou Queirós nasceu em Póvoa do Varzim, em 25 de novembro de 1845 e morreu em Paris, em 16 de agosto de 1900, foi um dos mais importantes escritores lusos. Foi autor, entre outros romances de reconhecida importância, de Os Maias e O Crime do Padre Amaro; este último é considerado por muitos o melhor romance realista português do século XIX.

Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 25 de novembro de 2013, 2a. feira: “Performance – Argentino do Arrocha faz sucesso nas ruas de Salvador”. O performático Gabriel Bandarra provoca risos nas vias urbanas com personagens como Onôfre, o Argentino do Arrocha.


Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 25 de novembro de 2013, 2a. feira: “Afeganistão – País tem 5,3% da população viciada em drogas”. Os viciados andam pelas ruas desta cidade fronteiriça, magros feito esqueletos, com os cabelos ensebados e os olhos vidrados. Os vilarejos que cercam a estrada são verdadeirs cidades de zumbis, onde famílias de homens, mulheres e crianças escondem o vício em pequenas cabanas de barro.


Li no Jornal A Tarde, de 25 de novembro de 2013, 2a. feira, que trouxe a seguinte manchete: “Estatística – Duas pessoas desaparecem a cada dia em Salvador”. Média de quase 60 ocorrências por mês deixa a cidade entre as três (Rio de Janeiro e Belo Horizonte) de maior índice no país.


Até amanhã meus fiéis seguidores!


Nenhum comentário:

Postar um comentário