terça-feira, 5 de novembro de 2013

04 de novembro de 2013 (2a. feira)

         Fomos à Freguesia (sub-bairro de Jacarepaguá). É bastante movimentado. Ela estacionou o carro no Assaí (supermercado atacadista da zona oeste) e fomos ao Banco do Brasil. Enquanto esperava  minha vez de ser atendida ela foi resolver outras coisas. Demorou para eles me chamarem e eu era a ficha 120 e quando eu cheguei chamaram a 108 e para os idosos havia apenas um caixa funcionando. Quando Fernanha chegou eu estava acabando de ser atendida. Fomos à banca de revistas e compramos o Jornal O Globo e um livro de Sudoku. Voltamos ao Assaí e fizemos algumas compras. Mostramos a Nota Fiscal e não foi preciso pagar o estacionamento. Fomos ainda ao Clube dos Empregados do Comércio. Fernanda foi pagar a mensalidade de sócio. Fiquei encantada com as dimensões do clube e a quantidade de modalidades esportivas e fisioculturistas que eles oferecem. Às 17 horas Fernanda foi pegar João Gabriel na escola. O dia hoje estava lindo, convidativo para ir à praia, ao shopping e para praticar esportes. A tes de ir dormir fiz alguns sudokus. Fui dormir depois de ver a novela Amor à Vida, a única novela que vejo.

         Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro:A maior história de todos os tempos: a própria vida” . Leiam a crônica Parte 1:

 A MAIOR HISTÓRIA DE TODOS OS TEMPOS: A PRÓPRIA VIDA
 PARTE 1
Escrita aos 15 anos de idade,
no Natal de 1955 até 1962.

            Quero retroceder aos meus tempos de meninice. Quero sonhar como sonhava...

        Lembro-me ainda de meus dias de criança. Eu já sonhava. Eram sonhos simples de menina sem egoísmo, querendo fazer parte de tudo que não fosse de sua alçada. Saber o que os grandes sabiam... Como deveria ser belo amar a outrem que não fosse o papai, o vovô ou o titio. Não há um dia para tudo. E este dia tão esperado chegara afinal. Fora tão fascinante o que se sucedera: nos primeiros instantes, sentimentos incertos, vagos; depois... depois, senti-os nas profundezas d’alma, no âmago de meu coração. Como era lindo viver! Porém, um outro “depois” teria que chegar. Ah! Sim, como me lembro! Este fora amargo...

            Na vida se passa por tudo. E quando pequeninos, não sabemos disso.

            Gostaria tanto de ser criança novamente...
(Continua)

                A frase do dia: "A criança é, por natureza, um ser do encantamento, um ser que experimenta a leveza e que não retém a dor" (GRICSON, Cris).

04 de novembro de 1969, Anos de Chumbo: líder da ALN, Carlos Marighela foi morto em São Paulo. Em 04 de novembro de 2008, Barack Obama foi eleito como o 44º. Presidente dos Estados Unidos. Em 04 de  novembro de 1982, nasceu a atleta polonesa Kamila Skolimowska. Em 04 de  novembro 1982, nasceu o jogador de futebol francês Yohann Pelé. Em 04 de  novembro de 1969, morreu o político e guerrilheiro  brasileiro Carlos Marighela. Em 04 de novembro de 1986, morreu o matemático alemão  Kurt Hirsch. Hoje é comemorado o Dia o do Inventor.
Quem foi Carlos Marighela? Nasceu em Salvador , em 5 de dezembro de 1911 e morreu numa emboscada em São Paulo no dia 4 de novembro de 1969. Foi político (deputado federal), guerrilheiro e poeta brasileiro, um dos principais organizadores da resistência contra o regime militar a partir de 1964.

Carlos Marighella

Foi um dos principais opositores à ditadura getulista do Estado Novo e líder do PCB, por longos anos, muitos de dentro do cárcere e clandestinidade do partido. Marighella escrevia poesias e, aos 21 anos, durante as aulas de engenharia divertia professores e colegas fazendo provas em verso. Da mesma forma, compôs em versos ataques ao interventor baiano Juracy Magalhães, fato que lhe valeu sua primeira prisão, seguida de tortura, em 1932. Ainda na prisão, desta feita em 1939, ele compôs o poema "Liberdade"
"(...)E que eu por ti, se torturado for,
possa feliz, indiferente à dor,
morrer sorrindo a murmurar teu nome".

Sua obra poética está reunida no livro Rondó da Liberdade.

Li o jornal O Globo, de 04 de novembro de 2013, 2ª. feira, que trouxe três manchetes e sua capa: a) “Rio sem perimetral – Tempo para chegar ao Centro vai aumentar 30%”. Elevado começa a ser demolido; prefeitura recomenda uso de transporte público. Dois trechos de 40 metros das pistas da via expressa já foram ao chão; barcas, metrôs e trens já anunciaram esquema especial para atender aumento da demanda; presidente do Detro Critica Paes e prevê engarrafamento gigante; b) “Lei Fiscal é alvo de novo ataque”. Criada para dar limite a gastos públicos, a Lei de Responsabilidade Fiscal sofreu novo ataque na renegociação da dívida de estados e municípios, aprovada pela Câmara. Desde a sua criação, em 2000, já foram seis manobras contra a lei; e c) “Esportes – Aos 44 do 2º. tempo: 1 a 0. Fla vence, e Flu se aproxima da degola”.   Com um gol contra do zagueiro Gum, aos 44 minutos do segundo tempo, o Flamengo venceu o Fluminense por 1 a 0, chegou a 44 pontos e está a 8 da zona de classificação para a Libertadores. O tricolor estacionou em 36 e só não entrou na zona de rebaixamento porque tem saldo de gols maior que o do Vasco, primeiro na faixa de degola da Tabela.

            Até amanhã meus fiéis seguidores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário