segunda-feira, 11 de novembro de 2013

10 de novembro de 2013 (domingo)

                Passei o dia organizando as coisas. Desarrumei as malas e separei a roupa suja da limpa. Guardei as limpas. Depois de 16 dias fora, o que tinha de correspondência para eu ver... além da montanha de jornais e revistas para eu fazer a triagem. Ainda não terminei. Li o Jornal A Tarde e o Jornal Folha de S. Paulo. Fiz Palavras Cruzadas e Sudoku, além de ler a Revista Muito. Recebi dois telefonemas: da Vera e do Imonular. A ligação da Vera foi de uma utilidade incrível! Eu pensei que já era segunda-feira. Me arrumei toda, botei vestido de sair, me maquiei e já estava de saída para ir ao médico, quando a Vera muito surpresa quando disse que ia à Administradora. “Mas eles atendem dia de domingo?” Não, não atendiam. Quando ela me explicou que era domingo e não segunda-feira e a Imunolar queria marcar a dedetização para 2ª. feira e eu meio passada ainda tentava absorver tudo o que estava acontecido.


               Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro:A maior história de todos os tempos: a própria vida” . Leiam a crônica Mãe tortura os filhos com fogo:

MÃE TORTURA OS FILHOS COM FOGO


Dois meninos de quatro e cinco anos foram mexer na panela para apanhar comida e acabaram submetidos à tortura, como “corretivo”. As crianças têm apenas quatro e cinco anos! Os meninos foram apanhar a comida na panela, na ausência de Marluza, a mãe, simplesmente porque estavam com fome. “Eu botei as mãos deles na labareda para que eles não roubassem mais comida da panela”, disse a mãe.

         No caso, a mãe não sabe usar sua autoridade para educar os filhos. Isso se dá, principalmente, entre famílias pobres de Jequié, onde ocorreu o fato.  As crianças foram internadas com queimaduras de 1o e 2o graus.  Este crime pode ser enquadrado na lei no. 4995, de 7 de abril de 1997.

Além de Marluza ter queimado as mãos dos garotos, o padrasto, Carlos Renato, puxou tanto a orelha de um dos meninos até apresentar ferimento. “Puxei a orelha porque ele estava chorando demais”. Ficar sem chorar como, se o menino está com queimaduras de 1o e 2o graus?

         Quando “as crianças roubaram comida”, Marluza lavava roupa num riacho próximo. “Como uma mãe deixa duas crianças de quatro e cinco anos sozinhas?” questionou a assistente social responsável pela denúncia à polícia.

         É muita frieza dessa mãe, pegar cada mão de cada filho e colocá-la no fogo. Mas ela não sabe sequer conversar com essas crianças tão pequenas! Ela não tem maturidade para ser mãe.  Há mulheres de 24 anos que já têm. Mas ela vive como se fosse uma adolescente irresponsável.

A frase do dia: “Não ter nada ensina a não necessitar de nada(OCAMPO, Silvana, escritora argentina apud Jornal A Tarde, de 8-11-2013 in Caderno 2. Pág. 2).

10 de novembro de 1619, René Descartes teve uma visão em sonho de um n ovo sistema matemático e científico. Em 10 de novembro de 1928 começou a ser publicada a revista O Cruzeiro. Em 10 de  novembro de 1958, nasceu a atriz brasileira Myriam  Rios. Em 10 de  novembro 1959, nasceu o apresentador, ator e diretor brasileiro Marcelo Tas. Em 10 de novembro de 1891, morreu o poeta francês Arthur Rimbaud. Em 10 de  novembro de 1970, morreu o estadista francês Charles de Gaulle. Hoje é comemorado o Dia da Esquadra Brasileira, Dia da Indústria Automobilística e Dia do Trigo.

Quem foi René Descartes? René Descartes nasceu em La Haye en Touraine, em 31 de março de 1596 e morreu em Estocolmo, em 11 de fevereiro de 1650. Foi  um filósofo, físico e matemático francês. Durante a Idade Moderna também era conhecido por seu nome latino Renatus Cartesius. Notabilizou-se, sobretudo, por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência, mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria – fato que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. Por fim, foi também uma das figuras-chave na Revolução Científica.

Descartes, por vezes chamado de "o fundador da filosofia moderna" e o "pai da matemática moderna”, é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental. Inspirou contemporâneos e várias gerações de filósofos posteriores; boa parte da filosofia escrita a partir de então foi uma reação às suas obras ou a autores supostamente influenciados por ele. Muitos especialistas afirmam que a partir de Descartes inaugurou-se o racionalismo da Idade Moderna. Décadas mais tarde, surgiria nas Ilhas Britânicas um movimento filosófico que, de certa forma, seria o seu oposto – o empirismo, com John Locke e David Hume.

Uma notícia ruim que deu no Jornal Folha de S. Paulo, de 10 de novembro de 2013, domingo: “Mundo – Supertufão”. Governo das Filipinas diz que já são 138 os mortos na tempestade que atinge ilhas no sul da Ásia; para Cruz Vermelha, vítimas podem chegar a 1.200.


Li no Jornal Folha de S. Paulo, de 10 de novembro de 2013, domingo, que trouxe a seguinte manchete: “Promotoria apura contas ilegais de fiscais nos EUA”. Suspeita é que auditore da Prefeitura de São Paulo recebiam propina em banco no exterior.

Até amanhã meus fiéis seguidores!


Nenhum comentário:

Postar um comentário