quarta-feira, 6 de novembro de 2013

05 de novembro de 2013 (3a. feira)

            Fernanda (minha nora) foi levar João Gabriel na escolinha e depois João Fernando no Fisk (curso de inglês). Fomos ao Assaí fazer umas compras e em mais duas lojas comprar umas miudezas para a festa de 3 anos de João Gabriel. Na volta fomos pegar João Fernando no curso de inglês. E eu estava junto. Fernanda está às voltas com os preparativos da festa. Mais precisamente com as lembrancinhas. À noite, Fernanda ainda foi ao Shopping com João Gilberto comprar umas roupas para os três joões. Tenho falado pelo telefone todos os dias com Joana e, às vezes, por e-mail.

         Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro:A maior história de todos os tempos: a própria vida” . Leiam a crônica Parte II:

 A MAIOR HISTÓRIA DE TODOS OS TEMPOS: A PRÓPRIA VIDA
 PARTE II (continuação)
Escrita aos 15 anos de idade,
no Natal de 1955 até 1962.

        
         Queria saber ler como mamãe lia, Eram histórias de fadas bondosas e príncipes encantados, de coelhinhos que falavam e de gatinhos que sorriam...

         Hoje eu sei ler. Que leio? Páginas e páginas de sempre: sangue, miséria e escândalos. Quando vejo coisas alegres não servem para apagar de meu coração a sede e a fome dos pobres condenados pelo destino.

Quisera ser criança novamente... Porém, os anos vividos jamais voltarão.

Era pequenina e queria ser grande! Viver a vida! Descobrir o que existia. Saber os porquês e os comos das coisas, Sentir o que não sentia...

Cresci. Não vi tudo o que pretendia ver. Em vez de príncipes encantados, princesas belas, fadas protetoras, vi homens traidores e mulheres más.

Este mundo é sujo, vil, ignóbil!

Quisera ser criança novamente, só para não saber que existe tanta maldade, tanta ignorância e tanta ambição!

Entretanto, os anos vividos jamais voltarão!

A vida é isso: esperança, decepção ou morte. É alegria, é bajulação, é prêmio. A vida é uma roda que roda, roda até parar. Ascensão, apogeu e decadência! É a maior história de todos os tempos. Que é a vida? É uma flor discreta que enfeita nossos dias, é a filhinha tentando pronunciar papai, é o netinho que consegue bolsa-de-estudos para a Europa, é a garota minissaia que passa pelas nossas ruas, é a crônica de Carlinhos de Oliveira, é a saudade de Álvaro Moreyra... Que é a vida? É chuva que cai do céu, regando nossas esperanças de mais feijão. É sol que ilumina o caminho da Alegria e da Fé. A vida é ter sempre um pai sábio e um filho inexperiente. É eleger e ser eleito. É chorar, é rezar. A vida é ter tardes azuis e paixões lilases. É ter momentos vazios em noites cheias de gente e “whisky”. A vida é o luar olhando-se no lago, é saudade refletindo-se nos corações. Vida é sorriso, é amar, é dar, é doar. É suicídio, é assassinato. É fogo, é fumaça. É ser adulto, sendo criança, e ser criança, quando adulto!

A maior história da Humanidade é a própria vida!

(Continua)
            A frase do dia: “A humanidade não se divide em heróis e tiranos. As suas paixões, boas e más, foram-lhe dadas pela sociedade, não pela natureza” (CHAPLIN, Charles).




05 de novembro de 1897, presidente Prudente de Morais sofreu atentado, mas escapou ileso. Em 05 de novembro de 1982, inauguração da Usina hidrelétrica de Itaipu na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, a maior do mundo na época. Em 05 de  novembro de 1849, nasceu o jurista, político, dplomata, escritor, filólogo, tradutor e orador brasileiro Rui Barbosa. Em 05 de  novembro 1893, nasceu o jurista brasileiro Sobral Pinto. Em 05 de  novembro de 1914, morreu o biólogo alemão August Weismann. Em 05 de novembro de 1983, morreu o cineasta considerado o Pai do Cinema Brasileiro Humberto Mauro. Hoje é comemorado o Dia do Cinema Brasileiro, Dia do Designer, Dia do Técnico Agrícola, Dia Nacional da Cultura e Dia Nacional do Radioamador.

Quem foi Sobral Pinto? Heráclito Fontoura Sobral Pinto nasceu em Barbacena, em 5 de novembro de 1893 e morreu no Rio de Janeiro, aos 98 anos, em 30 de novembro de 1991. Foi um jurista brasileiro, defensor dos direitos humanos, especialmente durante a ditadura do Estado Novo e a ditadura militar instaurada em 1964. Formou-se em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do Rio de Janeiro (atual Faculdade Nacional de Direito – Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ), onde daria início à sua luta em defesa das liberdades.

Até amanhã meus fiéis seguidores!



Nenhum comentário:

Postar um comentário