terça-feira, 19 de novembro de 2013

18 de novembro de 2013 (2a. feira)

De manhã dei aula para Karol. Fui novamente ao banco para fazer alguns pagamentos. Voltei apressadamente para pegar a requisição do médico porque eu teria que fazer uma tomografia do crânio. Cheguei em cima da hora. O que me chamou a atenção foi a recepcionista. Era uma anã. Mas ela não se parecia adulta, parecia uma criança. Tinha tudo que uma recepcionista precisa: educação, simpatia, eficiência e presteza. Hoje não fui à Academia nem ao Pilates. Amanheci tonta novamente e permaneci o dia todo meio grogue.

             Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: “A maior história de todos os tempos: a própria vida”. Leiam a crônica O Carbureto:


O CARBURETO e A BANANA

 



          Quando éramos crianças meu pai usava carbureto de cálcio (CaC2) para amadurecer as bananas que ele ia vender na feira. Eu não entendia aquilo. Por que? Para que? A banana amadurecia de um dia para o outro, ou da manhã para a tarde. Ficavam mais bonitas e mais atraentes aos olhos do consumidor e papai as vendia bem. Nós ajudávamos a amadurecer as bananas e vendê-las.

         Hoje sabe-se que a banana tem o amadurecimento promovido pelo acetileno. Na produção convencional, usa-se carbureto para gerar acetileno (uma pedrinha de carbureto na água, forma o gás) e acelerar o amadurecimento dos cachos. Só que nós colocávamos muito daquele pó. Fechávamos a caixa e esperávamos o amadurecimento.

         Na agricultura orgânica não pode ser usado carbureto. A banana madura libera acetileno. Por isso embrulhar, ensacar ou fechar em uma caixa as bananas verdes junto com uma banana bem madura, acelera o amadurecimento das verdes. Mas quando todas são verdes e se tem muita pressa em amadurecê-las... o jeito é usar o carbureto. “O carbureto utilizado na indústria pode conter arsênico e fósforo, substâncias possivelmente fatais para os seres humanos e para outros animais. Trata-se de uma substância sintética produzida a partir da pedra do calcário, sendo que, em muitos países, sua utilização para amadurecer frutas é ilegal”.

         “Diversos riscos graves à saúde estão associados ao carbureto (ou carbeto de cálcio), mas ainda há controvérsias sobre os prejuízos causados aos humanos pela quantidade utilizada para o amadurecimento de frutas. Um dos riscos oferecidos é a presença de substâncias cancerígenas, como o arsênico e o fósforo. Os sintomas de envenenamento por carbeto de cálcio incluem vômitos, diarreia, queimação ou sensação de formigamento, dormência, dor de cabeça e tonturas”.

         Deve ser por isso que papai nos proibia de contar para quem quer que seja!

           A frase do dia: “As pessoas que não nos interessam e que não se interessam por nós são apenas uma outra forma de paisagem, um mero arvoredo um pouco mais agitado” (ALLEN, Steven).


18 de novembro de 1686, Charles François Felix operou uma fístula no rei Luís XIV da França depois de praticar a cirurgia em vários camponeses. Em 18 de novembro de 1928, Mickey surgiu pela primeira vez, sendo protagonista do filme sonoro Steamboat Willie. Em 18 de novembro de 1914, nasceu o pintor brasileiro Iberê Camargo. Em 18 de novembro 1950, nasceu o jornalista brasileiro Tim Lopes. Em 18 de novembro de 1814, morreu o escultor brasileiro Aleijadinho. Em 18 de novembro de 1922, morreu o escritor francês Marcel Proust. Hoje é comemorado o Dia do Conselheiro Tutelar, Dia do Tabelião e Registrador.

Quem foi o Aleijadinho? Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, nasceu em Ouro Preto, em 29 de agosto de 1730 ou, mais provavelmente, em 1738 e morreu em Ouro Preto, em 18 de novembro de 1814, foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil colonial.

Toda sua obra, entre talha, projetos arquitetônicos, relevos e estatuária, foi realizada em Minas Gerais, especialmente nas cidades de Ouro Preto, Sabará, São João del Rei e Congonhas. Os principais monumentos que contém suas obras são a Igreja de São Francisco de Assis e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos. Com um estilo relacionado ao Barroco e ao Rococó, é considerado pela crítica brasileira quase em consenso como o maior expoente da arte colonial no Brasil e, ultrapassando as fronteiras brasileiras, para alguns estudiosos estrangeiros é o maior nome do Barroco americano, merecendo um lugar destacado na história da arte do ocidente.

Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 18 de novembro de 2013, 2a. feira: “Remédio – Medicina está perto de encontrar a cura da hepatite C”. Droga promete a cura da hepatite C. Novo remédio possui menos efeitos colaterais.


Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 18 de novembro de 2013, 2a. feira: “Estelionatários – Delegado alerta agem mais no final do ano”. A proximidade das festas de fim de ano e mais dinheiro circulando facilita a aplicação de golpes.


Li no Jornal A Tarde, de 18 de novembro de 2013, 2a. feira, que trouxe a seguinte manchete: “Mensalão – Genoíno pede prisão domiciliar”. Está alegando saúde delicada.


Até amanhã meus fiéis seguidores!


Nenhum comentário:

Postar um comentário