quinta-feira, 14 de novembro de 2013

13 de novembro de 2013 (4a. feira)

           De manhã fui à consulta com Dr. Nizael F. Bernardo, o neurologista. Conversamos sobre a causa de minha ida a ele, também do aneurisma que tive pregressamente. Ele me encaminhou para o exame eletroencefalograma e tomografia do crânio. O eletroencefalograma ficou marcado para amanhã e a tomografia depende de aprovação do Planserv. Não fui, portanto, à Academia, mas fui ao Pilates. À tarde fui ao Sr. Roberto da incorporada que tinha consulta agendada. Mas ele não apareceu lá. Liguei para celular dele.

          Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro:A maior história de todos os tempos: a própria vida” . Leiam a crônica É um Ó:


É UM “Ó”

 

 

Hoje, aprende-se as letras, escrevê-las, inclusive. Crianças com 4/5 anos já conhecem as vogais, as letras de seu nome e dos familiares. No entanto, nas décadas de 40/50, aprendia-se as vogais e o b + a = ba com 7/8 anos. Enquanto ia-se soletrando, íamos aprendendo a escrever e a professora pegava em nossa mão. Primeiro, cobrindo as letras e depois escrevendo-as diretamente, sem cobri-las.

         Lia tudo sem gaguejar, mas escrever... Tive muita dificuldade em escrever. Me embaraçava ao pegar no lápis. Nem isso eu sabia. Não conseguia. Quando pegava no lápis encostava a cabeça na mesa e ia desenhando as letras. Escrever sobre as linhas nem pensar! Sabia verbo, o que era substantivo, adjetivo e tabuada.

         Tempos depois, em um baú, quando minha mãe o arrumava, deparei-me com uma folhas de caderno e outras de papel almaço, com as minhas primeiras experiências na escrita. Eram formas circulares com, mais ou menos, um centímetro de diâmetro. Eu furava o papel com as “letras”. Eram muito irregulares. Aquilo eu chamava de “o”.
        
A frase do dia: “Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos você tem?”(CONFÚCIO, filósofo chinês  apud Jornal A Tarde, de 13-11-2013 in Caderno 2. Pág. 2).


13 de novembro de 1965, instituída a lei que criou o Cruzeiro Novo como novo padrão monetário do Brasil. Em 13 de novembro de 1864, restabelecida a eleição direta para governadores e o fim dos senadores biônicos, mantidos os mandatos em curso. Em 13 de  novembro de 1883, nasceu o comandante da FEB na 2ª. Guerra Mundial Mascarenha de Morais. Em 13 de  novembro 1957, nasceu o ator e diretor brasileiro Luís Melo. Em 13 de novembro de 1957, morreu o botânico açoriano Rui Teles Palhinha. Em 13 de novembro de 2009, morreu a atriz brasileira Mara Manzan.

Quem foi Mascarenha de Morais? João Batista Mascarenhas de Morais nasceu em Sao Gabriel, em 13 de novembro de 1883 e morreu aos 84 anos no Rio de Janeiro, em 17 de setembro de 1968. Foi um militar brasileiro, foi o comandante da Força Expedicionária Brasileira, na Segunda Guerra Mundial durante a Campanha da Itália, entre 1944 e 1945.
Obrigado pelo seu comentário.

Mascarenhas era o comandante da 2° Região Militar em São Paulo, quando em uma reunião na casa do Major Reinaldo Ramos Saldanha da Gama, foi sondado sobre a possibilidade de comandar a Força Expedicionária Brasileira, nesse primeiro momento o General respondeu com certa cautela, considerou o fato de já ser um homem de 60 anos de idade, dizendo que era preciso ainda se inteirar sobre o assunto, passados dois meses, no dia 10 de agosto de 1943, Mascarenhas recebe em sua casa, um radiograma cifrado urgente do Ministro da Guerra General Eurico Gaspar Dutra, fazendo-lhe o convite oficial para assumir o comando geral da divisão expedicionária e iniciar um treinamento nos Estados Unidos, Mascarenhas respondeu no mesmo dia que sim, aceitava a missão, embarcando para o Rio de Janeiro em 17 de agosto. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 13 de novembro de 2013, 4a. feira: “Paralisação – Agentes comunitários de saúde e endemias param ações por 24 horas”. Categoria quer que deputados federais aprovem o piso nacional, cuja votação foi adiada.

Li no Jornal  A Tarde, de 13 de novembro de 2013, 4a. feira, com a seguinte manchete: “Trânsito – Transalvador fiscalizará as faixas exclusivas de ônibus”. Operação começa na próxima semana e, a princípio, será educativa. Depois, haverá multas.

Li a Revista Veja, de 13 de novembro de 2013, que trouxe uma entrevista muito interessante com César Camacho, o criador da maior olimpíada de matemática do país diz que o Brasil precisa encarar de uma vez por todas a luta pela qualidade e começar a dar valor ao esforço e ao talento.

Até amanhã meus fiéis seguidores!



Nenhum comentário:

Postar um comentário