quarta-feira, 20 de novembro de 2013

19 de novembro de 2013 (3a. feira)

       Fui à Academia, depois dei aula para Karol. À tarde fui ao Hospital da Bahia apanhar o Ecocardiograma que fiz no dia 8 de outubro e o exame não estava lá. Eles alegaram que provavelmente haviam me entregue. Não sei. À noite, fui à missa pelo 30º. mês de aniversário da morte de minha mãe. Fui rezar em sufrágio de sua alma. Chovia a cântaros na hora da saída da igreja. Telefonei para casa e minha filha não havia chegado, mas meu genro estava lá e veio me buscar.

             Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: “A maior história de todos os tempos: a própria vida”. Leiam a crônica A Cisterna:

A CISTERNA

          Tínhamos uma cisterna em casa e eu não sabia. Eu chamava de ‘poço’. Poço d'água. Não existia ainda água encanada. Era a água que bebíamos, cozinhávamos, lavávamos a roupa e tudo o mais. Cozinhávamos, lavávamos a roupa e tudo o mais, nada disso. Não, nã, nã, nani... nanão. Mamãe é que cozinhava, lavava a roupa e tudo o mais.

         Um dia perguntei a papai o que era cisterna. Eu sabia que ele sabia tudo. Ele me explicou o que era um poço d’água. Problema resolvido e eu também tirava água do poço. Ele tinha uma profundidade de 20 metros. Era uma pequena vasilha amarrada a uma corda. A gente puxava pela corda e a água vinha. Não me lembro de fazer isso sozinha.

         Era um encanto para mim. Quando debruçava na borda do poço, eu via aquela água brilhando lá no fundo e parecia que se mexia. Quando eu puxava o balde com quase nada de água (eu era bem pequena e não tinha força), o encanto ia acabando e a preguiça ia me alcançando... E eu pensando na história de Maria de Ouro e Maria de Piche, que acontecia no fundo da cisterna.

         Agora vejo como era perigoso aquilo. Acontece que papai e mamãe me explicavam e falavam muito do perigo. Eu não podia brincar praquelas bandas do poço d’água. Era tudo tão bem explicado e falado e recomendado que eu até tinha um certo medo.

         Nenhum artigo disponível
Nenhum slide disponível
Nenhum vídeo disponível
A frase do dia:
“Água do poço:
o menino baixa o balde,
sobe uma estrela” (SANTAMARINA, Maria).


19 de novembro de 1906, comemora-se, pela primeira vez, o Dia da Bandeira no Brasil. Em 19 de novembro de 1969, Pelé marcou o seu milésimo gol, às 23h11, na sua 909ª. partida, realizada no Maracanã, no jogo Vasco x Santos 2. Em 19 de novembro de 1917, nasceu a política indiana Indira Gandhi. Em 19 de novembro 1946, nasceu o ex-governador da Bahia (1995-1998 e 2003-2006) Paulo Souto. Em 19 de novembro de 1967, morreu o escritor brasileiro João Guimarães Rosa. Em 19 de novembro de 1995, morreu o empresário ucraniano, naturalizado brasileiro e o fundador da Rede Manchete Adolfo Bloch. Hoje é comemorado o Dia Internacional do Homem, Dia Mundial da Prevenção a Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes e Dia Mundial do Xadrez.


Quem foi Indira Gandhi? Indira Priyadarshini Gandhi nasceu em Allahabad, em 19 de novembro de 1917 e morreu em Nova Délhi, em 31 de outubro de 1984, aos 66 anos. Foi primeira-ministra da Índia, entre 1966 e 1977 e entre 1980 e 1984.

Brilhante política, estrategista e pensadora, possuía grande ambição política. Como mulher e ocupando a mais alta posição do governo numa sociedade, na época, ainda bastante patriarcal, esperava-se que Indira fosse uma líder de pouca relevância, mas as suas acções provaram o contrário (http://pt.wikipedia.org/wiki/Indira_Gandhi).



 
Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 19 de novembro de 2013, 3a. feira: “Educação – MEC abrirá 11 mil vagas em cursos de Medicina em todo o país”. O ministro da Educação, Aloísio Mercadante, anunciou o início do processo do MEC para criar 11 mil novas vagas de medicina em vários municípios. Segundo o ministro mais de 200 municípios já se inscreveram e afirmou que o MEC vai fechar vestibulares de cursos que não atingiram a nota acima de 3.


Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 19 de novembro de 2013, 3a. feira: “Violência – Torcedor do Vitória foi enterrado em Plataforma”. Polícia investiga se jovem foi baleado. Ele tinha 14 anos e foi morto durante um suposto confronto entre torcidas organizadas.


Li no Jornal A Tarde, de 19 de novembro de 2013, 3a. feira, que trouxe a seguinte manchete: “Assembleia – Estado mudará a base de cálculo da taxa de incêndio”. Líder do governo, Zé Neto (PT), diz que lei anterior que estipulava a cobrança será revogada.


Até amanhã meus fiéis seguidores!


Nenhum comentário:

Postar um comentário