quinta-feira, 7 de novembro de 2013

06 de novembro de 2013 (4a. feira)

          Hoje choveu muito: o dia todo. Sabe aquela chuvinha intermitente? O dia esteve carrancudo o tempo todo. Lavei a louça. Fiz sudoku. Vi a novela. Brinquei com João Gabriel e vi Fernanda trabalhando nos enfeites que ela entregará às crianças dia 8, na festa dos 3 aninhos dele.Aliás, ela me pediu que não divulgasse o aniversário de João Gabriel no grupo da família Rezende (nós temos um grupo em que um assunto é de todos. Há um compartilhamento total).

         Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro:A maior história de todos os tempos: a própria vida” . Leiam a crônica Parte III:

 A MAIOR HISTÓRIA DE TODOS OS TEMPOS: A PRÓPRIA VIDA
 PARTE III (final)
Escrita aos 15 anos de idade,
no Natal de 1955 até 1962.

         Ir a Roma e não ver o Papa. Ser rico e não ter dinheiro, Ser pobre e não ser ambicioso. É a vida descolorida dos decepcionados.

Jogar no bicho, brincar as quatro noites de Carnaval sem perder nem um instante da alegria, ir à praia de biquíni, acordar às quatro da tarde e deitar-se às quatro da manhã: eis a tônica da vida de quem tem medo de pensar na morte...

Ser católico fervoroso e não perder dia de macumba; falar mal dos que falam mal dos outros e dizer que não fala mal de ninguém; dormir com a mulher do próximo e achar horrível o homem que faz isso... eis o que é a vida, Contar um, dois, três até quarenta e nove carneirinhos antes de dormir; ler Dona Flor e comentar Nelson Rodrigues; falar do Le Bâteau e viajar pela Alitália: é a essência da sapiência da vida. Dizer que tem iate, que vai trocar de carro e que tem um amigo que foi caçar em Mato Grosso e que nós não ganhamos o tri porque não quisemos... é viver otimistamente para os olhos dos outros, beijar um terceiro e dormir com um quarto, mesmo fora do quarto... beber “whisky” diariamente, embora tenha provado só em casa de amigos, não pagar contas e viver alegre queixando-se do governo e da vida... é a própria vida do brasileiro.

É apaixonar-se pela Roma da Lollobrígida e ir ver o Papa; é ir ao Egito conhecer suas fantásticas pirâmides e não deixar de ver a Terra Santa onde Cristo nasceu. É amar a Deus sobre todas as coisas e só lembrar-se dele na hora do perigo; ter saudade e não saber de quem ou de que; amar latinamente todos os homens e tornar-se beata quando velha... É a história da vida,,, É a história da humanidade que se repete todos os dias, todos os minutos mais certos que os relógios religiosamente conferidos com o Big Ben de Londres, É ler três páginas de Kafka e dizer que leu Kafka, achar boa a teoria de Marx e não gostar da política russa e similares... É achar Veríssimo pornográfico e Jorge Amado muito limpo. Contrastes da vida, contrastes dos corações e das nações... A vida é tão contrastante que se torna semelhante para todos: é o tal caso da Inglaterra ganhar a Copa e o Brasil ser ainda o melhor do mundo; é proibido fazer campanha política e os políticos oferecerem festinhas para os amigos...

Viver é acovardar-se, é humilhar-se, é envergonhar-se, é ganhar, é perder, é ser corajoso, é ser assim como eu: querer viajar para a Europa sem ter vintém, só porque eu tenho boca quero ir a Roma. Mas isto seria outra história: a maior história de todos os tempos da minha vida! 

A frase do dia:Quem conhece os outros é sábio. Quem conhece a si mesmo é iluminado” (LAO-TSÉ in Revista Você S.A., de julho 2004. Pág. 78).

06 de novembro de 1817, casamento de D. Pedro (D. Pedro IV, de Portugal) com a imperatriz Leopoldina. Em 06 de novembro de 1836, Bento Gonçalves foi aclamado presidente da então proclamada República Farroupilha. Em 06 de  novembro de 1479, nasceu a rainha de Castela Joana, a Louca. Em 06 de  novembro 1978, nasceu a modelo e apresentadora de televisão brasileira Daniella Cicarelli. Em 06 de  novembro de 1846, morreu o general, poeta e político polonês Aleksander Czawczawadze. Em 06 de novembro de 1964, morreu a pintora modernista brasileira Anita Malfatti. Hoje é comemorado o Dia Nacional do Amigo da Marinha do Brasil e Dia Nacional do Riso.

Quem foi Anita Malfatti? Anita Catarina Malfatti nasceu em São Paulo em 2 de dezembro de 1889 e morreu em São Paulo em 06 de novembro de 1964. Foi uma pintora, desenhista, gravadora e professora brasileira.
                                                                Retrato de Anita Malfatti aos 23 anos
     Retrato de Anita Malfatti aos 23 anos
Segunda filha do casal, nasceu com atrofia no braço e na mão direita. Aos três anos de idade foi levada pelos pais a Lucca, na Itália, na esperança de corrigir o defeito congênito. Os resultados do tratamento médico não foram animadores e Anita teve que carregar essa deficiência pelo resto da sua vida. Voltando ao Brasil, teve a sua disposição Miss Browne, uma governanta inglesa, que a ajudou no desenvolvimento do uso da mão esquerda e no aprendizado da arte e da escrita (Wikipédia).

Até amanhã meus fiéis seguidores!



Nenhum comentário:

Postar um comentário