terça-feira, 19 de novembro de 2013

17 de novembro de 2013 (domingo)

17 de novembro de 2013 (domingo)

            Estava aguardando Joana e Thiago chegarem de Buraquinho. Eles estavam voltando, pois 
foram após o almoço com Da. Tude (Geltrudes), que foi no dia 16, sábado. Antes deles chegarem
fui à missa rezar em sufrágio da alma de meu pai, que está completando 15 meses de falecido. À 
noite comemos pizza (eu e Thiago), porque joana estava um pouco indisposta.


            
              Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: “A maior história de todos os tempos: a
 própria vida”. Leiam a crônica Festas (I):

Festas (I)

 Acho que sou um pouco festeira. Tudo começou quando meu filho 
completou um aninho. Ele ainda não entendia nada. Foi uma coisa pequena, 
lá em casa mesmo. Na época, eu morava em Copacabana na Rua Min. Alfredo 
Valadão. A amiga da Sheila, Norma (já falecida), confeitou um lindo bolo.
Acho que era qualquer coisa relacionada com os personagens da Disney, 
talvez tenha sido o Mickey.


No segundo aniversário, ainda foi em casa. Eu me lembro que era um 
estádio com o Flamengo em campo e ele – João Gilberto – estava vestido, 
claro, com o uniforme do Flamengo. Foram alguns colegas de trabalho com 
os respectivos filhos. Foi uma festinha em que ele gostou muito. Daí para a 
frente foi em clube ou parque.


Aos três ou quatro anos eu fiz no Tivoly Park. Era um parque de diversões que
 eu fechava para o aniversário dele. Aos cinco e seis anos eu fiz no Clube
Caiçaras, um clube de regatas, em que os convidados chegavam de gôndola.
 Aos seis, sete e oito anos não me lembro onde fiz. Aos dez anos fiz no
playground do Edifício José de Anchieta, na rua Eduardo Guinle, em Botafogo. Foi o único aniversário em que seu pai foi.


Já no aniversário de Joana nunca fiz uma grande festa de aniversário, por duas
 razões. Eu já morava em Salvador e as minhas condições financeiras não 
 permitiam. A outra razão é que o pai dela não gostava de festa e passou esse 
 conceito para ela, que não gostava. Mas eu sinto um certo vazio por conta 
 disso.


A frase do dia: “Lembro-me de seus primeiros passos e falando as suas primeiras palavras, 
você cresceu e continua linda, Joana, pois a beleza mora dentro de você. Que hoje e em todos 
 os outros dias possa haver alegria nesse seu coração que bate forte na alegria da vida por 
tudo que ela tenha te dado. Agora, que está perto do teu aniversário, quero agradecer a Deus
 por tê-la colocado em meu caminho. Me dando motivos para acreditar na vida, nos sonhos,
 nas tristezas e na alegria. Obrigada por você existir. Feliz Aniversário Filha 
(Adaptado de http://www.mensagem aniversario.com.br/filho/)!

17 de novembro de 1558, Isabel I da Inglaterra tornou-se rainha e como a última representante
 da Casa de Tudor. Em 17 de novembro de 1913, o Canal do Panamá, na América Central,
 foi aberto psara ligar os oceanos Atlântico e Pacífico. Em 17 de novembro de 1896, nasceu o 
psicólogo russo Lev Vygotky. Em 17 de novembro 1910, nasceu a escritora, primeira mulher
 a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, Rachel de Queiroz. Em 17 de 
novembro de 1917, morreu o escultor francês Auguste Rodin. 
Em 17 de novembro de 1959, morreu o maestro brasileiro Heitor Villa-Lobos. 
Hoje é comemorado o Dia da Criatividade, Dia Internacional de Sensibilização pra a

 Prematuridade, Dia Internacional do Não-Fumante e Dia Nacional de Combate à Tuberculose.

Quem foi Rachel de Queiroz? Rachel de Queiroz nasceu em Fortaleza, em 17 de novembro 
de 1910 e morreu no Rio de Janeiro, em 04 de novembro de 2003, com quase 80 anos. Foi uma
 tradutora, romancista, escritora, jornalista, cronista prolífica e importante dramaturga brasileira. 
Autora de destaque na ficção social nordestina. Foi primeira mulher a ingressar na Academia 
Brasileira de Letras. Em 1993, foi a primeira mulher galardoada com o Prêmio Camõesequivalente ao Nobel, na língua portuguesa. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 15 de agosto de 1994 na ocasião do centenário da instituição3 .

 




              Aos vinte anos, ficou nacionalmente conhecida ao publicar O Quinze (1930), romance que 
mostra a luta do povo nordestino contra a seca e a miséria. Demonstrando preocupação com questões 
sociais e hábil na análise psicológica de seus personagens, destacase no desenvolvimento do romance
 nordestino
 
Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 17 de novembro de 2013, domingo:
“Tecnologia – Aplicativo é criado para facilitar a mobilidade urbana”. Três alunos
da Universidade Federal da Bahia (Ufba) criaram o aplicativo gratuito Vumbora, de 
compartilhamento de táxi e carona, para Smartphone.


Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 17 de novembro de 2013, domingo: “Feira
 de Santana – Restaurante Popular segue fechado”. Fechado em outubro de 2012 pela 
Vigilância Sanitária por não atender às normas exigidas de funcionamento. O restaurante servia
 1.200 refeições por dia, continua fechado.


Li no Jornal A Tarde, de 17 de novembro de 2013, domingo, a seguinte manchete: “Sem 
luz – Bairros de Salvador enfrentam escuridão”. Pontos da orla de marítima e bairros
 de Salvador têm iluminação precária nas ruas, deixando a população às escuras.


Uma boa notícia que deu no Jornal Folha de S. Paulo, de 17 de novembro de 2013, domingo:
“Classificados – Bancos personalizam crédito para carros”. Instituições financeiras
 associadas às fabricantes criam novos planos para atrair o consumidor e elevar as vendas. 
 Chevrolet permite diluir valor de revisões nas prestações do veículo; para a VW, mês de IPVA
 pode ter parcela menor.

Uma notícia ruim que deu no Jornal Folha de S. Paulo, de 17 de novembro de 2013, domingo:
“Mensalão – Ex-diretor do BB foge para Itália e escapa da cadeia”. Petista tem dupla 
cidadania e anuncia que pedirá novo julgamento na Itália. Henrique Pizzolato foi condenado pelo 
STF por ter autorizado repassede R$ 73,8 milhões para o esquema do mensalão.


Li no Jornal Folha de S. Paulo, de 17 de novembro de 2013, sábado, como principal manchete 
de capa: “Delúbio é preso e ex-diretor de banco foge para a Itália”. Condenado no 
mensalão, executivo do Banco do Brasil diz que pedirá novo julgamento na Europa.


Li na Revista Muito, de 17 de novembro de 2013, domingo, que trouxe a seguinte manchete 
na capa: “O homem do Futuro”. No centenário de Smetak, arquiteto de sons e sonhos, 
uma obra que resiste ao tempo.


Até amanhã meus fiéis seguidores!




   


Nenhum comentário:

Postar um comentário