domingo, 17 de novembro de 2013

16 de novembro de 2013 (sábado)


           Fiquei pensando sobre que história eu iria contar. Pensei se o meu blog já não está cansando os internautas. Gostaria que vocês se manifestassem se alguma coisa não está bem encaminhada. Sempre é bom tentar melhorar, não é mesmo?

 

            Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro:A maior história de todos os tempos: a própria vida” . Leiam a crônica Manias (II):

 

Manias (II)

 

Pelo passar da vida tive muitas manias que, felizmente se desfizeram. Era bem pequena e ficava escondida atrás das portas falando sozinha. “Nair, o que você está fazendo aí atrás da porta e falando sozinha?”, eu ouvia minha mãe perguntar. E, assim, na minha cabeça, ela interrompia o meu pensar. Eu falava comigo mesma. Atrás das portas eu preservava a minha intimidade de menina. Eu conseguia conversar com os meus fantasmas bons.

 

Eram sonhos que se misturavam com a realidade, como bem o disse Tânia du Bois. “Não é maluquice: repetir palavras em voz alta, faz você funcionar melhor e mais rápido” (Revista Galileu). Eu acho, hoje, que aquelas fantasias do “eu”, de falar sozinha, “escondida atrás das portas” era o meu momento. Não havia crianças para eu fantasiar, brincar, conversar, então eu criava meu mundinho próprio.

 

Segundo Pichon, a personalidade se constrói numa relação bi-pessoal entre o eu e o outro que existe dentro de mim. Esse outro eu é uma imagem com a qual discuto enquanto penso, é como se eu falasse comigo mesmo. Pichon busca o fundamento teórico nos conceitos de id, ego e superego de Freud, onde o ego (indivíduo) se localiza entre os anseios e desejos do Id (volição interna) e as regras e repressões do superego (valores absorvidos). O pensamento é uma atividade linguística, uma vez que pensamos em palavras, queremos entender os sentimentos e transformá-los em palavras que provoquem o entendimento do que estamos sentindo (Revista Galileu).

 


Outra mania, muitos anos depois, já adulta, ninguém podia ler jornal antes de mim. Eu virava fera. Mas tem uma lógica, deixavam os jornais mal ajambrados, desarrumados, fora de ordem, talvez até faltando alguma folha. Chegava do trabalho cansada, nervosa, eu queria ter um pouco de paz, tranquilidade. Hoje não me importo com isso. Foi mais uma mania que passou.

 

 

 

 
 
 

     A frase do dia: “O sentimento ajuda a nos manter humildes e criativos ao mesmo tempo (BENING, Annette apud Revista Estilo, de abril de 2005. Pág. 78).

 

 
Em 16 de novembro de 1532, Francisco Pizarro capturou o imperador Atahualpa. Em 16 de novembro de 1980, o filósofo francês Louis Althusser estrangulou sua esposa, num surto psicótico. Em 16 de novembro de 1920, nasceu o ator brasileiro José Lewgoy. Em 16 de novembro de 1922, nasceu o escritor português José Saramago. Em 16 de novembro de 1960, morreu o ator americano Clark Gable. Em 16 de novembro de 1983, morreu a novelista brasileira Janete Clair. Hoje é comemorado o Dia Internacional da Tolerância e Dia Nacional do Mar Portugal.

 

Quem foi José Lewgoy? José Lewgoy nasceu em Veranópolis, em 16 de novembro de 1920 e morreu no Rio de Janeiro, aos 82 anos, em 10 de fevereiro de 2003. Começou sua carreira artística no teatro e, graças a uma bolsa de estudos conseguida com a influência do escritor Érico Veríssimo, cursou artes cênicas na Universidade Yale.


Ficheiro:Jose Lewgoy FB 1324 001 Outro Lado Crime.jpg
Resolução maior não disponível.

José Lewgoy é referência quando se fala de cinema brasileiro, pois participou de mais de cem filmes. Era presença constante nas telas desde o final da década de 1940 e sempre disputado pelos melhores diretores. Ao lado de Oscarito, Grande Otelo, Eliana Macedo,  Cyll Farney e Anselmo Duarte brilhou nas chanchadas produzidas pela Atlântida, na década de 1950. Ator com prestígio internacional, Lewgoy participou de várias produções estrangeiras e morou na França durante alguns anos. Estreou nas telenovelas apenas em 1973, com Cavalo de Aço, na Rede Globo e, a partir daí, participou de mais de 30 produções na televisão, sendo a última delas, Esperança, em 2002, também na Globo (http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Lewgoy).

 

           Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 16 de novembro de 2013, sábado: “Paz – Caminhada pede fim da intolerância e violência”. Cerca de 500 pessoas ocuparam o Engenho Velho da Federação para participar da IX Caminhada pelo Fim da Violência e Intolerância Religiosa. A maior parte integra as 33 comunidades de matrizes africanas do bairro.

 

 
Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 16 de novembro de 2013, sábado: “Feriadão na fila” – Quem tentou ir a Itaparica usando as lanchas que saem do Terminal Turístico durante o feriado de ontem com as filas e o sol escaldante.

 

 

Li no Jornal A Tarde, de 16 de novembro de 2013, sábado, com a seguinte manchete: “Justiça – STF manda prender 12 condenados do mensalão”. Dirceu, Valério, Genoíno e outros seis já se apresentaram à Polícia Federal e vão para a Penitenciária da Papuda. Esta é a primeira vez na história recente do Brasil que   figuras proeminentes são presas por corrupção, depois de terem sido condenadas pelo Supremo por integrarem um esquema de compra de apoio político no Congresso durante o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

 

Até amanhã meus fiéis seguidores!

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário