sábado, 9 de novembro de 2013

08 de novembro de 2013 (6a. feira)

         Hoje felizmente deu um lindo dia de sol. O dia amanheceu meio lusco-fusco e foi gradativamente melhorando até ficar surpreendentemente lindo. Fernanda é que gostou, pois hoje foi a festa de aniversário de João Gabriel. Que festa! Parecia uma superprodução. Foi a festa do Mickey. Encheu de gente. Foram os vizinhos do Condomínio, os colegas de trabalho de João Gilberto, as amigas de Fernanda. Renato e Lindalva e Tânia com Verônica e Tathyana. Só não foram os coleguinhas da creche (a não ser Lucas), porque não foram convidados pois João Gabriel está apenas há dois meses  na escolinha! João Gabriel estava excitado, deslumbrado, encantado com a festa.
 
         Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro:A maior história de todos os tempos: a própria vida” . Leiam a crônica Polícia (II) - Abuso Sexual:

POLÍCIA (II)


Abuso Sexual


            R.G.N. tinha apenas 6 anos. Sua mãe o deixava com fome, punha de castigo e lhe dava remédio para dormir. Rui (amante da mãe do menino) e Arlei, amigo deste enrolavam-se num lençol e faziam-lhe medo dizendo ser a “mula-sem-cabeça”. Além do mais, Rui e sua mãe Ediene beijavam-se nus na frente do menino.

            Quando estava só – às vezes dormindo, – Arlei o acariciava nas partes íntimas, introduzia o dedo e um objeto “parecendo um pedaço de ferro no seu ânus”. Quando R.G.N. gritava, Arlei tapava sua boca com a mão. O garoto contou a sua mãe, mas ela não acreditou.

            O menino passou a ter pesadelos constantes. Ficava agitado, suando muito e gritando “sai ...” e se urinava com frequência quando estava acordado. Ele vivia muito triste, assustado, estava mal alimentado e com aparência péssima. Sem falar com o pai ou a responder perguntas, assim ia levando.

            R. ficava abandonado pela mãe quase todo o tempo, com falta de alimentação, remédios e outros cuidados. Quando Edilene e Arlei se recolhiam para dormir, o menino ficava com Arlei, à noite. O pai, quando percebeu a dilatação no ânus do garoto, procurou a polícia e pediu providências.

            O exame de corpo de delito apresenta “ânus com relaxamento das pregas radiadas, com fissuras nos quadrantes superiores e edema acentuado da mucosa da região retal. O garoto sofria dor no momento do exame, o que impediu coleta de material para pesquisa de contaminação venérea”, afirmaram as peritas dras. Lídia e Tatiana.

A frase do dia:Você é o seu sexo. Todo o seu corpo é um órgão sexual, com exceção talvez das clavículas” (VERÍSSIMO, Luís Fernando).

08 de novembro de 1799, fim mal sucedido da Conjuração Mineira: seus principais líderes – João de Deus Nascimento, Luiz Gonzaga das Virgens e Veiga, Lucas Dantas do Amorim Torres e Manoel Faustino dos Santos Lira – são condenadose dxecutados. Em 08 de novembro de 1895, descoberta dos Raios X por Röntgen. Em 08 de  novembro de 1854, nasceu o político e poeta brasileiro, patrono da Academiaa Teófilo Dias. Em 08 de  novembro 1935, nasceu o ator francês Alain Delon. Em 08 de  novembro de 1917, morreu o economista e político alemão Adolph Wagner. Em 08 de novembro de 1934, morreu o médico e cientista brasileiro Carlos Chagas. Hoje é comemorado o Dia do Profissional do Consórcio, Dia do Profissional de Técnicas Radiológicas Dia Feliz e Dia Mundial do Urbanismo.

Quem foi Carlos Chagas? Carlos Justiniano Ribeiro Chagas nasceu em Oliveira em 9 de julho de 1878 e morreu no Rio de Janeiro em 8 de novembro de 1934. Foi  um médico sanitarista, cientista e bacteriologista brasileiro, que trabalhou como clínico e pesquisador. Atuante na saúde pública do Brasil, iniciou sua carreira no combate à malária. Destacou-se ao descobrir o protozoário Trypanosoma cruzi (cujo me foi uma homenagem ao seu amigo Oswaldo Cruz) e a  no Tripanossomíase americana, conhecida como doença de Chagas. Ele foi o primeiro e até os dias atuais permanece o único cientista na história da medicina a descrever completamente uma doença infecciosa: o patógeno, o vetor (Triatominae), os hospedeiros, as manifestações clínicas e a epidemiologia.
Carlos chagas 2.jpg

Carlos Chagas, em seu laboratório no Instituto Oswaldo Cruz


             Foi diversas vezes laureado com prêmios de instituições do mundo inteiro, sendo as principais como membro honorário da Academia Brasileira de Medicina e doutor honoris causa da Universidade de Harvard e Universidade de Paris e também trabalhou no combate à leptospirose e às doenças venéreas, além de ter sido o segundo diretor do Instituto Oswaldo Cruz.

Até amanhã meus fiéis seguidores!



Nenhum comentário:

Postar um comentário