quarta-feira, 18 de setembro de 2013

17 de setembro de 2013 (3ª. feira)

Fui à Academia e à tarde fui à Tradição conversar sobre o apartamento. Dei aula. Às 18 horas fui à missa em sufrágio à alma de meu pai.
          Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: “ A maior história de todos os tempos: a própria vida” , o capítulo Gênese: Eu sou  eu foi escrito em 2001.

Minha Gênese


“É divertido imaginar que eu poderia ser outra pessoa qualquer”.
“... a pessoa mais rica, a mais bonita, a mais inteligente do mundo”...
“Eu seria mais feliz?”
“É difícil de saber; ninguém pode imaginar, de verdade, como seria, se fosse outro.
  E o melhor, para mim, é ser eu da melhor maneira possível.”
(Coleção O Mundo da Criança, Vol. 14. Pág. 4)


          Segundo meu pai, Sidney Vieira de Rezende, somos descendentes do Marquês de Pombal, o que não é nenhuma glória; quando ministro de D. José I, fez muitas atrocidades, inclusive expulsar os jesuítas do Brasil, no dia 28 de junho de 1759. O Ensino ficou trôpego das pernas. Introduziram-se depois as “aulas régias”, que seriam ministradas pela Coroa para o que foi instituído em 1772 o “subsídio literário”. É claro que as ideias pombalinas se contrapunham ao predomínio das ideias religiosas. O Brasil ficou de 1759 a 1822 sem escola... Pois estas só existiam no papel!

           Mas vejamos, a minha ascendência pelo lado paterno. Meu pai nasceu no dia 12 de outubro de 1918, em Jaraguari/MT, vivia do comércio, sindicalista, filho de Clarimundo Vieira de Rezende (1893-1958) e Tereza Rosa de Nazaré (1899-1958). Vô Clarimundo nunca trabalhou, porque vivia da administração dos imóveis deixados por meu bisavô. Era mineiro, tal qual minha avó, de Cataguases, filho de Honório Pereira do Amaral e Eulália Vieira de Rezende e depois disso meu pai não se lembra, ele achava que a bisavó materna dele era francesa com português. A verdade é que todos têm olhos azuis.  Meu pai também tem olhos claros, muito branco, que chega a ser vermelho.

          Minha avó paterna era filha de Eulália Teresa Rosa e de Jorge Wenceslau. Tem até uma história engraçada a respeito de meu bisavô: ele havia morrido e quando ele era transportado para o cemitério em um carro-de-bois, a camisa de um dos acompanhantes enganchou num prego da carreta. E ele gritava desesperado: “Me solta” “seu” Lalau. O dinheiro que eu lhe devo vou pagar a seus filhos. Me solta, me solta, pelo o amor de Deus!”.

          Mamãe, Lucina Nolasco de Rezende, nascida a 28 de junho de 1924, em Caicó, no Rio Grande do Norte, ex-professora, do lar, filha do sapateiro José Bernardino de Senna, futuramente José Nolasco (1884-1980) e Luzia Justina de Medeiros (1889-1974), filha de Antônia Pereira de Medeiros e Joaquim Teodoro de Medeiros. Meu avô José Nolasco era filho de Antônio Salvino Senna, português, casado com Maria Honorata, índia potiguar negra, pega a laço no mato. Daí a ascendência índia e negra que tenho. Minha avó era neta de holandeses; meu avô era bem brasileiro. Seus irmãos eram Olegário, Romão, Marcelino e Pedro Nolasco.  Por que meu avô materno mudou de identidade? Porque ele vivia na política. Vivia na Coluna Prestes. Era comunista. Fugindo da polícia, com a família e 4 filhos menores – Lucila, Lucina, Luci e José – foi para Mato Grosso. Largou a política, mudou de nome e de profissão. Deu a si próprio o nome de Nolasco que era o nome de seu irmão caçula, um próspero comerciante de calçados.  Nunca mais voltou ao Rio Grande do Norte.

         Vó Luzia nasceu a 12 de dezembro de 1889, ano da Proclamação da República e faleceu no dia 23 de março de 1974. Vô José nasceu em 21 de janeiro de 1884, ano da abolição da escravatura no Estado do Ceará e nas cidades de Manaus e Porto Alegre e morreu assassinado com mais de 90 anos, por dois ladrões, no dia 8 de novembro de 1980.  Ele havia contado a um vizinho que havia recebido Cr$ 250,00 do INPS e este ‘encheu os olhos’ e o assassinou, juntamente com outro comparsa, meu avô, a pauladas.  Ele reagiu, mas tinha 90 anos, e era contra dois jovens.

        Como vêm, apesar da ascendência estrangeira, sou muito brasileira, com essa miscigenação de raças, onde há louros europeus, escandinavos, de olhos azuis, negro africano e índio bem brasileiro. Não é à-toa que sou morena clara, meu filho tem lábios grossos e cabelo encaracolado, minha filha é de cabelo liso castanho claro e pele morena. Meu neto, filho de meu filho, é louro. Tenho primos louros e sararás.
       A frase do dia: Nem tudo que se enfrenta pode ser modificado, mas nada pode ser modificado até que seja enfrentado” (EINSTEIN, Albert apud Você S.A, de agosto de 2004. Pág. 55).

          17 de setembro de 1971, Carlos Lamarca, guerrilheiro do VPR (Vagurda Popular Revolucionária), foi norto com cinco tiros por uma paatrulha miitar em Ipupiara, no interior da Bahia. Em 17 de setembro de 2001, a bolsa de Nova York fechou com perdas históricas no primeiro dia de cotação, após os atentados terroristas de 11 de setembro. Em 17 de setembro de 1850, nasceu o alto funcionário administrativo, político, jornalista, escritor e poeta português Guerra Junqeiro. Em 17 de setembro de 1941, nasceu o ex-guerrilheiro, jornalista e político brasileiro Fernando Gabeira. Em 17 de setembro de 1968, morreu um dos comandantes da particicipação do Brasil na Segunda Guerra Mundial Mascarenhas de Morais. Em 17 de setembro de 1994, morreu o filósofo da ciência inglês de origem austríaca Kalr Popper.

     Uma boa notícia que deu no jornal A Tarde, de 17 de setembro de 2013, 3a. feira:Microempresários – BNB oferece crédito a juros mais baixos em feirão. Micro e pequenos empresários terão acesso a crédito com taxa de juros reduzida.

Uma notícia ruim que deu no jornal A Tarde, de 17 de setembro de 2013, 3a. feira: “Washington – Tiroteio em base militar dos EUA mata 13 e fere oito”. O ex-marinheiro Aaron Alexis, 34 anos, invadiu uma base administrativa da Marinha americana, em Washington, e disparou vários tiros. Treze pessoas, incluindo o agressor morreram e oito ficaram feridas. O presidente Obama condenou o que chamou de “ato covarde”. O local do aentado é o mais antigo estabelecimeto da força naval dos Estados Unidos.

Li no Jornal A Tarde, de 17 de setembro de 2013, 3a. feira, que trouxe a seguinte manchete: “Pedágio – Linha Viva terá edital lançado em outubro”. O edital de licitação da via expressa pedagiada que servirá para desafogar 40% do trânsito da Avenida Paralela será lançado em outubro.
                                  
Fiz palavras cruzadas e sudoku.

Li a Revista Veja, datada de 18 de setembro de 203, trouxe como manchete de capa: “Eis o homem: Celso de Mello, ministro decano do STF, dono de voto decisivo no julgamento do escândalo”. Ele condenou os r´~eus do mensalão, mas agora tm de decikdir entre a tecnicalidade e a impunidade. Não pode lavar as mãos como Pilatos, mas corre o risco de ser crucificado.


Até amanhã meus fiéis seguidores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário