sábado, 7 de setembro de 2013

4 de setembro de 2013 (4a. feira)

            Fui à Academia. Dei aula. Almocei. Fui à podóloga porque o meu pé esquerdo estava precisando. O pé direito é limpinho, fininho, não tem calo. Mas o direito... acho que é devido à minha marcha, depois do aneurisma cerebral que eu tive. Eu o forço muito. Tem joanete e calo no dedão. Do joanete posso me livrar. Só operando. E a coragem? À tardinha dei aula outra vez. Li. Vi televisão e fui dormir bem tarde.

           A frase do dia: “A minha terra dá banana e aipim, meu trabalho é achar quem descasque para mim” (NOEL ROSA, compositor brasileiro).

Noel Rosa usou o ufanismo para separar uns do outros. Ele se utilizou de uma expressão de Gonçalves Dias, na Canção do Exílio: “Minha terra tem palmeiras...” Ele talvez quisesse dizer qual era o ‘modus vivendi’ de uma classe social e de outra. Ele, por exemplo, não tinha nenhuma participação na agricultura da banana ou do aipim (usado em forma figurada), mas usufruía do prazer de degustá-los.

                 4 de setembro de 476, queda de Roma, delimitando o início da Idade Média. Em 4 de setembro de 1882, Thomas Edison acedeu pela primeira vez, na central de eletricidade, a iluminação comercial. Em 4 de setembro de 1845, nasceu o empresário austríaco, fundador da Porsche e um dos pais do Fusca Ferdinand Porsche. Em 4 de setembro de 1927, nasceu o político baiano Antônio Carlos Magalhães. Em 4 de setembro de 1941, nasceu a filósofa e educadora brasileira Marilena Chauí. Em 4 de setembro de 1995, morreu o ator brasileiro Paulo Gracindo. Em 4 de setembro de 2008, morreu o cantor e compositor brasileiro Waldick Soriano. Hoje é comemorado o Dia da Lei Eusébio de Queirós e Dia de São Francisco.

Uma boa notícia que deu no jornal A Tarde, de 4 de setembro de 2013, 4a. feira: “Brasília – Câmara aprova o fim do voto secreto”. Após manter mandato de deputado que está preso. Câmara Federal votou o fim do voto secreto na Casa. Proposta agora segue para o Senado.

Uma notícia ruim que deu no jornal A Tarde, de 4 de setembro de 2013, 4a. feira: “Transtorno – Manifestação trava BR-324 por cerca de oito horas”. Motoristas foram afetados PR protesto que pedia abertura de acesso a uma comunidade na BR-324. Transtorno durou quase oito horas.
                                  
Li o Jornal A Tarde, de 4 de setembro de 2013, 4a. feira, que trouxe como manchete na capa: “Saúde – metade ‘some’ no 1º. Dia do Mais Médicos”. No primeiro dia de trabalho dos profissionais brasileiros do programa federal Mais Médicos em Salvador, 16 dos 32 escalados não se apresentaram à Secretaria Municipal da Saúde. Cinco médicos apresentaram pedido oficial de desistência do programa. Os estrangeiros têm previsão de começar a atuar no próximo dia 16.

Fiz palavras cruzadas e sudoku.

Li a Revista Época, datada de 02-09-2013, que trouxe como principal matéria de capa: “Mais Médicos? Só isso não basta!” As faculdades de medicina brasileiras estão na UTI. O Brasil tem mais cursos de medicina que os Estados Unidos. Com problemas de gestão, equipamento e professores, eles falham na formação de nossos médicos. E trz uma longa reportagem sobre os médicos cubanos.


Até amanhã meus fiéis seguidores!                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário