segunda-feira, 23 de setembro de 2013

22 de setembro de 2013 (domingo)

           Não saí hoje, fiquei por aqui mesmo. Não fui almoçar fora porque Joana foi almoçar com o pai dela.

         Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: “ A maior história de todos os tempos: a própria vida” . Deixei de publicar dois capítulos que se referem à minha vida funcional. O capítulo Outros Voos foi escrito em 2201:
            Saúde

Fui um bebê saudável e, por volta dos três anos de idade comecei a ter os primeiros sintomas de dor de garganta. Isto foi evoluindo e evoluiu tanto que tive uma febre reumática, aos seis anos, que fiquei paralítica de braços e pernas, por volta de dez meses. Tratamentos e mais tratamentos. Meus pais não podiam comprar cadeira de rodas e eu era carregada no colo para onde quer que eu fosse.

Fiquei tão magrinha, as pernas eram tão finas que eram chamadas de cambitos por minhas tias. Os braços eram couro e osso, na verdadeira acepção da expressão.

Aos 14 anos fui acometida de novo pela febre e tive queda dos cabelos.  Ia para a escola com lenço na cabeça. Até que meu pai “autorizou” eu fazer a cirurgia de amigdalite e adenóide. Tinha 15 anos. Após a cirurgia eu me senti aliviada. Tive saúde até completar 52 anos.

Quando voltei a Mato Grosso, anos depois, encontrei-me na Estação Rodoviária, com uma antiga colega. Ela me perguntou: “Você é irmã da Nair?” Ao que respondi, “Sou a própria”.  “Mas a Nair falava grosso, feito homem!” “Eu?!” Eu falava grosso devido à adenóide. E não sabia.

Tinha tanta saúde que conseguia fazer muitas coisas ao mesmo tempo.  Aos 16 anos eu escrevia para o Jornal “Correio do Estado” e estudava o Curso Científico. Dos 18 aos 30 anos, trabalhava o dia todo; na hora do almoço, em dias alternados, fazia inglês e francês e Faculdade, à noite. Depois disso, trabalhava no Banco, estudava Pós-Graduação e tinha loja. Cheguei ao cúmulo de ter loja, trabalhar 9 horas no Banco, dar aulas, pela manhã, na FACS e à noite aulas no Colégio Senhor do Bonfim. Como conseguia, não sei hoje explicar.

Hoje em dia, sou deficiente (pequena deficiência). A doença deixou sequelas, como braço e perna direitos com poucos movimentos. Cãibras à noite na perna direita são frequentes.  Muitas cãibras. Tontura forte. Agora o reumatismo voltou.  Mas voltou brando em meu pé direito. “C’est la vie”, como bem diriam os franceses. Hoje sou calminha, calminha. Nada de agito, nada de fazer muitas coisas ao mesmo tempo.

O corpo é uma máquina.  Tinha que se desgastar.  E eu não me percebia deste desgaste. Até que ...

Em 22 de dezembro de 1995 estava em casa quando senti uma terrível dor de cabeça, desmaiei, enrolei a língua e minha filha tinha dez anos, me colocou num táxi e me levou para o Hospital Salvador. Não havia nenhum neurologista. Eis que chega Dr. Edson Alvarenga, que se encontrava de férias, e me atendeu. Ao tirar a tomografia viu que eu havia sido acometida de um aneurisma cerebral. Fez imediatamente a cirurgia da cabeça. Fiquei em coma no hospital durante três semanas. Depois desse período saí da U.T.I e fui para o quarto. Fiquei mais uma semana em observação, vim para casa e fiquei quatro meses sem andar direito e sem falar.  Falava com a língua embolada. Em julho, dr. Alvarenga achou que eu deveria voltar a trabalhar, mas como eu não escrevia mais... fui dar aulas assim mesmo. 

Hoje em dia, sou deficiente (pequena deficiência). A doença deixou sequelas, como braço e perna direitos com poucos movimentos. Cãibras à noite na perna direita são frequentes.  Muitas cãibras. Tontura forte. Agora o reumatismo voltou.  Mas voltou brando em meu pé direito. “C’est la vie”, como bem diriam os franceses. Hoje sou calminha, calminha. Nada de agito, nada de fazer muitas coisas ao mesmo tempo.

           A frase do dia: Ser normal, muitas vezes, significa seguir regras hipócritas e falsas. Não seja comum, não seja padrão (Revista Você S.A, de julho de 2004. Pág. 50).

            Só alguém que transgrediu a normalidade, conseguiu ser alguém. Newton, Einstein, Fernando Pessoa, Cecília Meirelles, Castro Alves, Ruy Barbosa, Irmã Dulce, Madre Teresa de Calcutá, Joana d’Arc, Getúlio Vargas, Imperador D. Pedro II e tantos outros trnsgrediram a realidade da época.
           
          22 de setembro de 1862, Abraham Lincoln proclamou liberdade aso escravos dos Estados Confederados da América. Em 22 de setembro de 1957, François Duvalier foi eleito presidente do Haiti, governando o país até sua morte, em 1971. Em 22 de setembro de 1945, nasceu o cantor e compositor brasileiro Gonzaguinha. Em 22 de setembro de 1962, nasceu o escritor e colunista brasileiro Diogo Mainardi. Em 22 de setembro de 1897, morreu o líder religioso brasileiro do Arraial de Canudos Antônio Conselheiro. Em 22 de setembro de 1997, morreu o pintor japonês naturalizado brasileiro Manabu Mabe. Hoje é comemorado o Dia do Contador, Dia do Sorvete, Dia Mundial Sem Carro e Equinócio de setenbro. Primavera no Henisfério Sul e Outono no Hemisfério Norte.

Uma boa notícia que deu no jornal A Tarde, de 22 de setembro de 2013, domingo:Conhecimento – Pesquisa inédita revela percepção do baiano sobre ciência”. A pesquisa inédita no Estado teve como objetivo avaliar a opinião e conhecimento da população da capital baiana sobre aspectos relativos à ciência e tecnologia, além de identificar comportamentos adotados pela população em relação ao tema.

Uma notícia ruim que deu no jornal A Tarde, de 22 de setembro de 2013, domingo: “Obras – União paga R$ 5 por desapropriação para a Transnordestina”. Apenas R$ 5,39. Essa foi a indenização oferecida a um agricultor do Piauí cuja terra integra o traçado da ferrovia Transnordestina, uma das principai obras do Programa de Aceleração (PAC) do governo federal. Com o dinheiro, equivalente a menos de um centavo por metro quadrado, o dono da terra, Nelson do Nasciento, 67, não conseguiria nem ir ao fórum para contestar o valor: gastaria R$ 10 só para isso.

Li no Jornal A Tarde, de 22 de setembro de 2013, domingo, que trouxe a seguinte manchete: Educação – Escola particular vai reajustar em até 12% mensalidade de 2014”. As escolas particuares planejam reajustes que variam de 6% a 12% para as as prestações acima da inflação, os estabelecimentos devem tornar pública uma lanilha de custos.

Uma boa notícia que deu no jornal Folha de S.Paulo, de 22 de setembro de 2013, domingo:Classificados – Empresas oferecem ‘coach’ e projetos estratégicos para reter estagiários”. O que motiva essa ênfase dada ao programa de estagiários é uma maior dificuldade para consseguir jovens promissores.

Uma notícia ruim que deu no jornal Folha de S.Paulo, de 22 de setembro de 2013, domingo:Mundo – Grupo mata pelo menos 20 pessoas e faz reféns em shopping no Quênia”. Usando coletes com granadas e fuzis AK-47, um grupo invadiu ontem o shopping Center mais sofisticado de Nairóbi, capital do Quênia (leste da África) provocando ao menos 20 mortes.

Li o jornal Folha de S.Paulo, de 22 de setembro de 2013, domingo, que trouxe como manchete de capa:Órgão médico recua e pede registro para estrangeios”. Sob ameaçs de ações judiciais contra dirigentes da classe médica, o Conselho Federal de Medicina passou a orientar os conselhos regionas a emitirem registros provisórios para profissinais formados fora do país no programa Mais Médicos.

Li a Revista Muito, de 22 de setembro de 2013, que trouxe como manchete de capa: “Ocupe sua praça”. Espaços públicos são raros em Salvador, mas fundamentais para a convivência entre a população.

Até amanhã meus fiéis seguidores!


Nenhum comentário:

Postar um comentário