sábado, 21 de setembro de 2013

20 de setembro de 2016 (6ª. feira)

           Fui à Academia e não fui a mais lugar algum, mas dei aula pela manhã e à tarde. Fiquei por conta do computador. Hoje é o aniversário de meu irmão César, 1 ano e 22 dias mais jovem que eu, ele está fazendo 69 anos. Quero lhe desejar mil felicidades, que Deus o leve – por muitos e muitos anos – por caminhos suaves, onde a saúde e o sucesso profissional estejam presentes.

         Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: “ A maior história de todos os tempos: a própria vida” . O capítulo Lembranças dos Professores foi escrito em 2001:
Lembranças dos Professores

            Eu me lembro do deslumbramento em que fiquei com a minha primeira professora: Ilithya do Amaral.  Eu a achava linda, muito bonita e bastante jovem. Era uma deusa para mim. Dizem que ela continua solteira até hoje.

            Minha segunda professora foi Cacilda Casal Caminha. Eu ficava admirada como ela conseguia andar com aqueles sapatos tão altos. Eu adorava ir ao quadro resolver contas de multiplicar. Eram aqueles quadros negros, quadrados. Quando fui para o Colégio Estadual eu não me cansava de admirar aqueles quadros negros, de uma ponta a outra da parede. Eu achava aquilo o máximo da modernidade. Nunca me esqueci das linhas do meu Colégio. Eram arredondadas. Começavam do chão e iam bem alto e, lá longe, terminavam no chão. Não existia nada que se parecesse com ele. Conheci o nome de Oscar Niemeyer muito antes da construção de Brasília. Muito antes de tornar-se nacional e internacionalmente conhecido.

            No Ginásio e no Curso Científico tive uma só professora de Português e Redação: Maria da Glória Sá Rosa. Ela quase mudou o rumo de minha vida. Quis fazer Jornalismo. Passei no Vestibular, mas as circunstâncias financeiras não me permitiram continuar. Depois quis fazer Letras, mas a Universidade Federal do Rio de Janeiro só tinha cursos diurnos. Quando vim para Salvador, fiz Vestibular para Jornalismo. Passei na UFBA. Trabalhava no Banco Econômico. Meu chefe deixava eu estudar durante o dia. Ele morreu. E o novo chefe não mais permitiu que eu continuasse os estudos.

            Eu me lembro do Professor de Latim. Não me lembro mais de seu nome. Nós tínhamos que decorar as Catilinas de Cícero. E saber a gramática latina. Eu a achava muito complexa. Ainda me lembro do Vocativo e do Ablativo. Nós tínhamos que decorar as declinações. E o professor de Ciências? Eu me lembro que procurava aquelas palavras mais difíceis que estavam lá pelo final do livro e perguntava. E ele respondia. Quando o velhinho descobriu que eu queria testá-lo, quase morri de tanta vergonha. Nunca mais fiz isso com nenhum outro professor.

            Da Faculdade, me lembro dos professores que “desapareciam”.  Era tempo da repressão. Ficava um camburão da polícia dentro do pátio da faculdade. O professor dava a sua aula e não voltava. Tempos difíceis aqueles. Era proibido ler O Capital, de Karl Marx. Por isso, nós de Economia, passamos os quatro anos de faculdade sem ler O Capital.

            Da Feba (Faculdade de Pedagogia), me lembro do professor de Filosofia, o Prof. Nelson. Muito inteligente, preparado e espirituoso. Da professora Luzmar Cardoso, Cândida, Aida, Eliana, Lúcia Muniz, Sônia Ferreira, Tabajara e Ioná.

         A frase do dia: “As pessoas nunca se conheccem até que tenham comido uma certa quantidade de sal juntas” (ARISTÓTELES, filósofo grego apud Jornal A Tarde, Caderno 2, de 20-09-13. Pág. 2).

            O que Aristóteles quis dizer com isso? Ele quis dizer que as pessoas têm de conviver umas com as outras. Só a convivência faz com que elas se conheçam realmente. “Comer uma certa quantidade de sal juntas” quer dizer que à mesa as pessoas trocam ideias e vão se conhecendo. “Uma certa quantidade de sal juntas” não é se relacionar uma ou duas vezes, mas muitas vezes.

          20 de setembro de 1519, Fernão de Magalhães iniciou a partir da Espanha,  aquela que seria a primeira viagem de circunavegação do mundo. Em 20 de setembro de 1898, Santos Dumont realizou o primeiro voo de um balão com propulsão própria. Em 20 de setembro de 1897, nasceu o 26º. Presidennte do Brasil Humberto de Alencar Castelo Branco. Em 20 de setembro de 1934, nasceu a atriz italiana Sophia  Loren. Em 20 de setembro de 1863, morreu Jacob Grimm dos Irmãos Grimm. Em 20 de setembro de 1945, morreu o 16º. Presidente do Brasil Augusto Tasso Fragoso.

Uma boa notícia que deu no jornal A Tarde, de 20 de setembro de 2016, 6a. feira:Ciência – Parque Tecnológico terá escola de iniciação científica”. Unidades eventos tecnológicas da Fiocruz-BA e o Senai-Cimatec, referência em modelagem computacional, se instalarão no Parque Tecnológico da Bahia, na Paralela. O parque, que funcionaa há u ano, será ampliado e 207 abrigará ainda um museu e uma escola de iniciação científica no local.

Uma notícia ruim que deu no jornal A Tarde, de 20 de setembro de 2016, 6a. feira: “Crise – Governador em exercício e governador se desentendem”. O governador em exercício da Bahia, Otto Alencar, e o minikstro dos Transportes, César Blrge, dois ex-carlistas, trocaram farpas publicamente por questões relacionadas à infraestrutura rodoviária do estad. Alencar acusou Borges por esar atrás da “nota desrespeitosa” da Agência Nacional de Transportes Terrestre, que considerou sua crítica “leviana e performátca”. Borges respondeu que repudia as declarações de seu conterrâneo.

Li no Jornal A Tarde, de 20 de setembro de 2016, 6a. feira, que trouxe a seguinte manchete: Justiça – STF decide que 12 condenados terão um novo julgamento”. O ministro Celso de Melo votou a favor de 12 dos 26 condenados em crimes relacionados com o mensalão.

Fiz palavras cruzadas e sudoku.

Li a Revista Época, datada de 16 de setembro de 2013, trouxe como manchete de capa: “Estudo – Capitais do Nordeste têm 40% dos usuários de crack”. Cerca de 370 mil brasileiros comsumiram a droga ao longo de 2012.

Até amanhã meus fiéis seguidores!


Nenhum comentário:

Postar um comentário