quinta-feira, 5 de setembro de 2013

2 de setembro de 2013 (2a. feira)

           A rotina está voltando ao normal, mas eu ainda não fui nem à Academia, nem ao Pilates. Minha irmã Vera está voltando para o Rio. Parece que ela não ficou nem um pouco. É assim: a pessoa que amamos sempre sua presença dura pouco, por mais que não dure pouco. Cedinho, meu irmão Renato foi fazer uma caminhada pela orla. Passou no Supermercado e comprou pão. Não pude sair com ele porque tinha uma aula para dar. Mas, graças a Deus Joana saiu com ele. Foi ao Pelourinho e áreas contíguas. Ele gostou muito. Almoçamos. Vanda veio hoje. Ainda bem. À tarde, fui com Renato para comer um acarajé, mas as baianas Laura e Dária ainda não haviam chegado. Só  chegariam às 17 horas. Voltamos. Dei minha aula. Convidei Luciene para comer acarajé conosco. Apesar de o Renato ter comido na festa, ele tinha vontade de comer o acarajé da baiana de rua. Às 17h30 fomos a pé comer o tão aguardado acarajé. Estava muito gostoso. Luciane (Pilica) não queria comer qualquer comida baiana. Ao se recusar a comê-la perdeu uma grande oportunidade de se locupletar com a comida baiana. Ela, certa vez, comeu acarajé e passou mal. Mas conforme ela disse:  “eu detesto qualquer comida baiana!” Respeitou-se isso. Ao voltarmos para casa Luciane disse que não aguentaria voltar a pé. Compreensível. Voltamos de táxi. Chegando à casa, Joana ofereceu-lhe um sanduíche quente de pão integral com queijo e presunto. Aí ela disse: “ah, isso eu como”. Disse-o com um sorrisão. Elas iriam embora para Campo Grande no dia seguinte.
      
              Ontem seria o dia em que minha vó Thereza Rosa de Rezende faria aniversário.

            A frase do dia: Alguém que sabe apenas um pouco sobre todas as coisas não tem exatamente o perfil de um líder eficaz” (TOBIAS, Randall apud Você S. A, de julho de 2004. Pág. 47). Lidere, siga ou saia do caminho (TURNER, Ted apud Revista Exame, de janeiro de 1999. Pág. 109). O chefe gosta do profissional médio, medíocre. O líder gosta do talento que dialoga, que questiona (CABRERA, Luís Carlos de Queirós apud Revista Você S.A, de julho de 2004. Pág. 51). Você lidera as mudanças ou fica atrás dos concorrentes? Lembre-se: o líder estabelece o ritmo. Para liderar, pense em como causar a descontinuidade na concorrência e aumente as margens de sua empresa. Estabeleça um cronograma para impulsionar sua empresa. Como ela, será em cinco anos (D’AVENI, Richard apud Revista Você S.A, de julho de 2004. Pág. 52). Um bom líder não apenas reconhece as boas ideias, mas também assume riscos por seu time (DINIZ Arthur in Revista Você S.A., de fevereiro de 2005. Pág. 41). Liderança é construir confiança. É um caminho cheio de dificuldades. Um líder não surge se não as supera. As empresas têm de ser eternas e o líder tem que dar a sua contribuição para que isso aconteça (ANTONIO, Firmin in Revista Você S.A., de dezembro de 2003. Pág. 48). Como fazer coisas difíceis e manter a motivação em alta? Esse é o desafio do líder por excelência (GHOSNY, Carlos in Revista Você S/A, de dezembro de 2003. Pág, 57). Alguém que sabe apenas um pouco sobre todas as coisas não tem exatamente o perfil de um líder eficaz (TOBIAS, Randall apud Você S. A, de julho de 2004. Pág. 47). Lidere, siga ou saia do caminho (TURNER, Ted apud Revista Exame, de janeiro de 1999. Pág. 109). O chefe gosta do profissional médio, medíocre. O líder gosta do talento que dialoga, que questiona (CABRERA, Luís Carlos de Queirós apud Revista Você S.A, de julho de 2004. Pág. 51). Você lidera as mudanças ou fica atrás dos concorrentes? Lembre-se: o líder estabelece o ritmo. Para liderar, pense em como causar a descontinuidade na concorrência e aumente as margens de sua empresa. Estabeleça um cronograma para impulsionar sua empresa. Como ela, será em cinco anos (D’AVENI, Richard apud Revista Você S.A, de julho de 2004. Pág. 52). Um bom líder não apenas reconhece as boas ideias, mas também assume riscos por seu time (DINIZ Arthur in Revista Você S.A., de fevereiro de 2005. Pág. 41). Liderança é construir confiança. É um caminho cheio de dificuldades. Um líder não surge se não as supera. As empresas têm de ser eternas e o líder tem que dar a sua contribuição para que isso aconteça (ANTONIO, Firmin in Revista Você S.A., de dezembro de 2003. Pág. 48). Como fazer coisas difíceis e manter a motivação em alta? Esse é o desafio do líder por excelência (GHOSNY, Carlos in Revista Você S/A, de dezembro de 2003. Pág, 57).

           Selecionei estas 12 frases sobre o líder para que cada um tire suas próprias conclusões. É um tema muito rico, que dá margem a diferentes interpretações.

2 de setembro de 31 a.C., Batalha de Actium: o largo da costa oeste da Grécia, forças de Otaviano derrotaram as esquadras de Marco Antônio e Cleópatra. Em 2 de setembro de 1752, foi a última vez que o Calendário Juliano foi usado na Inglaterra e suas colônias. Em 2 de setembro de 1810, nasceu o diplomata e professor brasileiro Joaquim Caetano. Em 2 de setembro de 1961, nasceu ator brasileiro Oscar Magrini. Em 2 de setembro de 1973, morreu o linguista e escritor britânico de origem sul-africana, autor de O Senhor dos Anéis J. R. R. Tolkien. Em 2 de setembro de 2001, morreu o cirurgião sul-africano Christiaan Barnard. Hoje é comemorado o Dia do Metodismo no Rio de Janeiro.

Fiz palavras cruzadas e sudoku.

Li a Revista Quem Acontece, datada de 06-09-2013, que trouxe como principal matéria de capa: “Exclusivo. O furacão Tatá Werneck”. Sucesso na TV como a Valdirene de Amor à Vida, a atriz conta que já vendeu cosméticos de porta em porta e que até pensou em desiatirbda profissão.


Até amanhã meus fiéis seguidores!                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário