segunda-feira, 30 de setembro de 2013

29 de setembro de 2013 (domingo)

          Anteriormente, eu havia tido sonhos com bons prognósticos. Não é que tive acontecimentos muito bons de 29 de agosto a 24 de setembro. No entanto, hoje também acordei muito tonta, ao ponto de não conseguir me levantar. Não sei qual é a causa. Só eu beber água que tenho vômitos. Joana ia à praia e não queria me deixar só. Ou então ela não iria à praia. Resolvemos que eu iria assim mesmo. Talvez melhorasse, porque ontem durante o dia melhorei. Levei umas torrads para eu ir comendo no carro. Assim eu fiz, comendo aos pouquinhos, dando pequenas mordidas. Deu certo. Não vomitei. Continuei tonta. Fui amparada o tempo todo na praia. Fui uma vez até a água. Mesmo amparada não consegui ficar, porque o mundo rodava. Na vola, já melhor fomos almoçar na casa de Ajurimar. Além dela, lá estavam Zeinho, Diogo, Elvira e Rogério e nós (Thiago, Joana e eu). O bacalhau estava gostoso. À noite, Thiago encomendou uma pizza qe eu não quis comê-la.

Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: “ A maior história de todos os tempos: a própria vida” . O capítulo Um Prato de Comida foi escrito em 1964:


UM PRATO DE COMIDA


                Tio Henrique tinha lindos olhos azuis, seu cabelo claro fazia uma onda na frente da testa. Era cabo da Aeronáutica. Ele ficava tão bonito naquela farda. Eu, pelo menos, achava.

         Um belo dia, justo no dia do seu casamento ele não compareceu na igreja. Nunca disse porque deixou a noiva lá plantada. Ele se entregou ao mundo e à bebida. Foi preso e expulso da Aeronáutica.

         Ele era desenhista. Deixou de desenhar. Nunca mais trabalhou. Ficou entregue à bebida. Entrava em coma alcoólico. Ficava caído pelas calçadas. Dormia em bancos da praça.

         Até que sofreu um derrame. Dizem que ele havia acabado de almoçar, tomara um banho e deu o derrame. Ele caiu, embolou a língua e ficou com sequela.

         Mas continuava na mendicância, pedindo cachaça a um e outro. Ele era conhecido nos bolichos (*) de Campo Grande. Uns gostavam, ficavam com pena e davam cachaça: uma boa pinga! Outros o escorraçavam.

         Quando ele não conseguia comida na rua, ele ia lá em casa pedir comida. Minha mãe estava proibida de oferecer-lhe um prato de comida. Se ela o fizesse, ela levaria uma surra.

         “Uma boquinha. Um cadinho de nada!” Implorava meu tio. Mas meu pai era irredutível. Creio que não fosse por maldade.  Ele apenas queria impor limites ao meu tio.

         Certa vez minha mãe deu comida ao meu tio.  Papai soube e criou o maior barraco.  “Eu não dei ordem? Ordem minha é para ser cumprida. Se você me desobedecer uma vez mais, você vai ver do que sou capaz”.

          Isso tudo aconteceu com o próprio irmão e com a mãe de seus filhos.

            A frase do dia: :Sete anos é um tempo curto para mudar a consciência das pessoas, moldada há séculos por uma sociedade machista e patriarcal, que vê a mulher como objeto(LISBOA, Márcia, juíza juíza titular da a. Varade Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher in Jornal A Tarde).

A juíza comenta sobre a Lei Maria da Penha, que está em vigor há sete anos, que acumula xerca de 700 mil procedimentos judiciais – atendimentos, medidas de proteção e prisões – contra agressores de mulheres em todo o Brasil, de acordo com levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

          29 de setembro de 1941, Holocausto em Kiev: Einsatzgruppen C alemão começou o massacre de Babi Yar. Pelo menos 33771 judeus de Kiev e seus subúrbios foram mortos na ravina de  Babi Yar. Em 29 de setembro de 2010, descoberta de Glise 581 g, um planeta extra-solar potencialmente habitável, orbitando a estrela anã vermelha Gleise 581,que dista 20 anos-luz do Sistema Solar. Em 29 de setembro de 1927, nasceu o bicampeão brasileiro no salto triplo Adhemar Ferreira da Silva. Em 29 de setembro 1927, nasceu o jornalista e apresentador brasileiro Cid Moreira. Em 29 de setembro de 2012, morreu a cantora, atriz e apresentadora brasileira Hebe Camargo. Em 29 de setembro de 2013, morreu o ator brasileiro Cláudio Cavalcanti.

Uma boa notícia que deu no jornal A Tarde, de 29 de setembro de 2013, domingo: “Empregos – Estudo mostra áreas promissoras da economia criativa”. Um dos mantras do empreendedorismo diz que “a criatividade é a alma de qualquer negócio”. E é em áreas como música, artes cênicas, turismo, arttesanato, gastronomia e outras que fazem parte da economia criativa que essa mantra mais condiz com a realidade. Nos últimos anos, tais empreendimentos passaram a corresponder também às áreas de arquitetura, publicidade, jogos eletrônicos e negócios digitais.

Uma notícia ruim que deu no jornal A Tarde, de 29 de setembro de 2013, domingodo: “Bom Jesus da Lapa – Bandidos abrem celas com chave artesanal e fogem da cadeia”.

Li no Jornal A Tarde, de 29 de setembro de 2013, 5ª. feira, que trouxe a seguinte manchete: “Viagens Preço das passagens aéreas aumenta até 570% no final do ano”. O preço das passagens aéreas para o Natal e o Réveillon está até 570% mais alto no trecho entre Salvador e São Paulo, comparando-se com o que é cobrado um mês antes. A situação é semelhante em roteiros como Rio de Janeiro e Fortaleza.

Uma boa notícia que deu no jornal Folha de S.Paulo, de 21 de setembro de 2013, domingo:Estágios e Trainees – Ajudando a construir carreiras”. Programas oferecidos pelas empresas permitem o aprendizado e o desenvolvimento das competências necessárias para alcançar posições de liderança.

Uma notícia ruim que deu no jornal Folha de S.Paulo, de 21 de setembro de 2013, domingo::Cotidiano – Para cortar custos em voos, TAM desliga ar-condicionado e serve comida fria”.

Li o jornal Folha de S.Paulo, de 21 de setembro de 2013, domingo, que trouxe como manchete de capa:Cabos eleitorais de Dilma dizem ter recebido ‘por fora’ em 2010”. Cabos eleitorais de campanha de Dilma Roussef em 2010 que aparecem em documentos da Justiça Eleitoral como voluntários no segundo turno das eleições afirmam ter sido pgos pelo trabalho. Foram localizadas 12 pessoas nessas condições em Mato Grosso e no Piauí.

Fiz palavras cruzadas e sudoku.

Até amanhã meus fiéis seguidores!

                       
OBS.: Bolichos eram armazéns de secos e molhados naquele Mato Grosso dos anos 50 e 60.

Nenhum comentário:

Postar um comentário