domingo, 22 de setembro de 2013

21 de setembro de 2013 (sábado)

           Fui à Academia e à tarde fui à Farmácia Popular apanhar o Maleato de Enalapril, remédio para pressão, que o governe fornece gratuitamente, mas tenho que apresentar a receita médica e a identidade. É um processo ligeiramente burocrático. Hoje almocei o sanduíche Subway e jantei o temaqui (japonês).

         Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: “ A maior história de todos os tempos: a própria vida” . O capítulo Outros Voos foi escrito em 2101:

                                                     Outros Voos

            Fui para o Rio de Janeiro. Terra realmente maravilhosa. Vivi os melhores anos de minha vida. Fiquei nove anos sem estudar.  Precisava formar meus irmãos. Papai já separado de minha mãe não ajudava nas despesas. Eu assumi a casa com cinco pessoas. Trabalhei muito. Fiz teste e com uma semana de Rio de Janeiro já estava trabalhando na Secretaria de Administração da Fábrica de Tecidos Bangu.

Depois que meu irmão se formou em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Administração Pública, pela Fundação Getúlio Vargas, fiz vestibular para Jornalismo na UFRJ. Passei, mas não pude cursar. Tive que trabalhar. Muitos anos depois fiz Vestibular na UFBA, também para Jornalismo. De 1966 até 1986 são vinte anos!  Novamente passei. Novamente não pude concluir.

 Em 1960 fiz vestibular para Economia – o único curso noturno. Nesta época havia saído de Bangu e ido morar em Copacabana. Já na Faculdade Cândido Mendes, cursando o 2o. Ano, eu vi um cartaz em que o Banco Nacional buscava estagiários para a Gerência. Fiz o concurso. Foram 2.500 candidatos (em torno disso). Passamos apenas 25. Fiquei estagiária durante seis meses e fui guindada ao cargo de Gerente da Agência Barata Ribeiro, em Copacabana. Era engraçado como existia o preconceito contra a mulher-gerente.

O Banco Nacional foi o primeiro Banco a admitir gerente feminina no Rio de Janeiro, talvez no Brasil. O preconceito era tão grande que certos senhores saíam sem falar comigo. Olhavam, faziam meia-volta e iam embora. Eu era magrinha, bastante jovem, aparentando menos que a idade que tinha. Eles ficavam constrangidos de expor suas mazelas financeiras a uma jovem.

Outros clientes gostavam tanto da ideia, que só abriam conta no Nacional para ter uma gerente feminina. Diga-se de passagem, muito mais delicada que certos homens. Trabalhei muito, fiz muitas visitas. Naquela época, – década de 60/70 ainda não existia computador nas agências.  Isso só veio acontecer nos meados da década de 70.  Ainda eram computadores grandes, do tamanho de uma sala ou até de uma casa.
Depois saí do Banco. Engravidei. Estava no último ano da Faculdade. Colei grau com uma barriga de 9 meses, aos 30 anos, no dia 3 de janeiro de 1974 e no dia 26 nasceu, de cesariana, meu filho João Gilberto Vieira de Rezende Magalhães. Hoje ele trabalha em Informática (com computadores pequenos, claro!), na Unitech, em Salvador.

João Gilberto é carioca do Leblon. Estudou o Curso Infantil no Colégio Nenequita. Aos cinco anos enfrentou o seu primeiro concurso. Eram 900 candidatos para 50 vagas.  Qual não foi minha alegria ao ver seu nome dentre os classificados.  Era o Colégio Santo Inácio. O Colégio de ministros e até de presidente.

Em 1975 cursei a Faculdade Niteroiense Plínio Leite, de Formação de Professores. Especializei-me em Professor do 2o. Grau, para poder trabalhar com adolescentes e adultos. Dei aula no Colégio Brasileiro de Almeida (da mãe de Tom Jobim, hoje Faculdade da Cidade); no Colégio Fontainha (já não existe), também em Ipanema, no Instituto Santa Roza (centro do Rio de Janeiro), Curso Fatorial no Méier e Colégio São José, em Niterói. No ano seguinte fiz Pós-Graduação em Planejamento Econômico-Financeiro, na UFRJ.

Em 1984 vim para Salvador. Passei num concurso nacional promovido pelo Banco Econômico e cheguei a Coordenadora do Departamento de Comunicação e Normas. Meu filho, então com 10 anos, entrou direto no Colégio Antônio Vieira, sem teste, porque vinha de um colégio jesuíta. Lá estudou oito anos, sem nunca ter tirado uma nota vermelha. Passou, em seguida, no vestibular da UFBA, em Informática.

Nesse ínterim, já com 41 anos, engravidei de novo. Pensei que estivesse na menopausa. Estava grávida. Joana nasceu no dia 25 de novembro de 1984. Ela, no momento, está estudando nos Estados Unidos. Deve retornar ao Brasil no dia 01 de julho deste ano. Continuará seus estudos de 2o. Ano do Ensino Médio.  Está com 16 anos.  É linda!

Joana nasceu na Garibaldi, no Hospital Professor Jorge Valente, em Salvador. Tenho um filho carioca e uma filha soteropolitana. Ela estudou Maternalzinho na Escola Três Pastorinhos, o Curso Infantil e o Fundamental até o 4o. Ano no Instituto Nossa Senhora da Assunção, nos Barris, e, a partir da 5a. série, estuda no Colégio Mendel. Terminou  curso de inglês no FISK e está fazendo intercâmbio na cidade de Dracut, em Massachussets, próximo do Canadá.

Aqui em Salvador fiz o Curso de Pós-Graduação em Organização, Sistemas e Métodos, no CETEAD, da Faculdade de Administração, da UFBA.  Depois fiz Pós-Graduação em Contabilidade, igualmente da UFBA, faltando um mês para eu concluí-lo. Não o fiz.  Hoje estou no 7o. semestre do Curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação da Bahia, FEBA.

         A frase do dia: As mulheres precisam de uma razão para fazer sexo. Os homens precisam apenas de um lugar (CRYSTAL, Billy apud Revista Cláudia, de setembro de 2004. Pág. 182).

            Isto quer dizer que os homens são práticos e objetivos. As mulheres são mais racionis e românticas.

          21 de setembro de 1778, Fundação da cidade de Cormbá, em Mato Grosso do Sul. Em 21 de setembro de 1893, é dirigido, pela primeira vez, um automóvel movido a gasolina. Em 21 de setembro de 1975, nasceu o ex-pugilista Popó – Acelino Freitas. Em 21 de setembro de 1976, nasceu a atriz brasileira Danieli Suzuki. Em 21 de setembro de 1860, morreu o filósofo alemão Arthur Schopenhauer. Em 21 de setembro de 1942, morreu o primeiro-ministro do Trabalho do Brasil Lindolfo Collor. Hoje é comemorado o Dia da Árvore, Dia da Tia, Dia do Radialista, Dia Mundial da Doença de Alzheimer e Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

Uma boa notícia que deu no jornal A Tarde, de 21 de setembro de 2013, sábado:Imobiário – Comprar lote para construir casa reduz custos em até 50%”. Comprar lote para construir o imóvel de seus sonhos pode reduzir os custos da casa própria em até 50%. A afirmação é de especialistas do mercado imobiliário, que levam em consideração os valres das unidades prontas.

Uma notícia ruim que deu no jornal A Tarde, de 21 de setembro de 2013, sábado: “Saúde – Cremeb só autoriza 29 dos 59 médicos estrangeiros a atuarem no estado”. O Conselho Estadual de Medicina da Bahia (Cremeb-BA) só autorizou que 29 dos 59 médicos estrangeiros selecionados pelo governo federal comecem a atuar no estado a partir de segunda-feira. O conselho exige sete documentos diferentes, mas o Ministério da Saúde diz que só cinco estão previstos por lei. Os liberados apresentaram parte da documentação e trabalharão com autorização provisória por 5 dias.

Li no Jornal A Tarde, de 21 de setembro de 2013, sábado, que trouxe a seguinte manchete: Educaçao – Nova universidade federal vai oferecer 9 mil vagas em 2014”. A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) foi fundada ontem em Itabuna. A instituição começará a funcionar no 2º. Semesrte de 2014, oferecedo inicialmente 9 mil vagas. Também serão criados campi em Porto Seguro e Teixeira de Freitas. Até 2020, as unidades atenderão 18 mil estudantes, que terão acesso via Enem ou por uma rede de colégios universitários.

Fiz palavras cruzadas e sudoku.

Uma boa notícia que deu no jornal Folha de S.Paulo, de 21 de setembro de 2013, sábado:China faz investida para garantir energia com o pré-sal brasileiro”. Mercado prevê que chineses jogarão pesado para assegurar fornecimento de combustível no futuro.

Uma notícia ruim que deu no jornal Folha de S.Paulo, de 21 de setembro de 2013, sábado:Procurador impõe barreira à criação de partido de Marina”. A Procuradoria-Geral Eleitoral emitiu ontem parecer sobre o regisyro da Rede Sustentabilidade em que impõe barreiras à criação do partdo, que corre contra o tempo para disputar a eleição de 2014. No texto, o subprocurador-geral Eleitoral, Eugênio Aragão, diz que a sigla que a ex-senadora Marina Silva pretende fundar para concorrer à Presidência da República “ainda não demonstrou caráter nacional” exigido pela lei, por ter apresentado menos assinaturas de apoio que o determinado na legislação.

Li o jornal Folha de S.Paulo, de 21 de setembro de 2013, sábado, que trouxe como manchete de capa:Órgão médico recua e pede registro para estrangeios”. Sob ameaçs de ações judiciais contra dirigentes da classe médica, o Conselho Federal de Medicina passou a orientar os conselhos regionas a emitirem registros provisórios para profissinais formados fora do país no programa Mais Médicos.

Li a Revista Nova Escola, de setembro de 2013, trouxe como manchete de capa: “A curiosidade na aula de Ciências”. Como levar a turma a entender o mundo que os cerca.

          Acabei de ler o livro “A Matemática na Formação de Professores dos Anos Iniciais: um olhar para além da Aritmética”. É um livro interessante para pais de crianças pequenas e professores. A criança antes de aprender a ler já pode ter noções de Geometria (espaço e forma), de grandezas e medidas: pequeno, grande; baixo, alto; largo, estreito; curto, comprido; magro, gordo; direito, equerdo; reduzir, ampliar; palmo e pé; passo e passo duplo; polegada e centímetro; jarda e braça.... Já na terceira unidade trata das frações (grandezas contínuas e grandezas discretas); fração não é dois números, um em cima do outro; frações utilizando barras de chocolates: ideia de meio, inteiro, 1/4, 1/8; frações utilizando tiras de papel. Na educação infantil, antes da criança dominar os nomes ou os signos numéricos precisam associar os números naturais por meio de situações do dia a dia.

Até amanhã meus fiéis seguidores!


Nenhum comentário:

Postar um comentário