terça-feira, 24 de setembro de 2013

23 de setembro de 2013 (2a. feira)

Fui à Academia. Dei aula. Li o jornal e a revista. Vi televisão. Fiz palavras cruzadas e sudoku. Ainda tive temp de vir para o computador.

         Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: “ A maior história de todos os tempos: a própria vida” . Deixei de publicar dois capítulos que se referem à minh vida funcional. O capítulo Saúde foi escrito em 2301:

                                                            Travessuras

            Fui uma criança muito chorona. Talvez até por causa da amigdalite. Quando tinha um aninho e pouco, enfiei na goela de meu irmão – então com dois meses de idade – aipim.  Coloquei tanto aipim que ele ficou roxo. Minha mãe me viu muito quietinha, quando se deparou com o quadro: meu irmãozinho entupido de aipim.  Teve de levá-lo correndo ao médico. Era um bebê de apenas dois meses.
            Com cinco anos, fiz algo parecido com o mesmo irmão, então com quatro anos. Coloquei em suas narinas a flor Maravilha. Esta florzinha nascia espontaneamente no quintal. Tinha muita flor. Teve, o meu irmão, novamente de ser levado às pressas ao médico.

            Aos 15 anos, na edição especial, do principal jornal da cidade, saiu publicada uma crônica minha Queria ser criança novamente. Eles tiraram de um jornalzinho do Colégio A Penna. Publiquei sem pretensão nenhuma. Fui ao jornal Correio do Estado tomar satisfações por eles terem divulgado uma crônica minha sem me consultarem.
            Parecia piada. Em vez d’eu me sentir lisonjeada pelo o ocorrido, achei ruim.  Depois de uma longa conversa com J. Barbosa Rodrigues, fui contratada para escrever diariamente em seu jornal.
            Aos 18 anos estava noiva. Adorava meu noivo, mas ele não queria que eu continuasse a estudar. Para continuar, eu teria que sair de Campo Grande/MT, pois lá ainda não existia Faculdade. Num belo dia, há 10 dias do casamento, resolvi terminar tudo. Devolvi todos os presentes.

            Fui para o Rio de Janeiro. Lá estudei, me graduei em Ciências Econômicas, fui economista por longos anos, em multinacionais, e sobrevivi. Até que um belo dia, achei que estava bom demais. Sair do emprego quando se está bem é a senha. Eu deveria alçar novos vôos. Fiz um concurso para trabalhar no Banco Econômico. Só que seria para trabalhar em Salvador, ganhando dois terços do que eu ganhava.

            Na mesma época, tive uma proposta para trabalhar na Tunísia, mas estourou uma guerrilha por lá e desisti. Eu tinha um filho pequeno para criar. Vim para Salvador para ficar dois anos. Fiquei até hoje. Tem quase 17 anos. Em 1998, me deu na louca e fiz, no último dia de inscrição, o Vestibular para a Faculdade de Educação.

            Era mais um desafio para mim.  Tinha dificuldade em escrever porque já não tinha coordenação motora e, assim mesmo enfrentei o Vestibular. Passei. Só que não fui buscar o resultado. Fui para o Rio de Janeiro. Quando retornei o período de matrículas havia se encerrado. Tive que ficar para a chamada da 2a. lista. Uma humilhação – que levei na esportiva, – porque eu havia sido aprovada em 14o. lugar. E hoje não me aborreço mais. Se for possível, é. Se não, não.

 E o resto de minha história todos a conhecem.

           A frase do dia: “Não é preciso ter olhos abertos para ver o sol, nem é preciso ter ouvidos afiados para ouvir o trovão. Para ser vitorioso você precisa ver o que não está visível” (TZU, Sun, filósofo chinês apud Jornal A Tarde, Caderno 2, de 23-09-13. Pág. 2).

            Só alguém que transgrediu a normalidade, conseguiu ser alguém. Newton, Einstein, Fernando Pessoa, Cecília Meirelles, Castro Alves, Ruy Barbosa, Irmã Dulce, Madre Teresa de Calcutá, Joana d’Arc, Getúlio Vargas, Imperador D. Pedro II e tantos outros trnsgrediram a realidade da época.
           
          23 de setembro de 1642, primeiro curso de graduação da Uniersidade de Harvard. Em 23 de setembro de 1909, o 7º. Presidente do Brasil Nilo Peçanha criou os Liceus de Artes e Ofícios. Em 23 de setembro de 63 a.C., nasceu o primeiro Imperador Romano César Augusto. Em 23 de setembro de 1904, nasceu a atriz e diretora Gilda de Abreu. Em 23 de setembro de 1870, morreu o arqueólogo e escritor francês Prosper Merimée. Em 23 de setembro de 1939, morreu o psiquiatra austríaco, fundador da Psicanálise Sigmund Freud. Hoje é comemorado o Dia da Celebração Bissexual, Dia da Ikebana Sanguetsu, Dia do Soldador e Dia do Técnico Industrial.

Uma boa notícia que deu no jornal A Tarde, de 23 de setembro de 2013, 2a. feira:Moeda – Dólar baixa e favorece intercâmbio para o exterior”. A queda do dólar registrada desde a semana passada favorece interrados em participar de programas de intercâmbio de trabalho e estudos no exterior.

Uma notícia ruim que deu no jornal A Tarde, de 23 de setembro de 2013, 2a. feira: “Interior – Situação fiscal é ruim em 330 cidades baianas”. Dados do Índice Firjan de Gestão Fiscal (NIFGF 2013) apontam que 330 das 361 cidades baianas valente analisadas estão em situação fiscal classificada como “difícil ou crítica”. O indicador analisa a maneira como os tributos pagos pela sociedade são administrados pelas prefeituras.

Li no Jornal A Tarde, de 23 de setembro de 2013, 2a. feira, que trouxe a seguinte manchete: Urbanismo – Projeto propõe que prefeitura tome imóveis abadondos”. De acordo com o autor do projeto, a arrecadação pode acontecer por dois fatores: quando o imóvel está com os tributos atrasados ou não cumpre a função sócia.

Li a Revista Quem, de 20 de setembro de 2013, que trouxe como manchete principal de capa: “Juliana Paes brilha no Rock in Rio”. Atriz vai para a balada pela primeira vez após o nascimento do segundo filho e esbanja alegria em duas animadas noites do maior festival de música do mundo.Trouxe, também, como matéria de capa: “Malvino Salvador”. Após o término com Sophie Charlotte, o ator beija loira no camarote vip e a “A curtição de casais famosos como Angélica e Huck, Sabrina e João Vicente, e Paolla e Joaquim.

Até amanhã meus fiéis seguidores!


Nenhum comentário:

Postar um comentário