sábado, 28 de setembro de 2013

27 de setembro de 2013 (6a. feira)


          Dei aula. Li o jornal e comecei a ler a revista Época. Vi televisão. Fiz palavras cruzadas e sudoku. Vim  para o computador. Eu me arrumei e fui para o Bradesco. Toc... toc... toc... Lá fui eu! Me esqueci que os bancos estavam em greve. Bati com o nariz na porta, embora os caixas eletrônicos estivessem funcionando eu não poderia falar com a gerente. Ela não estava lá. Botei ‘a viola dentro do saco’. Aí voltei, claro! Toc... toc... toc...

 Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: “ A maior história de todos os tempos: a própria vida” . O capítulo A Melancia  foi escrito recentemente:

                              A MELANCIA

         Grande. Vermelha. Suculenta. Apetitosa. E os olhinhos da Vera brilhavam de ganância em comer a melancia. Primeiro teria que almoçar. E ela não queria. Quando sentávamos à mesa tínhamos de comer (menos mamãe; nunca a vi sentar-se à mesa conosco. Parecia uma escrava só servindo, servindo). Almoçamos todos, finalmente.

         Chegou a hora da sobremesa. Mas só à Vera foi ‘permitido’ comê-la. Alegre e satisfeita ela começou a comer a melancia; comeu até não querer mais. Qual não foi o nosso espanto quando papai fê-la comer mais. E mais. E mais. E mais. E ela não aguentava mais. Começou a chorar. Ela deveria ter uns 6 ou 7 anos. “Isso é para você aprender”, dizia meu pai sorrindo entre dentes. Mamãe interferiu: “Para, Sidney! Você não vê que a menina já comeu o bastante?”

         “Calha essa boca, mulher, senão vai sobrar pra você”. E a menina começou a vomitar, mas teve de comer a melancia toda. Não me lembro se estava inteira, se era meia ou um bom pedaço! Mas que foi uma atitude selvagem e ruim de meu pai, lá isso foi! Na cabeça dele, ele estava “educando”. Vera teve sorte que não levou uma surra, porque quando ele batia às vezes a criança desmaiava. Nós, as meninas nunca levamos uma surra dessas.

           A frase do dia: “Onde quer que você esteja, é o ponto de partida” (KABIR, poeta indiano apud Jornal A Tarde, Caderno 2, de 27-09-2013. Pág. 2).

            Para tudo que se quiser, não importa onde quer que estejamos, é possível se tomar uma decisão. Haja visto, no caso dos presidiários que, de dentro dos presídios, comandam ordens para os delinquentes que estão fora do presídio. Isto também acontece com o corpo corporativo. Um executivo pode decidir algo para a sua empresa mesmo estando em outra cidade.

         27 de setembro de 1290, um terremoto na Província de Hebei no Golfo de Chili, na China, matou cerca de 100 000 pessoas. Em 27 de setembro de 1825, inauguração da primeira linnha férrea do mundo. Em 27 de setembro de 1964, nasceu a ex-jogadora brasileira de vôlei Vera Mossa. Em 27 de setembro de 1971, nasceu o ator brasileiro Caco Ciocler. Em 27 de setembro 295, morreram os irmãos gêmeos, de origem árabe, martirizados na época de Diocleciano. Em 27 de setembro de 2005, morreu o comediante e ator brasileiro Ronald Golias. Hoje é comemorado o Dia da Doação de Órgãos, Dia do Cantor, Dia do Turismo e do Turismólogo, Dia de São Cosme e Damião.

            Uma boa notícia que deu no jornal A Tarde, de 27 de setembro de 2013, 6a. feira:Justiça – STF e TJ-BA mandam pagar perdas da URV a servidores”. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu estender o benefício do pagamento das perdas salariais geradas pela conversão da URV a todos os servidores públicos do País. O Supremo entendeu que estados e municípios deveriam ter corrigido os salários quando a moeda mudou de Cruzeiro Real para URV.

            Uma notícia ruim que deu no jornal A Tarde, de 27 de setembro de 2013, 6a. feirado: “Segurança – Presídios do sul baiano são palco de incidentes e irregularidades”. Com capacidade para abrigar 180 internos, mas com população de 388 presos, o Presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus (a 467km de Salvador), virou alvo de sindicância esta semana, após A Tarde denunciar, anteontem, que os internos estariam utilizando a rede social Facebook para se comunicar, fazer apologia às drogas e ameaçar pessoas.

            Li no Jornal A Tarde, de 27 de setembro de 2013, 6ª. feira, que trouxe a seguinte manchete: “Trabalho – Crise na construção civil eleva taxa de desemprego”. A retração do setor de construção civil é apontada como principal responsável pelo aumento do desemprego em Salvador e região metropolitanal, segundo a Pesquisa Mensal do Emprego (PME) divulgada pelo IBGE. Em um ano, a construção civil perdeu 27 mil postos de trabalho na RMS, uma redução de 14% no volume total. De acordo com o IBGE, a taxa de desemprego atingiu, em agosto, 9,4% da população economicamente ativamente, a maior entre as seis regiões pesquisadas. É a primeira vez em dez anos que a RMS registra aumento na taxa de desemprego em agosto. As outras cinco regiões apresentaram o menor índice de desemprego no período, desde o início da pesquis, com média de 5,3%.

Li na Revista Época, de 23 de setembro de 2013, que trouxe a seguinte manchete em sua capa: “Inovações que mudaram o mundo”. Lista (do verbo listar) as 800 inovações que mudaram o mundo (transporte, comunicação, internet, política, guerra, esporte, espaço, meio ambiente, Apple, corpoação tecnologia, ciêcia, dinheiro, pensamento, design, moda, beleza, trabalho, casa, saúde, literatura, música, cinema, arte, humor, linguagem, jogos, lazer, família, amor e sexo). Dentro dessas áreas é qe foram listadas e comentadas as 800 inovações.

Até amanhã meus fiéis seguidores!
                      


Nenhum comentário:

Postar um comentário