terça-feira, 3 de setembro de 2013

31 de agosto de 2013 (sábado)

       Hoje é um dia muito especial, apesar da chuva intermitente que teima em cair. Às 9 horas – hora da missa de Ação de Graças que pedi para rezar – chovia tanto, tanto... que nos molhávamos ao sair do carro para ir até à igreja. Era um trecho pequeno, mas suficiente para molhar. Estavam lá na Igreja 35 pessoas, representadas por Ajurimar, Alda, Alexandre, Álvaro, Amanaara, Andressa, Carol Neiva, Cesar, Claudius, Fábio, Fernanda, Gabriel, Gabriela, Gertrudes, Ian, João Fernando, João Gabriel, João Gilberto, José Carlos (Zeinho), José Orandil, Laíse Carmen, Liana, Lígia, Luciane, Luciene, Marco Antônio, Neide, Renato, Rildo, Suzana, Tânia, Thatyane, Txai, Vera e Verônica. As outras pessoas chegaram antes; Laíse e José Orandil e Renato, afora outros frequentadores da Igreja. Eu me emocionei na hora da entrada com meus filhos, nora, genro e neto (o outro neto, João Gabriel, dormiu). Foi indescritível a sensação de poder! Como consegui juntar tanta gente para assistir a uma missa, num sábado bastante chuvoso? Fiquei emocionada porque eu não esperava tanto carinho! Dia cheio de emoções de rever a família depois de tanto tempo. Da. Neide foi a escolhida, de súbito, como Comentarista da missa, no que se houve muito bem. César fez a 1a. Leitura – Ts 4,9-11: Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses. Alda leu o Salmo SI 97 (98). João Gilberto, Joana, Vera, Fernanda e Renato leram, cada um, parte da Oração da Assembleia. Depois teve a Procissão das Ofertas. Uma coisa linda! João Fernando portou um ramo de trigo, João Gilberto as uvas, Joana a patena, Thiago a ambula e Andressa as galhetas. No final, meu neto João Fernando ofereceu flores (lindas rosas vermelhas) em nome da família. Vera e alguns convidados perceberam a presença de mamãe e de papai durante a missa. O padre pediu que todos cantassem Parabéns Pra Você e me abraçassem. Terminada a missa, já não chovia. Diz a lenda que chuva traz bons augúrios. Que seja!
                                                                     
            Todos rumaram para casa (menos da. Gertrudes – do alto de seus 94 anos ), Gabriel, seu neto e Amanaara, sua noiva).
      
           Ajurimar foi incansável na organização da missa e da festa em si. Devo deixar o registro de que minha filha, Joana, organizou a decoração, o recebimento das mesas e cadeiras, toalhas e doces, a distribuição dos doces na mesa, buscou os pãezinhos delícia, salgados, doces e bolo, tanto em Pernambués como na Boca do Rio. Meu genro, Thiago, cuidou das bebidas. O pessoal da moqueca demorou um pouco a chegar enquanto os convidados se deliciavam com os salgados expostos na mesa e servidos pelos garçons. A bebida começou a girar. Ufa! Até que enfim, o pessoal responsável pela moqueca chegou: Selma, a responsável, três baianas e a fritadeira dos acarajés. Em seguida, as baianas começaram a girar pelo salão distribuindo os acarajés e abarás. Dos que não conheciam estas iguarias, uns amaram-nas, outros detestaram-nas! Principalmente, os abarás. Agora a moqueca começou a ser servida. Foi uma delícia. Todos que podiam degustá-la, gostaram muito; porém, quem não podia comer, serviu-se da lasanha que também não reclamou. Agora a moqueca começou a ser servida. Foi uma delícia. Todos que podiam degustá-la, gostaram muito; porém, quem não podia comer, serviu-se da lasanha que também não reclamou. No meio da tarde eis que surpresa agradável: Dora Oikonomopoulou me mandou um lindíssimo arranjo de flores (lírios brancos). De Atenas, Grécia, ela providenciou que isto chegasse às minhas mãos em Salvador, Bahia, Brasil! Fiquei encantada, extasiada! Aguenta coração...
Foi
            Foram convidadas 120 pessoas: 84 confirmaram, 67 compareceram. Outros ignoraram totalmente. Alguns poucos justificaram a ausência. Os que não foram à missa e somente ao almoço foi Adilson (marido de Dejanete), Alba, Anselmo, Arlene, Carol e Camilla (filhas de Alda) e respectivos namorados, Célia Pinheiro, Fátima Coelho, Françoise, Gessy, Gibson, Guilherme, Helena, José Alexandre, Humberto (marido de Arlene), Lorena (amiga de Joana), Lorena (filha de Helena), Milena (amiga de Joana), Milena (neta de Arlene), Nalon, Raimunda, Robson, Rosana, Sônia, Suzana.      
        
           A frase do dia: Tudo que vos tenho a oferecer é sangue, labuta, suor e lágrimas (Ao assumir o cargo de primeiro-ministro britânico, em 1940, em plena escalada alemã na frente ocidental. CHURCHILL, Winston apud Jornal A Tarde, Caderno 2, de 01-01-03. Pág. 1)..

            31 de agosto de 1763, transferência da capital do Vice-Reino do Brasil de Salvador para o Rio de Janeiro. Em 31 de agosto de 1951, surgiu o primeiro long play (LP), apresentado pela empresa alemã Deutsche Grammophon. Em 31 de agosto de 12, nasceu o imperador de Roma Calígula. Em 31 de agosto de 1923, nasceu a cantora e  atriz brasileira Emilinha Borba. Em 31 de agosto de 1997, morreu Diane, Princesa de Gales, primeira esposa de Charles, príncipe de Gales, herdeiro da monarquia britânica. Em 31 de agosto de 1997, morreu Dodi AlFayed, produtor cinematográfico e empresário egípcio; mantinha um relacionamento com Diane, princesa de Gales.Hoje é comemorado o Dia do Nutricionista.

Uma boa notícia que deu no Jornal Folha de São Paulo, de 31 de agosto de 2013, sábado: “Cidade que demitir será excluída do Mais Médicos, diz Padilha. O ministro Alexandre Padilha (Saúde) disse que prefeituras que demitirem médicos para contratar profissionais do Mais Médicos serão excluídas do programa.

Uma notícia ruim que deu no jornal A Folha de São Paulo, de 31 de agosto de 2013, sábado: “Israel deixa ‘Domo de Ferro’ de prontidão”. As Forças de Defesa de Israel reposicionaram, ontem, o sistema de defesa Domo de Ferro, de interceptação de mísseis. Com a expectativa de conflito na Síria, o país se prepara para a eventualidade de uma retaliação aérea.
                                  
Li o Jornal Folha de São Paulo, de 31 de agosto de 2013, sábado, que trouxe como manchete na capa: “Economia surpreende e cresce 1,5%”. A economia brasileira cresceu 1,5% no segundo trimestre deste ano e superou as expectativas mais otimistas do mercado e do governo. As previsões indicavam expansão entre 0,8% e 1%. Foi o maior crescimento registrado no governo Dilma.

Fiz palavras cruzadas e sudoku.


Até amanhã meus fiéis seguidores!                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário