terça-feira, 1 de outubro de 2013

30 de setembro de 2013 (2a. feira)

        Hoje, também, acordei tonta, porém, um pouco melhor. Marquei consulta com o otorrino e só encontrei para o dia 9 e minha médica, Dra. Maristela, só tem horário para janeiro de 2014! Nesta noite, sonhei de novo algo não muito bom. Sonhei que caía de uma escada sobre o corpo da tia Iracy. Não gostei muito por duas razões: primeira, sonhar com queda é algo ruim relacionado à saúde (orgânico) ou à parte financeira (social). Além de consultar o Livro dos Sonhos, pesquisei na Internet:  “o sonho em que você cai de uma escada avisa que um período difícil se aproxima. Quando essa fase chegar, busque o apoio das pessoas que você sabe que só querem o seu bem. O mesmo significado se aplica ao sonho em que você precisa descer uma escada mas está com medo. Cair da escada também pode significar que um perigo te ronda. Sonhar que vê alguém caindo da escada é sinal de que você terá vitória sobre seus inimigos ou superará obstáculos”. Analisando esta interpretação, vê-se que pode acontecer um perigo, mas que este será contornado. Acho que tudo isto é resposta ao que o meu organismo está passando. Portanto, tudo será superado. Graças a Deus!   
      
       Apesar da forte tontura dei aula assim mesmo. Fiquei quietinha, sentadinha, sem me esforçar muito.          

Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: “ A maior história de todos os tempos: a própria vida” . O capítulo Cinco Cruzeiros foi escrito em 1964:


                CINCO CRUZEIROS


                Você pensa que vou falar daquele passeio em um cruzeiro (viagem de lazer em barco de luxo) – ou quer que sejam cinco? – Não, não! Vou falar de moeda, dinheiro, grana, mufunfa.

         Eu tinha recentemente me mudado de Campo Grande para o Rio de Janeiro, mais precisamente para Bangu. Dormia profundamente quando ouvi batidas vigorosas na porta. Eu morava em casa (não em apartamento) e me deu um medo enorme. Até que abrimos a porta. E qual não foi nossa surpresa, às 3 ou 4 horas da madrugada, quem chegou? Foi ele, o papai. Chegou de surpresa assim, para ver se me pegava com algum homem, em suas palavras. Bobo, bobo.

         Depois do café da manhã, depois de conversarmos bastante, ele virou para o Sidneyzinho e disse com um sorriso nos lábios: eu trouxe um presente para você. Vamos ver se você adivinha. Ele sugeriu que talvez pudesse receber um carrinho. Não, não era. Isso era coisa de burguês. O menino sem entender o “que seria coisa de burguês” abaixou a cabeça e ficou mudo.
        
         E ele demorou a entregar o presente, criando suspense. Nós, os maiores, e mamãe, esperávamos algo como uma “pegadinha”, porque ele não havia trazido nenhum pacote de presente e, na mala, que era uma valise de madeira, bem pequenininha, não cabia um pacote de presente... o que seria, então?

         Até que ele enfiou a mão dentro do bolso da camisa (todas as suas camisas tinham bolsos) e tirou uma nota de 1 cruzeiro novinha, sem dobras ou amassos. “Novinha pra você”. Diante da decepção de meu irmão, ele tirou outra, outra,... até completar cinco notas. Cinco cruzeiros.

O que causou espanto a todos não foi o valor do presente. Foi o clima criado em torno do evento. Foi um envolvimento, uma expectativa, uma ideia de algo inusitado: meu pai trazer um presente! Não sei em que meu irmão gastou o dinheiro. Ou se ele ainda se lembra do fato. Lembrêmo-nos que ele só tinha cinco anos (quase seis). Isto na década de 60, sem os meios digitais.

A frase do dia: “Aprendo todos os dias à custa de sofrimentos que abençoo: a paciência é tudo” (RILKE, Rainer, poeta checo-austríaco apud Jornal A Tarde, 30 de setembro de 2013, 2ª. feira).

          30 de setembro de 1915, em Nova York ocorreu a primeira transmissão de rádio. Em 30 de setembro de 1981, foi abolida a pena de morte na França. Em 30 de setembro de 1937, nasceu o ator, diretor e produtor brasileiro Daniel Filho.  Em 30 de setembro 1957, nasceu o cantor brasileiro de música sertaneja Durval Lima (Xororó). Em 30 de setembro 1955, morreu o ator americano James Dean.Em 30 de setembro de 1968, morreu o escritor brasileiro Sérgio Porto (Stanislaw Ponte Preta). Hoje é comemorado o Dia da Secretária. Parabéns.

Uma boa notícia que deu no jornal A Tarde, de 30 de setembro de 2013, 2a. feira: “Parque Tecnológico – tecnologia e inovação geram divisas para o Estado”. Em toda inovação bate um coração de software e, na Bahia, isso acontece no Parque Tecnológico.

Uma notícia ruim que deu no jornal A Tarde, de 30 de setembro de 2013, 2a. feira: “A tragédia do crack”. Recente estudo científico realizado pela Fiocruz sobre o avanço do crack ente os brasileiros é estarrecedor. Peste social indiscutível, o crack é hoje grave problema de saúde e segurança pública. Droga barata, de produção simples, à base do refugo da cocaína, incapacita para o trabalho e aliena do convívio social de forma rápida, se espalhou pelo Brasil. Miseravelmente, 48% dos estimados 500 mil dependentes estão nas regiões Norte e Nordeste.

Li no Jornal A Tarde, de 30 de setembro de 2013, 2ª. feira, que trouxe a seguinte manchete: “Violência Lei Maria da Penha rende 40 inquéritos por dia na capital”. Levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mostra que em sete anos de existência a Lei Maria da Penha, que criou mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, já acumula cerca de 700 mil procedimentos judiciais em todo o País.

Li a Revista Época, de 30 de setembro de 2013, 2ª. feira, que trouxe a seguinte manchete: “Como achar o trabalho da sua vida”. Não perca tempo planejando demais. Para encontrar a felicidade profissional, é mais importante experimwentar, correr riscos – e até errar.

Fiz palavras cruzadas e sudoku.

Até amanhã meus fiéis seguidores!
                      


Nenhum comentário:

Postar um comentário