quarta-feira, 9 de outubro de 2013

08 de outubro de 3013 (3a. feira)


          Conforme lhes informei ontem, hoje eu fui ao Clube dos Diretores Lojistas (CDL) para consultar meu CPF. Conforme Joana me havia agendado, lá fomos às 11 horas. Demos a maior sorte. Assim que entrei fui atendida. A Ricardo Eletro não consultou nenhuma vez o meu CPF, nem qualquer outra loja. Então não foi verdade que houveram várias tentativas de uso do meu CPF. Ora, bolas! Não digam o que não sabem. Questionaram também minha idoneidade, dizendo “que poderia haver problemas com o CPF.” Ao fazer a consulta deu “Nada Consta”. Deveria processá-los por infâmia ou calúnia. Bem, a verdade que o problema é que o sistema dá um “corte” no CPF dos clientes que completam 70 anos. É uma política burra ao excluir pessoas que poderiam comprar deles. Será que eles não sabem que a população brasileira está envelhecendo?  O nível da expectativa de vida aumentou? E que as pessoas estão mais longevas? O varejo tem que reforçar as vendas e não impedi-las.

          Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro:A maior história de todos os tempos: a própria vida” . A crônica Transeunte e Passageira foi escrita em 25 de janeiro de 1984:


TRANSEUNTE E PASSAGEIRA

            Nesta vida transitória: “que nada, menina! Isto passa...”     Seu uniforme está velho? “Só tem 4 anos que você está com esta saia! Eu viro ela do avesso. Vai ficar boa, novinha...”

 

            A saia virava (não ficava nova) e eu de saia velha durante 6 anos ...

 

            Curso Científico de saia desbotadíssima. Comecei a trabalhar. Minha passagem pelo Ginásio já se fora. A horta, o pomar, as verduras e legumes que eu cultivava já não eram minha obrigação. Minha passagem pelo Científico também já fora. Sem baile. Sem festas. “Isto é coisa de burguês”, dizia meu pai...

 

              Entre 4 paredes, cercados de tela e arame farpado. Um pomar grande. Tínhamos orgulho disso. Não conhecíamos outro tipo de vida. Vida provisória. Transitória. Transeunte da infância, da adolescência. Sonhos instintivos. Instinto e imaginação fértil – ah, isso lá eu tinha!

              Passageira de sonhos infinitos: casar e ter 6 filhos. Sonhava mas não acreditava. Por isso não foi frustrante. Transeunte de uma vida transitória: disso sempre tive consciência.

               Sonhei com Paris, Ilhas Gregas, Fernando de Noronha, Angra dos Reis, São Paulo. Vivi no Rio de Janeiro, vou viver na Bahia. Nestes retalhos de vida, nestas passagens tão passageira pelos minutos da vida, a vida vai passando.

             Vou. Esta ida tem volta?

             Um beijo para todos que me ajudaram a subir a escada, que me entenderam ou não entenderam. Errei sim.

            Queria só acertar.

            Nair.

A frase do dia: “A nova fonte de poder não é o dinheiro nas mãos de poucos, mas a informação nas mãos de muitos” (NAISBITT, John, escritor e conferencista norte-americano, apud Jornal A Tarde de 08 de outubro de 2013. Pág. 2).


08 de outubro de 1582, por causa da implementação do Calendário Gregoriano, esse dia não existiu na Espanha, na França, na Itália, na Polônia e em Portugal. Em 08 de outubro de 1998, José Saramago foi o primeiro autor de língua portuguesa a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura. Em 08 de outubro 1799, nasceu o poeta, jornalista, político e livreiro brasileiro, membro da ABL e autor do Hino à Independência Evaristo da Veiga.  Em 08 de outubro 1863, nasceu o músico e poeta brasileiro Catulo da Paixão Cearense. Em 08 de outubro 1992, morreu o político alemão William Brandt.  Em 08 de outubro de 1999, morreu a atriz brasileira Zezé Macedo. Hoje é comemorado o Dia do Asfaltador,  Dia do Direito à Vida, Dia do Nordestino, Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, Dia Nacional do Combate a Cartéis.

Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 08 de outubro de 3013, 3a. feira: Ensino Superior – Exame nacional mostra melhora na área de ciências humanas”. A quantidade de cursos das instituições de ensino superior da área de ciências humanas avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) com conceito 5 (nota máxima) aumentou de 1% para 5,4% entre 2009 a 2012.  

Uma notícia ruim que deu no jornal A Tarde, de 08 de outubro de 2013, 3a. feira: “Celulares – Tarifa no Brasil é a mais cara do mundo”. Levantamento mostra que brasileiro paga até R$ 1,63 por minuto. Já em Hong Kong é de R$ 0,02.

 
Uma notícia polêmica que deu no jornal A Tarde, de 08 de outubro de 2013, 3a. feira: “Tribunal julga  o direito da amante receber pensão.

 
Li no Jornal A Tarde, de 08 de outubro de 2013, 3a. feira, que trouxe a seguinte manchete: “Ferryboat – Juiz bloqueia bens do presidente da TWB”. O juiz Ruy Brito, da 6ª. Vara da Fazenda Pública, bloqueou os bens da TWB, do presidente da empresa na Bahia e de dois diretores da Agerba. Para garantir o ressarcimento ao Estado da Bahia, caso se comprovem fraudes na gestão do ferryboat, ficaram indisponíveis R$ 51 milhões do patrimônio dos réus. A TWB causou prejuízos à população e ao Estado.

 

Fiz palavras cruzadas e sudoku.

 

            Li a Revista Aventuras na História, de outubro de 2013, que trouxe como manchete de capa: “50 Anos da morte de JFK” – Os fatos, as suspeitas e as fantasias sobre a maior de todas as teorias da conspiração.

 

Até amanhã meus fiéis seguidores!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário