sexta-feira, 4 de outubro de 2013

03 de outubro de 2013 (5a. feira)


          Conforme disse anteriormente, minha médica, Dra. Maristela, só teria consulta daqui a 3 meses, ou seja, janeiro de 2014. Resolvi marcar uma consulta extra. Mas ela não está trabalhando porque está de licença. Então vou aguardar até a semana que vem.

         
         O caso da Ricardo Eletro (o impedimento de compra por eu ser idosa), o site do SRZD fará uma reportagem sobre o assunto. O caso está tendo uma repercussão muito grande. Amanhã voltarei ao assunto.

Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro: “ A maior história de todos os tempos: a própria vida” . A crônica O Olhar do Campeão foi escrita em 2010.


 


O OLHAR DO CAMPEÃO


        

Campeão e Bichaninho eram a alegria das crianças. Campeão era um cachorro vira-lata, porém nobre com ascendência. Tinha patas curtas e grossas e baixa estatura. Provinha da raça Basset Hound ou simplesmente Basset (lê-se: Bassê). Sua pele se fosse de cavalo, charmar-se-ia “baia”. Era, portanto, de um forte amarelo. Uma de suas características principais são as longas orelhas e o pescoço forte, com muitas dobras. Possui uma cauda longa, afinada no final e curvada para cima.


 


Bichaninho era um gato “cai-duro”. Para baiano é o gato sem raça. Tinha pelos curtos, era magrinho e com listas amarelas, pretas e brancas.


 

            Quando mamãe, Renato, Vera e Sidney saíram de Campo Grande, MS, rumo ao Rio de Janeiro, RJ, aconteceu algo muito triste. Quando eles estavam carregando a Kombi, os animaizinhos ficavam por ali, brincando, mas sem entender nada.

         Carregaram a Kombi com as tralhas, com a pretensa mudança, um colchonete velho, roupinhas usadas, alguma coisa de cozinha... E só. A mudança preparada às pressas, estava pronta, antes que papai chegasse, pois eles todos estavam fugindo, se libertando do jugo “patriarcal”.

 

         As crianças perceberam o olhar triste dos dois animaizinhos que ficariam jogados à própria sorte: sem carinho, nem comida, nem água... Campeão ainda correu alguns metros atrás da Kombi. As crianças caíram no choro. Que tristeza! Sabiam que eles teriam uma morte triste e lenta.

 

         Além do mais deixaram uma história de vida para trás. Mamãe nada podia fazer, não podia levar os animais. Ela abandonara toda uma história de vida e as crianças deixaram também a sua história.

 

           A frase do dia: “Quem nos festeja, alguma coisa de nós deseja(MARICÁ, Marquês de, escritor e político brsileiro apud Jornal A Tarde, Caderno 2, de 03-10-13. Pág. 2).

 

            Eu me lembro de uma amiga casada que estava um pouco cabreira com o seu marido, porque ultimamente ele estava muito diferente. Estava mais carinhoso que nunca. Trazia flores (que ele não costumava trazer), presentes e... chegava bem mais tarde em casa. Se ele a festejava é porque pretendia ter a sua compreensão.

     03 de outubro de 1930, Getúlio Vargas, Góis Monteiro e Osvaldo Aranha iniciaram os preparativos para o golpe final contra a República Velha (Revolução de 1930). Em 03 de outubro de 1931, às 11h entrou em vigor pela primeira vez o Horário de Verão. Em 03 de outubro de 1949, nasceu o ator brasileiro José Mayer. Em 03 de outubro 1949, nasceu cantor e compositor brasileiro Zé Ramalho.  Em 03 de outubro 1995, morreu o jornalista, pensador e líder católico Plínio Corrêa de Oliveira.  Em 03 de outubro de 2005, morreu a cantora, “rainha do rádio brasileira” Emilinha Borba. Hoje é comemorado o Dia da Unificação da Alemanha.

 

Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 03 de outubro de 2013: “Depois  de 18 meses paralisadas, obras do metrô serão retomadas”. O metrô será finalmente retomado a partir da próxima semana. Uma vez assinado o contrato a CCR estará apta a levantar o canteiro e mobilizar trabalhadores para o reinício das obras. Uma boa notícia: parece que as obras do metrô de Salvador vão reiniciar.

 

Uma notícia ruim que deu no jornal A Tarde, de 03 de outubro de 2013, 5a. feira: “Degradação – Invasões e assaltos fazem parte do cenário do Abaeté”. O Parque Metropolitano do Abaeté, que completou 20 anos, está abandonado. Quiosques fechados, banheiros depredados, iluminação precária, invasão irregular das dunas e cavalos circulando entre banhistas fazem parte do cenário atual. Comerciantes dizem que assaltos são frequentes, mas a PM alega que faz rondas constantes.

 

Li no Jornal A Tarde, de 03 de outubro de 2013, 5ª. feira, que trouxe a seguinte manchete: “Trânsito – Salvador ganhará 300 novos radares”. O superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, anunciou que lançará este mês licitação para aquisição de 300 novos fotossensores híbridos, que registrarão simultaneamente excesso de velocidade, avanço de sinal e parada de carros sobre a faixa de pedestres.

 

Fiz palavras cruzadas e sudoku.

 

            Li a Revista Isto É, de 3 de outubro de 2013, 5ª. feira, que trouxe a seguinte manchete na capa: “Você é um viciado digital?”. Com a explosão dos smartphones, 10% dos brasileiros já são dependentes de internet, redes sociais, jogos e outros atrativos do mundo virtual. Faça o teste e descubra se esse vício ameaça a sua vida. Conheça os prejuízos à saúde e os mais modernos tratamentos para vencer a dependência. Ainda há duas chamadas: “Sexo e corrupção”. A história das mulheres sensuais que serviam de isca para aliciar prefeitos. “Pesquisa”. Por que o ensino médio é o maior problema da educação no País.

 

Até amanhã meus fiéis seguidores!

                      

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário